Introdução

Cuide bem dos dentes de leite de seu filho. Apesar de caírem logo, eles desempenham um papel importante, ajudando seu filho a morder e mastigar alimentos e a desenvolver a fala corretamente. Dentes de leite também guardam o espaço para dentes permanentes e auxiliam a guiá-los ao lugar correto.

Mesmo antes de seu filho ter seu primeiro dente, você deve limpar a gengiva dele com um massageador de gengiva, com uma gaze limpa umedecida ou com um pano umido. Assim que os dentes de seu filho nascerem, escove-os três vezes ao dia, utilizando uma escova de dente com cerdas macias e água.

Abaixo dos dentes de leite de seu filho, as raízes e a posições dos dentes definitivos estão sendo fixadas.

Pesquisas mostram que crianças que desenvolvem cárie em seus dentes de leite são mais propensas a desenvolver cárie quando adultas. Portanto, certifique-se de levar seu filho a um dentista para uma consulta. É importante manter os dentes de leite de seu filho limpos, mas assim que os dentes permanentes começam a nascer, a escovação deles deverá ser prioridade, afinal, esses dentes durarão o resto da vida.

É claro que os dentes de leite são suscetíveis às mesmas condições e danos que os dentes definitivos sofrem. Se seu filho possui um risco elevado de ter cárie, é hora de diminuir lanches que são ricos em carboidrato, como biscoitos e batatas fritas, e bebidas açucaradas. Lembre-se de que oferecer a seu filho uma mamadeira com bebidas doces muitas vezes ao dia, ou permitir que seu filho vá dormir com uma mamadeira durante a noite pode trazer danos aos seus dentes de leite.

Muitas das mesmas opções de tratamento e avaliação que os adultos possuem ao seu alcance também estão disponíveis para crianças. Elas incluem radiografias, selantes dentários, tratamentos ortodônticos e muito mais.

Compreensão

Escovando e passando o fio dental 
Utilize uma pequena quantidade de creme dental fluoretado(próximo do tamanho de um grão de arroz). Assim que houver dois dentes um ao lado do outro, passe fio dental entre eles uma vez ao dia. Você pode utilizar fios dentais comuns ou suportes plásticos especiais para fio dental.

Em algum momento, seu filho desejará escovar seus dentes por conta própria.Deixe-o tentar. Mas, depois, você deve escovar os dentes de seu filho uma segunda vez. A maioria das crianças não consegue escovar bem seus próprios dentes antes de completar oito anos de idade.

Nutrição
Aquilo que seu filho come é tão importante para dentes saudáveis quanto a frequência com que seu filho se alimenta. Lanches muito frequentes podem aumentar o risco de cárie.

A cárie pode se desenvolver quando alimentos contendo açúcar são mantidos na boca por muito tempo. As bactérias que vivem nos dentes se alimentam desses resíduos de comida, produzindo um ácido que desmineraliza o esmalte do dente. Entre refeições ou lanches, a saliva lava o ácido. Se seu filho está sempre comendo, não haverá tempo para que o ácido seja lavado.

Quando as pessoas pensam em açúcar, lembram-se do açúcar branco encontrado em balas e confeitarias, mas todos os alimentos que contêm carboidratos irão, no final das contas, serem quebrados até a forma de açúcares.

Consultas odontológicas
Pais de primeira viagem normalmente se perguntam: "quando meu filho deve ir pela primeira vez ao dentista?” Seu filho deve ir a um dentista em uma época próxima a seu primeiro aniversário.

A ideia de visitas precoces ao dentista ainda é surpreendente para muitos pais de primeira viagem. No entanto, estudos mostraram que crianças em idade pré-escolar estão apresentando mais cárie.

Perdendo os dentes de leite: 
Em média, as crianças começam a perder seus dentes de leite quando têm cerca de seis ou sete anos de idade. Caso seu filho perca seus dentes antes ou após este momento, fique tranquilo, isso não significa que há algo de errado com ele. A maioria das crianças perde seus dentes na mesma ordem em que vieram. Por exemplo, eles perdem o dente central inferior primeiro.

Ortodontia desde cedo
As crianças de hoje tendem a colocar aparelhos ortodônticos bem mais cedo que no passado. Alguns pacientes começam o tratamento ortodôntico assim que atingem os seis anos de idade, pois é mais ou menos quando os dentes permanentes começam a nascer e os problemas ortodônticos se tornam aparentes. Já que a mandíbula da criança ainda está crescendo, esse é o momento ideal para corrigir um problema.

Planejamento

Dentes permanentes necessitam de limpeza e de uso de fio dental regulares, e os dentistas recomendam seguir essa rotina após cada refeição. Quando você começa a cuidar dos dentes permanentes de seu filho, você precisará escovar e passar o fio dental em seus dentes até que ele fique um pouco mais velho. Use creme dental e uma escova de dentes projetada para crianças, que possui cerdas mais macias para não machucar os dentes e gengiva de seu filho.

Quando uma criança atinge cerca de seis anos de idade, seus dentes começarão a amolecer.

Também é necessário tomar cuidado com a cárie. Aquilo que seus filhos comem, bem como a frequência com que o fazem, pode ter um impacto enorme em sua saúde bucal. Aqui vão algumas dicas de lanches e refeições:

Dê aos seus filhos lanches saudáveis, como frutas frescas, vegetais e queijos.

Compre alimentos sem açúcar ou não adoçados.

Ofereça alimentos com açúcar e amido como parte de uma refeição, e não em um lanche. A maior parte das crianças bebe líquidos durante a refeição. Isso limpa os dentes, tirando os resíduos de alimento. Estimule crianças a beber água durante e após suas refeições. Ofereça menos lanches durante o dia.

Após o lanche de seu filho, seus dentes devem ser escovados. Se isso não for possível, faça seu filho enxaguar a boca com água várias vezes.

Ao mascar um chiclete, escolha uma goma adocicada com xilitol ou sem açúcar.

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.

  • Colgate® Barbie 6+

    A Escova Dental Colgate Smiles foi feita para crianças que estão desenvolvendo sua dentição, entre os dentes de leite e os definitivos. Por isso, conta com cerdas macias e proteção tanto para os dentes quanto para a gengiva. Sua estrutura anatômica tem um apoio para o polegar e cabo antiderrapante. Além disso, a escova traz ainda um limpador de língua para ajudar a remover as bactérias causadoras do mau hálito. Tudo isso decorada com personagens divertidos com a Barbie e o Homem Aranha. Itens sortidos. Não é possível escolher a cor.
  • Colgate® Tandy Tutti-Frutti

    Creme dental infantil com flúor em três deliciosos sabores.
  • Colgate® Smiles Homem-Aranha™ 6+ Anos

    Para crianças que possuem uma combinação de dentes de leite e permanentes.