Três adolescentes abraçadas e sorrindo

Conheça as complicações após a extração do siso mais comuns e como tratá-las

A extração de siso é um procedimento cirúrgico comum e que geralmente termina bem. Mas podem acontecer algumas complicações após a extração do siso, como um inchaço, um sangramento ou uma dormência na mandíbula, por exemplo.

A boa notícia é que a maioria dessas complicações pode ser prevenida ou minimizada se você souber mais sobre o tema e, principalmente, se seguir as orientações do(a) dentista. 

Pensando nisso, veja quais são as possíveis complicações pela extração do siso e o que fazer para tratar cada uma delas.

 

Sinais de complicações após a extração do siso e como agir

Como vimos, podem sim ocorrer complicações após extração do siso, por mais que a retirada do dente do siso seja algo comum. 

São cinco as mais recorrentes após a cirurgia do siso. Veja a seguir as principais e como tratar:

1. Alveolite (osteíte alveolar)

Depois da extração, a boca forma coágulos sanguíneos sobre o local para ajudar no processo de cicatrização. Mas a osteíte alveolar (ou alveolite seca) ocorre quando esse coágulo é desalojado, deixando o local exposto a bactérias e restos de comida.

Em geral, a alveolite costuma ter início entre 3 a 4 dias após a cirurgia de extração de siso, com alguns sinais:

  • dor latejante após extração do siso,

  • ou aguda no local da extração.

Um outro traço comum é que pessoas fumantes têm mais propensão a ter esses tipos de complicações após extração de siso do que as que não fumam. Além disso, a forma de tratamento envolve:

  • uso de analgésicos;

  • limpeza da área feita por um dentista.

2. Dor e inchaço

Essas são duas complicações após extração do siso bastante comuns, especialmente durante os três primeiros dias após o procedimento. A dor no siso pode variar de pessoa para pessoa ou devido ao procedimento em si.

 

O principal tratamento devido à dor vai depender do que o dentista recomendar, mas, em geral, é comum ter que tomar analgésicos com ou sem receita. 

 

Se a dor persistir, não pense duas vezes: marque uma consulta para ser examinado(a) por um profissional.

 

3. Dificuldade em abrir a boca

Após passar pelo procedimento relativamente demorado de tirar um dente siso inflamado, você pode sentir a dificuldade de abrir a boca (também chamada de trismo) ou só sentir um desconforto. Sempre consulte o(a) dentista se isso acontecer. 

Aliás, ele(a) também pode indicar nesse caso um tratamento com terapia com calor, analgésicos, relaxantes musculares ou até dispositivos específicos para ajudar na abertura da mandíbula.

4. Sangramento excessivo

O risco de sangramento também faz parte das complicações da extração do siso. Mas não se assuste, procure o seu dentista que ele vai te ajudar a diminuir o sangramento.

Geralmente, as recomendações giram em torno do bochecho com água salgada e evitar certos hábitos, como o cigarro.

Além disso, é sempre bom comer alimentos mais macios nesse período. Quem nunca tomou sorvete depois de arrancar um dente?

 

 

5. Dormência do lábio

Entre outras complicações após extração do siso, está a dormência nos lábios, um problema raro, mas pode acontecer. Isso porque seus sisos estão próximos ao nervo alveolar inferior na mandíbula. Mas tende a ser temporário. 

Cuidados após a extração do siso

Os dentes sisos ficam posicionados no canto de cada boca, sendo os últimos a nascer. Depois de fazer a extração, é necessário ter alguns cuidados para garantir que a recuperação ocorra bem.

Faça o seguinte:

  • evite fazer esforço físico;

  • tenha cuidado para não fazer movimentos bruscos na hora da escovação;

  • escolha alimentos frios ou mornos, e macios;

  • tome a medicação indicada pelo médico dentista;

  • mantenha os pontos limpos até o dia da retirada.

Manter uma boa higienização bucal está diretamente relacionada com o sucesso da recuperação, ajudando a evitar complicações após extração do siso. Para fazer isso, nada melhor do que contar com os produtos certos.

O creme dental e o enxaguante bucal Colgate PerioGard possuem ação antibacteriana e auxiliam na prevenção de problemas na gengiva, cáries, placa bacteriana e tártaro.

Dúvidas frequentes sobre complicações após extração do siso

Posso retomar a escovação normal dos dentes após a remoção do siso?

Geralmente, é possível retomar a escovação normal dos dentes após 3 a 5 dias da extração do siso. No entanto, é importante escovar com cuidado e delicadeza, evitando pressionar a escova na área operada.

O que é um alvéolo seco e como evitá-lo?

Alvéolo seco é uma condição em que o coágulo sanguíneo que se forma na cavidade da extração não se forma ou é reabsorvido precocemente. Ele pode causar dor, sangramento e infecção. Para evitar o alvéolo seco, siga as recomendações do cirurgião-dentista.

Existe algum risco de danificar nervos durante a extração do siso?

Sim. Os nervos mais afetados são o nervo lingual, que pode causar dormência ou formigamento na língua, e o nervo alveolar inferior, que pode causar dormência ou formigamento nos lábios, na mandíbula e nos dentes inferiores.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.