Dentes de mordida cruzada frontal inferior

Mordida cruzada: Efeitos e tratamentos

A mordida cruzada costuma ocorrer na infância e não se corrige à medida que o paciente cresce. O desalinhamento pode ser entre os dentes anteriores ou posteriores, ou ambos, e os efeitos sobre a saúde podem ser sérios.

Quando a mordida não está correta

Em uma mordida normal, os dentes superiores ficam um pouco à frente dos dentes inferiores da frente e de trás e em ambos os lados da boca. Dessa forma, quando as duas arcadas dentárias não se encontram corretamente, considera-se maloclusão, que significa a mordida incorreta, que deve ser corrigida. Dois tipos de mordidas cruzadas são a anterior e a posterior.

Cochrane define a mordida cruzada posterior como aquela em que os dentes superiores de trás fecham por dentro dos dentes inferiores. Entre 1% e 16% das crianças apresentam mordida cruzada posterior antes da erupção dos dentes permanentes.

De acordo com a revista Contemporary Clinical Dentistry, a segunda classificação, mordida cruzada anterior, ocorre quando o palato força os dentes superiores da frente a se posicionarem por trás dos dentes inferiores ao fechar. A revista informa que a incidência de mordida cruzada anterior é de 4% a 5%.

Efeitos da mordida desalinhada

Se sua mordida está desalinhada, é mais provável que você sofra de problemas dentários e outros problemas de saúde e emocionais. Os efeitos da mordida desalinhada incluem cárie dentária, doença periodontal e estresse nos músculos da mandíbula, o que leva a dores de cabeça e dor crônica na mandíbula, pescoço, ombro e costas.

Cochrane menciona o bruxismo e o crescimento anormal como resultados da mordida desalinhada. Se o problema não for corrigido, o rosto da pessoa pode crescer assimetricamente. Como resultado, a criança ou o adolescente pode sofrer provocações na escola e ter a autoestima baixa.

Tratamentos

O melhor momento para corrigir a mordida desalinhada é na infância ou adolescência, mas há opções de tratamento disponíveis para os adultos. O tratamento do problema envolve a correção dos dentes, do palato ou da mandíbula com aparelhos ortodônticos.

  • Expansor palatino: O ortodontista coloca um aparelho no céu da boca e prende aos dentes superiores para alargar gradualmente o palato por meio de giros regulares de uma chave especial no dispositivo. O expansor palatino é mais eficaz em crianças, pois o palato delas ainda está crescendo.
  • Expansor removível: Um aparelho que pode ser usado à noite por adultos para aumentar o espaço do palato, quando apenas uma expansão mínima é necessária.
  • Expansão rápida cirúrgica de maxila: O cirurgião realiza um procedimento cirúrgico para quebrar intencionalmente o osso maxilar em vários lugares e, após a cirurgia, o paciente deve usar um aparelho feito sob medida. Essa cirurgia permite maior expansão do palato do que a proporcionada pelos expansores palatinos.
  • Aparelho ortodôntico: Como tratamento independente ou após a expansão de maxila, o aparelho ortodôntico alinha e fixa os dentes superiores e inferiores para conseguir uma mordida alinhada.

Ao receber tratamento para a mordida desalinhada, mantenha seus dentes limpos para reduzir o risco de cárie. Escove os dentes duas vezes ao dia e use o fio dental uma vez ao dia, além de um enxaguante bucal antibacteriano para ajudar a evitar o acúmulo de placa em áreas da boca de difícil acesso.

A mordida cruzada aumenta o risco de muitos problemas dentários e pode afetar a mandíbula, o pescoço e os ombros. Embora o problema seja tratado com maior eficácia em crianças, não deixe que isso o impeça de procurar um dentista ou ortodontista para obter orientação. Com o tratamento correto, você pode corrigir sua mordida desalinhada.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.