Se você ou seu filho usa aparelho ortodôntico, você sabe quanto cuidado extra ele exige para que nada grude e que seus dentes permaneçam limpos. Como parte desse cuidado, é preciso encontrar a melhor escova de dentes para aparelho para facilitar a manutenção. Estamos aqui para ajudar você a avaliar a escovas e encontrar a ideal.
Como escolher a melhor escova de dentes para aparelho
Escovas de dentes projetadas para expelir
Quer o seu aparelho seja de metal ou de plástico transparente, os bráquetes e o fios ortodônticos podem reter as partículas de alimentos com muito mais facilidade. Isso aumenta o risco de acúmulo de bactérias, levando à cárie dentária e doenças gengivais. E tudo o que você deseja é evitar ter cáries ou gengivite enquanto estiver usando aparelho – ou depois que forem removidos e você puder exibir seu novo sorriso.
Portanto, sua escova de dentes para aparelho deve ser capaz de expelir os detritos de alimentos. Com isso em mente, procure as seguintes características na escova de dentes para aparelho.
Cabeça de escovação pequena
Como você não tem uma superfície lisa para escovar, escolha uma escova de dentes que chegue até os pontos de difícil acesso escondidos pelo aparelho. Uma pequena cabeça de escova de dentes facilita o acesso a esses pontos. E uma cabeça menor é capaz de limpar melhor a linha da gengiva, onde as bactérias podem se acumular.
Cerdas macias e arredondadas
Como você sabe, os aparelhos ortodônticos podem causar desconforto, especialmente alguns dias depois de serem colocados pela primeira vez e após os ajustes. Portanto, limitar qualquer irritação é tão importante quanto a escovação adequada ao decidir sobre uma escova de dentes para aparelho. E as melhores escovas de dentes têm algumas características em comum:
- Cerdas macias de nylon: Escovas de cerdas duras podem desgastar o esmalte e irritar as gengivas que já podem estar doloridas devido a um ajuste ortodôntico recente. As escovas de cerdas macias podem limpar com a mesma eficácia sem causar esse dano.
- Cerdas com pontas arredondadas: As cerdas com extremidade arredondada podem proteger melhor os tecidos de todas as partes da boca contra danos.
- Variedade de cerdas: As cerdas também devem ter comprimentos e larguras variados (finas, etc.) para alcançar todas as áreas onde a comida e a placa podem se esconder.
Cabo fácil de segurar
O cabo de tamanho certo pode ajudar você a segurar melhor a escova, com mais controle. Se você está escolhendo uma escova para seu filho, o cabo deve ser um pouco maior para permitir que ele tenha mais controle em cada gesto. Algumas escovas vêm com um cabo de silicone para mais aderência.
Manual vs. Elétrica vs. Sônica
Uma revisão de literatura científica indica que se por um lado as escovas elétricas podem facilitar a remoção da placa bacteriana, por outro, as escovas manuais convencionais também são consideradas eficazes na redução de placa em pacientes que usam aparelhos ortodônticos fixos. No entanto, sejam elétricas (considerando as do tipo sônicas inseridas nesse grupo) ou manuais, logo o desafio permanece o mesmo, seja qual for a sua escolha: usá-las corretamente.
Aqui estão algumas outras coisas que você deve saber sobre as três escovas de dentes:
- As escovas de dentes sônicas e elétricas funcionam com eletricidade por meio de uma bateria recarregável. Ou então usam baterias não recarregáveis.
- Por sua vez, alguns estudos sugerem que as escovas sônicas e ultrassônicas possam facilitar um pouco mais a higiene oral, se comparadas às escovas elétricas, pela possibilidade de remoção do biofilme sem contato. Vibrando em alta frequência, as ondas sônicas geradas removem melhor a placa e desalojam as bactérias.
- As escovas de dentes ortodônticas manuais, o tipo mais acessível, funcionam bem se você escovar corretamente e ter cuidado em remover os detritos presos no aparelho. Algumas das melhores escovas de dentes manuais para aparelhos indicam que são feitas para escovação ortodôntica.
Se o seu orçamento permitir uma escova de dentes sônica e motorizada, procure estes recursos para ajudá-lo a monitorar melhor sua escovação:
- Sensores para alertá-lo se você estiver escovando de forma muito agressiva
- Alertas a cada 30 segundos para que você saiba quando escovar uma nova área de seus dentes
- Um modo de parada para avisar quando dois minutos terminarem
- Modos de adaptação ao que se deseja realizar, como limpar a língua, etc.
- Um alerta quando para trocar a cabeça da escova
- Bluetooth para conectar a um aplicativo de monitoramento
Outras dicas de escova de dentes
Para crianças mais novas, sempre supervisione: Durante o tempo que as crianças de 8 anos ou menos se acostumam com o aparelho, verifique se estão escovando corretamente. Talvez você possa escovar os dentes ao mesmo tempo que eles, observando a técnica de escovação que utilizam. E isso pode valer até para crianças mais velhas.
Mantenha uma escova de dentes de viagem com você o tempo todo: Você provavelmente vai fazer algumas refeições e lanches no trabalho, na escola ou na estrada. Certifique-se de levar uma escova de dentes (e pasta de dente) para limpar o aparelho depois de comer – onde quer que esteja.
Troque a escova de dentes ou a cabeça da escova a cada três meses: Isso garante que sempre terá uma escova eficaz.
Claro, a limpeza diária entre os dentes também é importante – seja pelo uso do fio dental, jato de água dental ou outro tipo de limpador interdental. E com uma escova de dentes para aparelho ideal e escovação adequada, você ou seu filho exibirão um sorriso deslumbrante quando o aparelho for removido.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.