A cera ortodôntica é um protetor de gengiva macio e inofensivo para crianças e adultos que usam aparelho, que pode ser usada em uma emergência para cobrir os bráquetes e fios protuberantes com uma superfície lisa. Quando a sensação áspera e desconfortável do novo aparelho se torna excessiva, a cera ortodôntica serve como socorro. Quando um bráquete ou fio metálico se quebra ou sai do lugar, a aplicação de um pedaço de cera pode impedir a perfuração dolorosa da gengiva pelo fio até a próxima consulta com o ortodontista. Ela está lá para ajudá-lo nos momentos de sufoco!
De que é feita a cera ortodôntica?
A cera ortodôntica contém alguns modificadores de sabor e textura, mas é feita principalmente de ceras naturais. De acordo com a Carmel Industries, algumas ceras ortodônticas são feitas de cera de abelha ou de carnaúba, enquanto outras são feitas de parafina. Na verdade, de acordo com a Associação Canadense de Ortodontistas, é perfeitamente normal que os pacientes comam acidentalmente um pouco de cera se ela cair ao falar ou mastigar. A cera ortodôntica é transparente e muitas vezes sem sabor, embora algumas variedades tenham sabor de menta ou outros ingredientes.
Como funciona a cera ortodôntica?
As propriedades especiais da cera ortodôntica a tornam perfeita para proteger a gengiva das extremidades metálicas do aparelho. A cera é sólida à temperatura ambiente, mas pode ser amassada e modelada pelo calor das mãos. Ao ser pressionada ao aparelho, ela se adere a ele e cria uma proteção entre os bráquetes e a gengiva. A cera ortodôntica permanece macia enquanto está na boca e vai se despedaçando à medida que o tempo passa.
Como aplicar a cera ortodôntica?
Seja para proteger a gengiva de um novo aparelho ou cobrir uma ponta de fio saliente, o procedimento para aplicar a cera ortodôntica é o mesmo, como explica a Associação Canadense de Ortodontistas:
- Lave as mãos
- Escove os dentes onde deseja aplicar a cera
- Retire um pedaço de cera do tamanho de uma ervilha pequena
- Aperte até amolecer e enrole formando uma bolinha; depois, achate-a levemente
- Pressione suavemente a cera na área problemática do aparelho
Se a cera ortodôntica acabar, você pode comprar mais em uma farmácia. Para remover a cera, você pode usar uma escova interdental ou fio dental, mas tenha cuidado para não danificar o aparelho ou machucar a gengiva.
Cuidados com o aparelho e a cera ortodôntica
Você pode escovar os dentes normalmente enquanto a cera ortodôntica estiver no aparelho, mas use uma escova dental que limpe as áreas de difícil acesso da boca. Escove duas vezes por dia, tomando cuidado para não remover a cera, e use uma escova interdental para limpar entre os dentes. Fazer bochechos com um enxaguante bucal uma vez por dia também ajuda a prevenir a cárie enquanto usa aparelho.
O aparelho ortodôntico é um fato na vida da maioria das pessoas que querem dentes alinhados e uniformes. É um alívio saber da existência da cera ortodôntica para ajudar na transição da fase temporária de desconforto que alguns pacientes vivenciam ao se adaptar ao novo aparelho. Se você não sabe ao certo como aplicar a cera ortodôntica, peça ao ortodontista para ensiná-lo.