Você escova os dentes, usa fio dental e consulta regularmente o seu dentista, há mais alguma coisa que você possa fazer em casa para melhorar sua saúde bucal? Para alguns pacientes, o uso de enxaguante bucal pode trazer benefícios adicionais à saúde bucal. Veja por que seu dentista pode recomendar um enxaguatório bucal antimicrobiano contendo cloreto de cetilpiridínio (CPC).
O que é cloreto de cetilpiridínio?
Um estudo no Internacional Journal of Oral Science observa que o CPC é um composto que atua contra as bactérias nocivas da placa dentária, tornando-o um ingrediente útil em alguns enxaguantes bucais. O CPC pode diminuir a capacidade da placa de se fixar e pode ajudar a prevenir o crescimento da bactéria que causa a doença gengival. Ele pode ajudar o paciente na prevenção da gengivite (inflamação e sangramento da gengiva) e, por fim, auxiliar na higiene bucal de modo geral.
Tipos de enxaguantes bucais
Nem todos os enxaguantes bucais são iguais. Na verdade, existem muitas fórmulas de enxaguantes bucais para diferentes problemas orais. É por isso que é importante conhecer os ingredientes de um produto, bem como o uso a que se destina, antes de experimentá-lo. Você também pode consultar o seu dentista se tiver alguma dúvida
Os enxaguantes bucais contêm diversos componentes diferentes destinados a trazer certos benefícios, explica a Associação Americana de Odontologia (ADA). O fluoreto, por exemplo, é adicionado aos enxaguantes bucais para ajudar a prevenir cáries, enquanto o peróxido pode ser adicionado para o clareamento.
Os desejos e necessidades de cada um são diferentes, e é por isso que existem tantos enxaguantes bucais hoje em dia. No entanto, esses produtos geralmente se enquadram em uma de duas categorias: estético ou terapêutico. Os enxaguantes para fins estéticos oferecem benefícios como clareamento ou combate do mau do hálito, enquanto os enxaguantes bucais terapêuticos contêm ingredientes ativos que ajudam a prevenir problemas dentais, como cáries e doenças gengivais.
Benefícios e riscos de um enxágue bucal de CPC
A ADA afirma que os antimicrobianos como o CPC podem auxiliar na redução da placa bacteriana, melhorando o mau hálito e prevenindo a gengivite. Devido a esses efeitos na saúde bucal, enxaguantes bucais contendo CPC normalmente se enquadram na categoria de enxaguantes bucais terapêuticos.
Se você estiver procurando por um enxaguante bucal sem álcool, um contendo CPC pode ser uma boa opção. Um artigo em Contemporary Clinical Dentistry explica que o CPC é encontrado em muitas fórmulas de enxaguantes bucais que que não contêm álcool. Isso pode ser uma boa opção certos pacientes, pois os enxaguantes bucais com CPC e sem álcool podem causar menos sensação de queimação durante o uso e não promovem um gosto amargo na boca.
Embora os enxaguantes bucais com CPC possam oferecer vários benefícios à saúde bucal, a ADA também relata que alguns enxaguantes bucais com ação antibacteriana, como os que contêm CPC e clorexidina, podem causar manchas marrons nos dentes, nas restaurações ou na língua.
Práticas recomendadas para usar enxaguantes bucal
Pergunte ao seu dentista sobre o uso de enxaguantes bucais em sua rotina de higiene bucal para controlar bactérias bucais ou obter benefícios estéticos. Independentemente do tipo de enxaguantes bucal recomendado pelo dentista, é importante seguir as instruções e a bula com atenção. Lembre-se de que o uso de enxaguantes não substitui a necessidade de usar fio dental diariamente e escovar duas vezes ao dia. Sempre consulte o seu dentista antes de experimentar qualquer produto bucal para garantir que encontrará o mais adequado para suas necessidades.