mulher sorrindo sem cárie na praia com o marido e os filhos atrás
Badge field

Cárie: conheça um pouco mais sobre a vilã dos sorrisos

Published date field

A cárie é uma das principais vilãs da saúde bucal, tanto pelos prejuízos à saúde dos dentes quanto pela sua presença na vida de milhares de pessoas. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,5 bilhões (sim, bilhões!) de pessoas têm cárie dentária, o que faz dela uma das doenças mais comuns do mundo.

Seu comportamento “silencioso” é um dos fatores que a torna tão comum. Afinal, ninguém consegue sentir que uma lesão está se formando - só se percebe sua presença quando o estrago já está feito.

Por conta dessa característica, a melhor forma para lidar com as cáries é se manter longe delas. Neste conteúdo, você vai entender melhor o que é, como surge e como você pode se manter protegido(a).

 

Para começar: o que é a cárie?

A cárie é uma doença bucal causada pela ação de bactérias. Esses seres microscópicos se alimentam de restos de comida presentes na boca, liberando substâncias ácidas que danificam o esmalte dos dentes.

Isso, por sua vez, forma buracos (também conhecidos como cavidades), causando sintomas, como dor de dente e sensibilidade.
 

Principais sintomas da cárie

Os principais sintomas de um dente com cárie incluem:
 

  1. sensibilidade ao frio e calor;
  2. dor ou desconforto ao se alimentar;
  3. sensibilidade na hora de comer alimentos doces;
  4. manchas escuras ou esbranquiçadas nos dentes;
  5. mau hálito;
  6. sensibilidade ao toque ou pressão nos dentes;
  7. formação de cavidades.


Vale destacar que os sintomas de cárie nem sempre se manifestam da mesma forma em todas as pessoas e também variam de intensidade conforme a gravidade da lesão.

E como surgem as cáries?

A principal causa de cárie dentária é a falta de higiene bucal adequada. Porém, ela não é a única.

O consumo frequente de alimentos ricos em açúcares e amidos, a falta de flúor no organismo e até fatores genéticos podem influenciar no surgimento da doença.

Sabia que existem tipos diferentes de cárie?

As cáries  não são todas iguais. Elas se diferenciam tanto pela sua intensidade quanto pelo local do dente que ela afeta. Veja a seguir quais são os quatro tipos mais comuns:
 

  • cárie incipiente: é a lesão em estágio inicial, quando já aconteceu um pequeno dano ao esmalte dentário, mas sem formação de cavidade;

  • cárie moderada: é a evolução da cárie incipiente. Nessa fase, você já começa a sentir efeitos como o aumento da sensibilidade dentária e a presença de uma cavidade rasa no dente;

  • cárie avançada: quando a lesão chega neste estágio, a cavidade já é bem mais funda e estruturas internas começam a ser afetadas (como cárie na dentina);

  • cárie profunda: é a cárie que já consumiu todo o tecido superficial do dente e está afetando estruturas internas como a polpa dentária, os nervos e vasos sanguíneos dos dentes.


Quanto mais a cárie se agrava, mais doloroso é o tratamento, inclusive, quadros de cárie avançada e profunda podem resultar na perda total do dente lesionado!

 

Tipos de tratamento

Não tem como tirar cárie com escovação e até quem tem uma boa higiene bucal diária pode acabar com uma cárie nos dentes. Por isso, veja agora quais são os procedimentos mais adotados pelos dentistas para curar cáries dentárias:
 

  • aplicação de flúor: tratamento preventivo, especialmente contra os estágios iniciais da cárie. Nele, o dentista aplica substâncias à base de flúor, que fortalecem os dentes e deixam eles mais resistentes aos ácidos que as bactérias soltam;

  • restauração dentária: o(a) profissional remove a cárie e preenche a área lesionada com um material restaurativo, como as resinas;

  • tratamento de canal: indicado para tratar cáries avançadas e profundas, envolve a retirada da polpa dentária que foi infectada e a limpeza total da parte interna do dente. Em seguida, é feito preenchimento para “selar” o dente danificado;

  • extração: quando o dente já está totalmente comprometido, não resta outra alternativa que não seja a retirada total e substituição por um implante ou prótese.

 

Manual de prevenção da cárie dentária 

Prevenir é sempre a melhor forma de manter a saúde bucal.

E tem como evitar cáries tomando mudando seus hábitos de forma prática, fique de olho na lista a seguir e veja como é simples criar uma rotina de prevenção!
 

Fique de olho nos hábitos alimentares 

Comer bem não vai melhorar só o seu físico e regular seu intestino, uma boa dieta também é muito importante para evitar as cáries.

Sabe por quê?

As bactérias que habitam nossa boca adoram se alimentar com os restos de comidas açucaradas e cheias de amido. Isso é um banquete e um convite para que elas se reproduzam em uma velocidade incrível.

O resultado dessa fartura de bactérias é o aumento na quantidade de ácidos sobre seus dentes, que correm o esmalte dos dentes e dão início às lesões causadas pelas cáries.
 

Escove os dentes após as refeições

Mesmo que você coma alimentos com baixo teor de açúcar e amido, é muito importante escovar os dentes depois das refeições. A higiene bucal é o melhor “freio de bactérias” que existe. 

Ao escovar os dentes depois de se alimentar, você já joga as chances de ter cáries lá no chão sem fazer tanto esforço assim. Portanto, fica a dica: não deixe de fazer uma boa escovação após se alimentar.

infográfico sobre como escovar os dentes

Use fio dental e enxaguante para finalizar a escovação 

A higiene bucal é como um esporte coletivo. Só um atleta não dá conta do desafio. Portanto, nunca se esqueça de complementar sua escovação com fio dental e enxaguante.
 

A escova remove a sujeira da maioria da superfície da boca, o fio retira as partículas mais difíceis onde a escova não chega, e o enxaguante dá aquele toque final com proteção e refrescância.

Beba água

As bactérias adoram uma boca seca. Fica mais fácil para elas se alimentarem e se reproduzirem. Se você quer ficar livre da cárie dentária, transforme sua garrafinha de água em uma companheira.

Além de reduzir as chances de cárie, você também evita o surgimento do mau hálito!
 

Escolha produtos com flúor 

O flúor é um elemento químico importantíssimo para a saúde bucal e está presente tanto na água que você bebe todos os dias quanto nos melhores produtos de higiene bucal.

Ele fortalece os dentes contra a ação das bactérias, ajuda a curar a corrosão em estágio inicial e dá uma força extra contra as doenças de gengiva.

Por isso, na hora de ir às compras, é importante selecionar produtos que tragam flúor na sua fórmula (e na medida certa, pois o excesso também faz mal).

Esse tipo de cuidado extra você encontra em toda a linha Colgate Total 12.

Os cremes dentais e enxaguantes são enriquecidos com flúor e outras substâncias que ajudam a manter os dentes protegidos por 12 horas e trazem o equilíbrio perfeito entre cuidados, bem-estar e refrescância.

 

Dúvidas frequentes sobre cárie

Como saber o nível da cárie no dente?

O nível da cárie depende das regiões que ela afeta. Se a lesão afeta apenas a superfície do dente, é considerada como incipiente ou moderada. Quando afeta a polpa dentina, é considerada moderada, já quando a lesão vai até estruturas internas como polpa e raiz, é chamada de cárie profunda.

Existe medicamento para cárie dentária?

Não há um medicamento que possa curar completamente uma cárie dentária. No entanto, existem tratamentos que podem parar a sua progressão e restaurar o dente afetado. 

Quanto tempo leva para a cárie chegar na raiz do dente?

O tempo que leva para uma cárie atingir a raiz de um dente pode variar dependendo de fatores como a saúde bucal geral, os hábitos alimentares, a higiene, a presença de bactérias cariogênicas e até mesmo a genética.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.