O enxerto ósseo é apenas um dos tipos de procedimento de aumento ósseo, mas outros procedimentos podem ser necessários para restaurar o osso na boca e para dar sustentação ao implante dentário. Esses outros procedimentos incluem:
- Elevação do seio maxilar ou enxerto do espaço subantral. Esse procedimento eleva o assoalho do seio maxilar para aumentar a altura da maxila acima dos dentes pré-molares e molares para dar sustentação ao implante dentário.
- Aprofundamento de sulco vestibular. Esse procedimento cirúrgico divide o osso maxilar ou mandibular em uma seção interna e outra externa para inserir material de enxerto ósseo, formar novo osso e aumentar a maxila ou mandíbula para dar sustentação ao implante dentário.
- Distração osteogênica. Esse procedimento transforma um osso mais curto em um osso mais longo cortando-o em dois pedaços, separando lentamente ambos os pedaços e promovendo a formação de um novo osso que preencherá o espaço entre eles.
- Preservação do rebordo alveolar. Esse procedimento cirúrgico reduz a perda óssea após uma extração dentária, colocando um substituto ósseo no alvéolo e cobrindo-o com uma membrana logo após a extração.
Como os enxertos ósseos dentários, a maioria dos outros procedimentos de aumento ósseo parece ser um procedimento complexo ou invasivo. Na verdade, o cirurgião-dentista pode realizar rapidamente a maioria das cirurgias necessárias para favorecer o crescimento e o desenvolvimento ósseo. Em quatro a seis meses, você pode ter a estrutura óssea saudável necessária para suportar o implante dentário e estar a um passo de um sorriso encantador.