Médica mostrando uma radiografia da mandíbula

Entendendo o uso de enxerto ósseo para implantes dentários

Se você precisa substituir um dente ausente ou extraído, um implante dentário pode transformar seu sorriso. Essas restaurações incríveis têm a mesma aparência e funcionalidade que um dente de verdade, mas também exigem uma quantidade adequada de osso para que o implante seja bem-sucedido. Felizmente, procedimentos de aumento ósseo como o enxerto podem ajudar a restaurar a densidade e o volume do osso maxilar ou mandibular. Saiba mais sobre o enxerto ósseo dentário e como esse procedimento pode aumentar a viabilidade de um implante dentário.

O que é o enxerto ósseo dentário?

Um enxerto ósseo dentário é um procedimento que substitui o osso perdido na maxila ou mandíbula por material para enxerto ósseo a fim de estimular a regeneração. À medida que o osso natural cresce, ele absorve o material do enxerto, resultando em uma área totalmente integrada de osso novo. Existem quatro tipos de material para enxerto ósseo:

  • O enxerto autólogo usa tecido ósseo obtido do corpo do próprio paciente. O médico normalmente retira esse tecido do queixo, tíbia ou quadril do paciente.
  • O enxerto alógeno é obtido de um doador humano, geralmente osso de cadáver que foi submetido a tratamentos para torná-lo isento a reações imunes e livre de doenças do hospedeiro.
  • O enxerto heterólogo usa fragmentos inorgânicos de ossos de animais, geralmente osso bovino.
  • O enxerto aloplástico é feito com hidroxiapatita, um mineral natural nos ossos.
  • O enxerto à base de cerâmica é feito somente com cerâmica ou em combinação com outro material, como cálcio ou vidro bioativo.

De acordo com a revista Journal of Pharmacy and BioAllied Sciences, os profissionais consideram o enxerto autólogo a melhor opção de material para enxerto ósseo, mas consulte seu dentista para determinar qual é a melhor para o seu procedimento.

Por que você precisa de um enxerto ósseo dentário?

Os pacientes que sofreram perda óssea podem precisar de um enxerto para ajudar a dar sustentação aos dentes existentes ou a uma próxima restauração. Fatores como envelhecimento, ausência de dentes, defeitos genéticos ou de desenvolvimento, doença periodontal não tratada e trauma na mandíbula podem levar à perda óssea. Se você precisa extrair um dente e estiver considerando a possibilidade de um implante dentário, o dentista pode recomendar o enxerto ósseo. De fato, estima-se que metade dos procedimentos de colocação de implante requer um enxerto ósseo.

Quais são as etapas do procedimento de enxerto ósseo dentário?

Antes do procedimento de enxerto ósseo dentário, você terá que consultar um periodontista ou cirurgião-dentista para discutir o plano de tratamento e determinar o material que será utilizado. O procedimento de enxerto ósseo dependerá do objetivo do tratamento, mas geralmente podem-se esperar as seguintes etapas:

  • Etapa 1: anestesia. O dentista usará um anestésico local para anestesiar o local da cirurgia. Talvez você precise de sedativos intravenosos se o dentista for retirar tecido do seu corpo ou se você sentir ansiedade por causa do procedimento odontológico.
  • Etapa 2: extração do dente e/ou retirada do osso. Se você estiver fazendo um enxerto autólogo, a primeira coisa que o dentista fará é a retirada do osso do local escolhido. Da mesma forma, se você precisar extrair um dente, o cirurgião fará a extração do dente neste momento. A combinação da extração dentária com o enxerto ósseo favorece a cicatrização mais rápida.
  • Etapa 3: colocação do enxerto. Em seguida, o dentista limpará completamente a área. Se não for necessária a extração, o dentista fará uma incisão no tecido gengival para expor o osso. Então, ele enxertará o material de enxerto ósseo no osso exposto.
  • Etapa 4: sutura. Uma vez que o material de enxerto esteja no lugar, a área é suturada. O dentista pode usar pinos, placas, fios, cabos ou até mesmo um parafuso de titânio para manter o tecido unido. Se o osso para o enxerto for retirado do seu corpo, o cirurgião também vai suturar essa área.
  • Etapa 5: recuperação. Na maioria dos casos, o paciente pode planejar o retorno para casa no mesmo dia do procedimento, mas talvez precise de um motorista, caso tenha recebido sedação ou anestesia geral. Serão necessárias de quatro a seis meses ― e às vezes mais ― para a cicatrização completa, quando o paciente estará pronto para o implante dentário. O dentista dará instruções sobre os cuidados locais e o paciente deve segui-las rigorosamente para evitar problemas ou complicações.

Outros tipos de procedimentos odontológicos para estimular o crescimento ósseo

O enxerto ósseo é apenas um dos tipos de procedimento de aumento ósseo, mas outros procedimentos podem ser necessários para restaurar o osso na boca e para dar sustentação ao implante dentário. Esses outros procedimentos incluem:

  • Elevação do seio maxilar ou enxerto do espaço subantral. Esse procedimento eleva o assoalho do seio maxilar para aumentar a altura da maxila acima dos dentes pré-molares e molares para dar sustentação ao implante dentário.
  • Aprofundamento de sulco vestibular. Esse procedimento cirúrgico divide o osso maxilar ou mandibular em uma seção interna e outra externa para inserir material de enxerto ósseo, formar novo osso e aumentar a maxila ou mandíbula para dar sustentação ao implante dentário.
  • Distração osteogênica. Esse procedimento transforma um osso mais curto em um osso mais longo cortando-o em dois pedaços, separando lentamente ambos os pedaços e promovendo a formação de um novo osso que preencherá o espaço entre eles.
  • Preservação do rebordo alveolar. Esse procedimento cirúrgico reduz a perda óssea após uma extração dentária, colocando um substituto ósseo no alvéolo e cobrindo-o com uma membrana logo após a extração.

Como os enxertos ósseos dentários, a maioria dos outros procedimentos de aumento ósseo parece ser um procedimento complexo ou invasivo. Na verdade, o cirurgião-dentista pode realizar rapidamente a maioria das cirurgias necessárias para favorecer o crescimento e o desenvolvimento ósseo. Em quatro a seis meses, você pode ter a estrutura óssea saudável necessária para suportar o implante dentário e estar a um passo de um sorriso encantador.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.