jovem com um lindo sorriso sentada na cadeira do dentista

Periodontite apical: formas de prevenção que você precisa conhecer

A periodontite apical, também conhecida como periodontite periapical, nem sempre apresenta sintomas nos dentes ou gengiva, mas não deve ser ignorada.

Ela nada mais é do que a inflamação do periodonto - o tecido que envolve os dentes. Apical significa "relativo ao ápice", sendo que a inflamação geralmente ocorre em torno da ponta - ou ápice - da raiz do dente. 

Saiba mais sobre a periodontite apical no conteúdo que preparamos para você e tire todas suas dúvidas sobre o assunto!

 

Como a periodontite apical se desenvolve?

Normalmente, a periodontite apical acontece em conjunto com outro problema dentário. 

A inflamação pode ocorrer, por exemplo, quando o paciente apresenta uma cárie não tratada. Em alguns casos, a periodontite apical pode se desenvolver:

  • se a polpa do dente infeccionar ou morrer;

  • lesões no dente;

  • traumas no dente.

Como os sintomas de periodontite avançada ou em qualquer outro estágio nem sempre aparecem, você pode não detectá-la por conta própria. 

Se sentir dor ou desconforto ao morder ou escovar os dentes, marque uma consulta com o(a) dentista imediatamente. Caso contrário, exames odontológicos regulares permitem que seu(a) dentista observe alterações em sua saúde bucal e detecte inflamação assintomática precocemente.

Na dúvida, sempre visite seu(a) dentista, ok?

 

5 formas de prevenir

Mas vale lembrar que existem formas de evitar a periodontite apical sintomática ou mesmo a assintomática. Acompanhe a seguir 5 formas de se prevenir:

Limpeza profissional regular

A limpeza profissional ou raspagem radicular nada mais é do que a remoção de tártaro e placa acumulados entre os dentes.

O(a) dentista fica responsável por eliminar esse acúmulo de resíduos e placa que fica na superfície dos dentes e também da área da bolsa, que fica entre os dentes e a gengiva.

Lembrando que o ideal é realizar esse tipo de procedimento pelo menos duas vezes ao ano.

Escovação da forma correta

O momento da escovação também é de extrema importância para evitar a periodontite apical aguda.

O método mais indicado é:

  • segurar a escova em um ângulo de 45 graus 

  • escovar em movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes

  • com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha, a face interna dos dentes e a superfície usada para mastigar.

Além disso, a dica é usar uma pasta de dente de qualidade, como a Colgate Total 12 Gengiva Reforçada, que ajuda a prevenir problemas na gengiva, reduz as bactérias e deixa seus dentes mais saudáveis. Fica a dica!

Fio dental

Não se esqueça do uso diário do fio dental! Por meio dele, é possível:

  • remover o acúmulo de resíduos que ficaram presos entre os dentes após as refeições;

  • e deixar sua boca mais limpa e higienizada, como deve ser.

Para cuidados como esse, lembre-se sempre de optar por produtos de qualidade testada e comprovada, como os itens da linha Colgate Periogard, que ajuda a previnir sangramentos, a placa bacteriana e a gengivite

Ou seja, sua boca fica sempre mais saudável!

Evite o tabaco

O uso do cigarro também pode causar consequências como o surgimento da periodontite apical sintomática.

Com o passar do tempo, o uso do tabaco pode resultar em manchas nos dentes e outros sintomas que, se não diagnosticados e tratados, podem progredir para casos mais graves. Portanto, se possível, não fume!

Tenha uma alimentação equilibrada

A alimentação, quando é rica em nutrientes e vitaminas, é outro fator que ajuda a evitar o desenvolvimento da doença.

Por isso, dê preferência a uma alimentação balanceada, com consumo de:

  • frutas;

  • legumes;

  • verduras;

  • e outras opções que ajudam a manter seu organismo mais saudável.

     

 

Tudo começa com a gengivite: a origem do problema

Isso mesmo que você leu: a periodontite apical.

Se não for tratada, a doença pode levar à perda dos dentes, uma vez que ela causa fragilidade nos ossos da mandíbula. Então, o ideal é começar com os cuidados lá no início, evitando o acúmulo de placa bacteriana, cárie e tártaro nos dentes.

Outra boa opção para você cuidar dos dentes neste caso é usar a Colgate Sensitive Pro Alívio, uma pasta de dente que ajuda a diminuir a sensibilidade.

A periodontite apical pode ser revertida?

A periodontite apical tem cura? Sim, desde que não esteja em um estágio muito avançado.

Por isso, é de extrema importância que você realize o tratamento com um(a) dentista especializado no assunto, para que ele(a) realize o tratamento mais adequado e próprio para o seu caso.

Portanto, não deixe para depois! Sua saúde bucal deve ser tratada com prioridade!

Fui diagnosticado(a)! E agora?

Se seu(a) dentista diagnosticou a periodontite apical traumática ou em qualquer outro estágio, é hora de dar início ao tratamento.

Esse tratamento depende de quais procedimentos já foram realizados e do grau de inflamação, podendo incluir:

  • Canal radicular: quando a polpa do dente é removida e, portanto, a infecção ali presente, permitindo que o dente seja restaurado

  • Apicectomia: se a infecção persistir após o tratamento de canal, pode ser necessário fazer uma apicectomia. Durante esse procedimento, o endodontista remove a ponta da raiz do dente e o tecido infectado e então sela a ponta da raiz com um filling.

Então, o que achou de conhecer mais sobre a periodontite apical? É importante sempre estar de olho nos sintomas da doença, visitar seu(a) dentista regularmente e cuidar da sua saúde bucal, realizando os cuidados e higiene diariamente.

E, para finalizar, uma última dica: aproveite para fazer agora um teste gratuito e rápido do Programa Leve a Vida Sem Dor, que te ajuda a descobrir como se prevenir da sensibilidade, o que pode causá-la e como aliviar a dor de dente causada por ela!

 

Dúvidas frequentes sobre periodontite apical

Qual o tratamento para periodontite apical?

O tratamento irá depender de quais procedimentos o(a) paciente já realizou e em que fase está a doença. 

Pode ser realizado o canal radicular, ou a apicectomia, onde o(a) endodontista remove a ponta da raiz do dente infectado e faz o filling.

Como a periodontite apical é diagnosticada?

Normalmente, o(a) paciente sente dores  intensas na gengiva, sensibilidade contínua nos dentes e na gengiva, além de polpa necrosada em casos mais avançados.

A depender de cada caso, o(a) paciente pode ter todos os sintomas ou apenas alguns deles.

Periodontite apical sintomática e assintomática: qual a diferença?

A periodontite apical assintomática não produz quaisquer sinais ou sintomas clínicos. No entanto, a inflamação de longo prazo pode destruir o tecido ao redor dos dentes.  

Já a periodontite apical sintomática causa dor e desconforto quando uma pessoa morde ou toca na região ao redor dos dentes. Esse tipo de periodontite apical geralmente é aguda, o que significa que surge repentinamente e piora rapidamente.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.