Se você já sentiu qualquer tipo de dor de dente, sabe o quanto é desagradável. E existem diferentes possibilidades para o que pode ser a sensibilidade. Alguns dos problemas mais comuns incluem cáries, dentes trincados ou sensibilidade a alimentos frios ou quentes. No entanto, uma causa menos conhecida de dor de dente é a sinusite. Se você sente dor de dente causada por ela (que também é chamada de infecção sinusal), este conteúdo traz informações valiosas para você.
Por que a sinusite pode causar dor de dente
O que é a sinusite?
Se você sofre com a sinusite, saiba que não está sozinho(a). Muitas vezes, a sinusite é causada por um vírus como os do resfriado comum, além de resultar também de alergias e bactérias. Ela acontece quando as cavidades da passagem nasal ficam inchadas e inflamadas. E como os seios nasais não podem ser drenados, acontece, em geral, um acúmulo de muco. Com eles bloqueados, ambiente úmido criado pelo excesso de muco acaba sendo um terreno fértil para infecções. Você, provavelmente, já deve ter ouvido alguém reclamando desses sintomas.
Mas, a pergunta que fica é: o os seios da face têm a ver com dor de dente? Além disso, a infecção sinusal pode causar sensibilidade dentinária ao calor e ao frio?
A relação com a dor de dente
A dor de dente é outro sintoma bastante comum. E, como você já deve ter percebido, a sinusite por estar por trás desse incômodo. Isso porque as raízes de seus molares superiores estão perto de suas cavidades sinusais. Assim, quando os seios da face ficam inflamados e inchados, a dor é causada por essa condição, mas não por causa de uma exatamente no dente.
Entendendo a dor de dente causada pela sinusite
Uma das principais dúvidas de quem pensa em sinusite é quanto tempo dura uma dor de dente causada por essa inflamação. Normalmente, ela acaba assim que a infecção termina. Por isso, costuma incomodar durante alguns dias. Mas quando isso não acontece, e a dor dura mais do que alguns dias, o melhor é consultar um(a) médico(a). Analgésicos à venda na farmácia podem aliviar um pouco a dor, mas é no consultório que você pode saber melhor qual deve ser o tratamento.
E além de consultar seu médico (que inclusive pode prescrever um antibiótico), você pode experimentar alguns paliativos caseiros:
- beba bastante líquido (pelo menos 2 litros de água por dia);
- faça inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente para ajudar a eliminar as secreções;
- evite o ar condicionado;
- e incline a cabeça para trás para facilitar a redução das secreções.
Também se lembre de fazer check-ups regulares com (a) dentista. Ele(a) poderá diagnosticar possíveis problemas, como cáries e até a doença periodontal, que podem eventualmente resultar em dor de dente. Também poderá indicar um plano de saúde bucal para você, incluindo: escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia;
usar o de fio dental;
e usar enxaguantes bucais para manter as bactérias restantes para bem longe.
Por últimos, fale com o(a) dentista caso essas dicas não aliviem a dor.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.