Os sintomas das presença do vírus da imunodeficiência humana (HIV) na boca podem ser percebidos com um olhar mais atento. E eles podem mudar de pessoa para pessoa, surgindo durante um estado mais avançado de infecção.
Por isso, é importante conhecer melhor os sinais para procurar ajuda médica o mais rápido possível para uma avaliação e possível diagnóstico precoce do vírus.
Veja neste conteúdo quais podem ser os sintomas de HIV na boca e entenda mais sobre esse tema.
Principais sintomas de HIV na boca para você prestar atenção
Como dito antes, identificar os sintomas de HIV na boca é importante para um diagnóstico e tratamento que tragam bons resultados.
Afinal, os sinais têm papel fundamental no cuidado porque podem ser indicadores não só da infecção, mas também de enfermidades, como a gonorreia na boca.
Por isso, veja a seguir os principais sinais de HIV na boca.
Verrugas orais
Um dos sintomas de HIV na boca são as verrugas orais. Elas são pequenas protuberâncias que aparecem na boca e nos lábios e podem variar em tamanho e cor. Muitas vezes surgem como pequenas saliências brancas ou rosa pálido.
Essas verrugas geralmente são indolores. Elas não são cancerígenas por si só, mas podem aumentar o risco de desenvolver câncer em sua boca.
Leucoplasia pilosa
A leucoplasia pilosa é mais um indício de que você pode ter uma DST na boca. Ela causa o aparecimento de manchas brancas na mucosa da boca, especialmente na língua. É mais comum em pessoas com o sistema imunológico comprometido.
Estas lesões são geralmente assintomáticas, mas podem causar sensibilidade ou desconforto em alguns casos. Ao encontrar esse tipo de lesão, procure um(a) médico(a), pois é possível que você tenha HIV na boca.
Sapinho (candidíase oral)
Essa é uma infecção causada por fungos, que afeta a mucosa da boca e da garganta. Além de aparecer em pessoas infectadas por HIV, ela pode surgir em idosos e bebês, quando estão com o sistema imunológico enfraquecido.
É comum que manchas brancas apareçam na língua, gengiva, palato ou parte interna das bochechas. Estas feridas na boca podem ficar doloridas e sangrar se você raspá-las.
Aftas
As aftas são pequenas úlceras ou lesões dolorosas que surgem na mucosa da boca, e também são um dos sintomas de HIV. Elas podem se manifestar em sua língua, lábios, bochechas e parte interna da gengiva.
Geralmente são rasas e têm uma coloração branca ou amarelada, cercada por uma área avermelhada. Costumam desaparecer por conta própria, dentro de uma ou duas semanas, mas podem causar dor e atrapalhar a alimentação e a fala durante esse período.