Mulher com a mão na boca, sentindo dor nos dentes devido à periodontite crônica

Periodontite crônica: conheça 5 formas de identificar

A periodontite crônica é uma doença inflamatória que destrói o tecido de suporte dos dentes, e é um estágio avançado da doença periodontal, que começa com o sangramento da gengiva e vai evoluindo. 

A negligência de uma rotina de higiene bucal adequada e a visita regulares ao dentista pode levar ao acúmulo de placa bacteriana, que vai se calcificando e formando o tártaro, que leva a esse tipo de problema.

Mas a boa notícia é que é possível identificar os sintomas de periodontite e solucionar esse problema. 

 

Sintomas da periodontite crônica

A gengivite é uma condição reversível que pode ser tratada com boa higiene bucal. No entanto, se não for cuidada da maneira correta, pode evoluir para periodontite crônica. Mas calma, periodontite tem cura.

Os sintomas podem incluir:

1. Gengivite

Os sinais de gengivite incluem:

  • gengivas estiverem inchadas, vermelhas e doloridas;

  • mau hálito;

  • sangramento na hora de escovar e passar fio dental;

  • gengiva sensível.

Nesse estágio, as bactérias que se acumulam na nossa boca com os restos de alimentos já atingiram a gengiva, causando uma inflamação.

Quando esses sintomas se intensificam, o mau hálito é constante, ocorre retração gengival e a pessoa sente o paladar alterado, a doença evoluiu para periodontite , que quando não tratada, se torna periodontite crônica.

 

 

2. Dores ao mastigar

Sentir dor de dente ao mastigar pode indicar algum problema e não deve ser ignorado. Além de ser um problema desagradável e incômodo, pode indicar:

  • bruxismo;

  • problemas na articulação temporomandibular (ATM);

  • mordida cruzada.

Se você sente desconforto quando come qualquer tipo de alimento, independente de ser duro ou não, consulte seu dentista para descobrir a causa.

3. Tártaro

O tártaro é um depósito mineral que se acumula na superfície dos dentes e sob a linha da gengiva. Ele cria um ambiente favorável ao crescimento de bactérias, que podem causar uma inflamação nas gengivas.

Sua remoção não pode ser feita em casa, mas apenas pelo(a) dentista, que vai fazer uma limpeza com raspagem em consultório. Fazer a limpeza de forma periódica evita a progressão da doença periodontal para uma situação crônica.

 

 

4. Mau hálito

Se você sente que está com um mau hálito persistente, mesmo mantendo uma rotina de escovação, é sinal de que pode ter algo errado com a sua boca. O mau hálito tem várias causas e é um forte indicativo de gengivite ou periodontite.

 

Ele pode ser causado pelo acúmulo e a calcificação da placa bacteriana na boca e, quando se mantém ao longo do tempo, não é mais possível solucionar em casa e só com a ajuda de um(a) profissional.

 

 

5. Retração da gengiva

A retração da gengiva ocorre quando a raiz dos seus dentes começa a ser exposta e pode acontecer tanto na parte superior quanto inferior da boca. Ela acontece quando ocorre perda de tecido periodontal, que circunda os dentes.

É um processo que vai acontecendo ao longo do tempo e pode se agravar se for ignorado. Para resolver o problema, é importante procurar ajuda de um(a) profissional.

Classificações das doenças periodontais

As doenças periodontais são classificadas em dois tipos principais:

  • periodontite crônica: é uma doença que evolui a partir da gengivite não tratada, com acúmulo de placa bacteriana que se calcifica e vira tártaro, aliada a inflamação na região;

  • periodontite agressiva: é uma doença relativamente rara, que afeta principalmente os jovens e apresenta um avanço e padrão de destruição óssea muito rápido, com grande acúmulo de placa bacteriana junto a gengiva, causando danos mais severos. 

Como vimos, a melhor forma de prevenir a periodontite crônica, é por meio da higiene bucal e as visitas periódicas ao dentista para realizar as limpezas e não deixar a placa bacteriana ou o tártaro acumular.

E para garantir a saúde da gengiva e experimente usar PerioGard, uma linha de cuidados com ação antibacteriana que ajuda a proteger os dentes contra os problemas nas gengivas.

 

Dúvidas frequentes sobre periodontite crônica

A gravidez pode aumentar o risco de Periodontite Crônica?

Sim, a gravidez pode agravar os problemas bucais já existentes. Isso ocorre porque as mudanças hormonais durante a gravidez podem tornar as gengivas mais suscetíveis à inflamação

Doenças periodontais têm cura?

Sim. A periodontite tem cura, mas os efeitos dela são irreversíveis. A perda óssea e comprometimento de outras estruturas não se regeneram. A melhor forma de evitar o dano permanente é com a intervenção precoce.

Como é tratada a gengiva com periodontite?

O tratamento é feito por um(a) dentista, especialista na área, que vai fazer uma limpeza profunda para remover a placa bacteriana e o tártaro. Em alguns casos, é feito também a remoção dos cálculos na raiz (alisamento da raiz).

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.