Saúde bucal: o que está atrás do seu sorriso
Você usa a sua língua para falar, comer, beijar e sorrir, dentre outras tarefas. A chave para manter tudo funcionando direito é uma boa saúde bucal. Ter dentes e gengiva saudáveis não é algo dado ou inerente, no entanto. Prevenir o problemas bucais demanda esforço. Melhore a sua saúde bucal ao compreender a anatomia da boca e suas estruturas – dentes, gengiva, língua e as glândulas salivares.
Dentes: da coroa à raiz
Os adultos têm 32 dentes permanentes, incluindo os dentes do siso. Cada dente possui duas partes principais: a coroa e a raiz. A coroa é a parte que você pode ver, enquanto a raiz é a parte escondida debaixo da gengiva.
As outras partes do dente são:
Esmalte – cobertura externa dura e mineralizada que reveste o dente na porção coronária.
Dentina – situada logo abaixo do esmalte e menos mineralizado, responsável por proteger o esmalte dos impactos externos e também pela parte sensitiva do dente, uma vez que apresenta ligação com a polpa.
Polpa – tecido vascularizado localizado no meio do dente, responsável pela manutenção da vitalidade do elemento dental, é o "coração" do dente.
Cemento – tecido duro que recobre a raiz do dente , que junto com os ligamentos periodontais o prende ao osso do maxilar.
Gengiva: rosa significa saudável
Para manter a gengiva saudável, é preciso cuidar da saúde bucal – escove os seus dentes pelo menos duas vezes ao dia, passe fio dental uma vez ao dia e consulte seu dentista regularmente. Se a sua gengiva ficar vermelha e inchar ou sangrar um pouco, ela pode estar inflamada. Esse quadro é conhecido como gengivite. O tratamento imediato pode ajudar a restaurar a saúde da boca. Quando não tratada , a gengivite pode evoluir para uma periodontite e possivelmente à perda de algum dente.
Língua: da fala ao paladar
A sua língua é um órgão muscular que ajuda você a falar e a mover a comida para mastigar e engolir. Pequenas protuberâncias chamadas papilas cobrem a superfície da sua língua. O paladar está localizado nas papilas gustativas e permite que você sinta gostos específicos, como o amargo, o azedo, o salgado e o doce. A sua língua também tem um papel na saúde da sua boca. Partículas de alimentos podem ficar presos na sua língua, causando mau hálito e promovendo a colonização bacteriana podendo causar a deterioração dentária. Para cuidar bem da sua língua, basta também escovar a língua ao escovar os dentes.
Glândulas salivares: auxílio na digestão, prevenção de deterioramento
A anatomia da sua boca é composta por três grandes pares de glândulas salivares (a parótida, a sublingual e as glândulas submandibulares) e outras muitas glândulas menores. As glândulas salivares produzem e secretam saliva. Além de ajudar você a engolir e digerir os alimentos, a saliva promove a saúde ao:
remover resíduos de alimentos;
equilibrar a ação dos ácidos que podem atacar o esmalte do dente;
remineralizar o esmalte dentário;
matar bactérias causadores de doença.
© 1998-2017 Fundação Mayo para a Educação e Pesquisa Médica (MFMER). Todos os direitos reservados.