Casal de idosos passeando com um cachorro em uma ponte
Badge field

Próteses de Maryland: o que você precisa saber sobre essa opção para a reposição dos dentes

Quando você perde um dente, o seu dentista pode usar diversas opções para preencher aquele espaço, como implantes, dentaduras e pontes tradicionais. Uma ponte tradicional literalmente preenche a lacuna em sua boca usando os dentes próximos ao espaço provocado pela perda do dente para segurar um dente que flutua.

Cada tipo de ponte dentária possui um desenho único para aderir aos dentes existentes, e no caso das próteses Maryland isso não é diferente. Saiba mais sobre os tipos de pontes e consulte seu dentista para saber se essa forma particular de dispositivo é adequada para você.

O que é uma prótese Maryland?

A prótese Maryland também é conhecida como uma ponte dentária adesiva parcial.

Como uma ponte tradicional, ela inclui um dente flutuante para substituir o que foi perdido, aderindo aos dentes adjacentes de forma única.

Ao invés de cobrir completamente os dentes próximos ao espaço com coroas, esse dispositivo se associa aos dentes existentes utilizando uma estrutura de metal, como descrito pela Cleveland Clinic.

A anatomia de uma prótese de Maryland se assemelha ao desenho de um morcego, com o dente falso mantido no centro e duas asas estendendo-se em cada um de seus lados para se unir ao lado da língua e dos dentes de suporte.

Por não cobrir completamente os dentes adjacentes, a prótese de Maryland acaba se caracterizando como uma abordagem mais conservadora em comparação a outras opções de reposição.

Os materiais usados na prótese de Maryland são tradicionalmente uma combinação de metal e cerâmica odontológica, como relatado pelo Journal of Dentistry of Tehran University of Medical Sciences. Enquanto o metal forma a forte estrutura e as asas da prótese, o dente flutuante é constituído em cerâmica para se harmonizar com os dentes existentes.

As vantagens e desvantagens das próteses de Maryland

Em alguns casos, a prótese de Maryland pode ser uma solução mais viável se comparada a outros métodos. Por exemplo, caso um indivíduo ainda em processo de crescimento precise substituir um dente frontal, a prótese de Maryland oferece uma solução pouco invasiva, como descreve a revisão do Journal of Esthetic and Restorative Dentistry (JERD).

Um dentista pode simplesmente fixar a prótese na parte posterior dos dentes com um adesivo para proporciona um dente fixo de aparência natural.

Além disso, para aqueles que estão muito doentes para se submeter a procedimentos ou cirurgias odontológicas invasivas, como um de implante, por exemplo, uma prótese de Maryland pode ser uma boa opção. Como observado em uma publicação no Journal of Clinical Case Reports, habitualmente a anestesia não é necessária para colocar esse tipo de prótese.

Como explicado pela revisão do JERD, uma prótese de Maryland também auxilia a preservação da estrutura dos dentes, uma vez que não requer o uso de coroas que cubram integralmente os dentes. Próteses de Maryland também são tipicamente mais baratas em comparação a outras opções, como os implantes. De acordo com um estudo publicado no Australian Dental Journal, pontes adesivas como as próteses de Maryland podem durar de 12 a 21 anos nos dentes da frente, tendo 95,1% de chances de sucesso.

Embora possa ser muito bem-sucedida, a prótese de Maryland não é perfeita. A adição do metal atrás de um dente natural pode fazer com que os dentes de suporte apresentem uma coloração mais escura, como explica a revisão do JERD. Para resolver esse tipo de problema, novas opções feitas integralmente de cerâmica estão sendo desenvolvidas.

Como cuidar da sua prótese de Maryland

Caso o seu dentista decida que uma prótese de Maryland é a opção de tratamento mais indicada para a perda de um dente, é importante de mantê-la limpa. Se as asas dos dentes de suporte se soltarem, a placa pode se acumular sob o metal, provocando cáries, como explica um artigo publicado no Dental Update.

Mantenha uma rotina de higiene bucal rigorosa, escovando os dentes duas vezes ao dia e usando o fio dental diariamente para minimizar o risco de cárie. Experimente um dispositivo interdental, caso o fio dental tradicional não se adéque bem a você. Adicionalmente, se você suspeitar que algo está errado com o seu dispositivo dentário, consulte seu dentista para que ele possa determinar se a sua prótese precisa de reparos.

Uma prótese Maryland pode ser uma ótima solução para pessoas que perderam um dente. Se você está procurando por um tratamento, fale com o seu médico sobre as suas opções.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.