Nosso organismo é um sistema complexo, com vários componentes trabalhando em conjunto para mantê-lo com o melhor desempenho possível. O hormônio da paratireoide (PTH) ajuda a manter o metabolismo do cálcio e do fósforo. Além disso, desempenha um papel importante na mineralização dos ossos e dos dentes. Mas o que acontece se as glândulas paratireoides não estiverem funcionando corretamente? Várias situações indicam problemas com o PTH, como a hipercalcemia. Saiba mais sobre a hipercalcemia, seus efeitos sobre a saúde bucal e as opções de tratamento.
Hipercalcemia: o que é e quais são as opções de tratamento
O que é hipercalcemia?
A hipercalcemia é um distúrbio caracterizado pelo aumento do nível de cálcio no sangue. As glândulas paratireoides regulam os níveis de cálcio no organismo através da liberação de hormônios da paratireoide (PTH). Problemas da glândula paratireoide podem causar a liberação excessiva desse hormônio, um distúrbio que também é conhecido como hiperparatireoidismo (HPT). Existem três tipos de hiperparatireoidismo: primário, secundário e terciário. O hiperparatireoidismo primário (PHPT) e o câncer são as causas mais comuns de hipercalcemia, contribuindo para mais de 80% a 90% dos casos.
A hipercalcemia e os dentes
Como a hipercalcemia afeta a saúde bucal? O cálcio é uma das substâncias que nosso organismo precisa para construir dentes e ossos fortes e saudáveis. Ele também constrói e mantém os maxilares, ajudando a criar uma sólida estrutura de fixação para os dentes. Mas o que acontece se você tiver muito cálcio nos dentes? Existem sintomas orais leves a graves, e o dentista é especificamente capacitado para detectar e tratar esses sintomas. Pessoas com diferentes tipos de hiperparatireoidismo e hipercalcemia podem apresentar:
- Calcificações em tecidos moles
- Sensibilidade dentinária ao morder e mastigar
- Maloclusão
- Cárie
- Dor leve na mandíbula
Tratamento para a hipercalcemia
O médico recomendará uma opção de tratamento com base na gravidade e na causa do problema. De acordo com a Cleveland Clinic, o médico pode fazer as seguintes recomendações para regular os níveis de cálcio:
- Beber mais água: Isso ajudará a eliminar o excesso de cálcio.
- Evitar suplementos de cálcio.
- Evitar comprimidos antiácidos ricos em cálcio.
Para garantir que sua saúde geral seja cuidada, o médico também deve monitorar e tratar as causas primárias da hipercalcemia.
O desequilíbrio hormonal e alguns tipos de câncer e tratamentos para o câncer podem levar à hipercalcemia. Felizmente, o dentista pode detectar e tratar efetivamente problemas bucais decorrentes desses problemas. Converse com o médico e o dentista se estiver sentindo desconforto nos dentes ao mastigar, dor na mandíbula ou qualquer outro problema dentário. Esses profissionais podem ajudá-lo a cuidar bem de sua saúde bucal enquanto você está se tratando.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.