Todos nós sentimos coceira. Às vezes, sentimos coceira por conta do ar fresco. Às vezes, sem fazer qualquer esforço. E às vezes, sentimos coceira na... gengiva? Bem, é isso, às vezes queremos coçar a nossa gengiva. Começa como uma sensação estranha em torno da linha da gengiva, como uma dormência ou formigamento. Mas depois, se torna desconfortável. Se esse é o seu caso, consulte o seu dentista para um diagnóstico. Isso não deve ser difícil. Assim como não é difícil tratar as suas gengivas que coçam e formigam para que essa sensação desapareça.

Por que você tem coceira na gengiva?
Acúmulo de placa
A razão principal para a conceira na gengiva é a placa. Ou ainda, muita placa. A placa é uma película pegajosa que bloqueia os dentes e as gengivas, formada por bactérias, açúcares e germes. Quanto mais placa você tiver, maiores serão as suas chances de desenvolver deteriorações dentárias e cáries. Quando você fica um ou dois dias sem escovar os dentes, a coceira entra em cena. Isso se dá em função de um acúmulo de placa em seus dentes e gengivas. Logo, como para a maioria dos problemas ligados à higiene bucal, escovar os dentes duas vezes por dia, usar fio dental diariamente e ir ao dentista duas vezes por ano ajudará a eliminar a placa e a coceira de uma vez por todas. Mas sem mexer no seu paladar. Fique tranquilo, você pode mantê-lo.
Doença periodontal
Agora, se você realmente abandonar a sua higiene bucal, o acúmulo da placa pode levar à doença periodontal. E você não deseja isso. A mais comum das doenças periodontais é a gengivite. Nesse caso, a coceira parecerá insignificante diante do inchaço e do sangramento nas gengivas aos quais ela está associada. Felizmente, o seu dentista pode ajudar com uma limpeza completa e profunda. Além disso, os cuidados bucais cotidianos, realizados por você mesmo, em sua casa, incluindo o enxágue bucal diário, devem ajudar a prevenir o retorno da coceira e da gengivite.
Alergia
Ainda que a placa e a doença periodontal sejam os principais fatores para o surgimento da coceira na gengiva, existem outras possibilidades. As alergias estão entre elas. Elas são conhecidas por causar coceira nos olhos, nariz, pele, mas tratando-se das gengivas, isso também não é incomum. A coceira normalmente surge de duas formas:
- Alguns produtos (cremes dentais, enxaguantes bucais, etc.) com determinados ingredientes podem irritar e inflamar a sua gengiva, provocando a coceira.
- A síndrome de alergia oral pode causar inchaço nos lábios, coceira na garganta, na boca e gengiva. Isso ocorre quando os alérgenos de reação cruzada são encontrados no pólen, frutas cruas, vegetais ou algumas nozes.
O seu dentista pode recomentar o uso de produtos de cuidados bucais específicos com ingredientes que irritam suas gengivas e boca.
Ao diagnosticar a que você é alérgico, o seu médico também o ajudará a saber o que evitar no futuro.
Depois da cirurgia
A última origem possível da sua coceira na gengiva pode ser resultado de uma cirurgia oral. Não é incomum que a sua gengiva coce depois da remoção de um dente do siso. Enxaguar com água salgada pode ajudar. Fale com o seu dentista se isso não funcionar. A última coisa que você quer é esfregar e coçar uma área próxima à da sua cirurgia. Isso pode atrapalhar a sua recuperação.
É bem provável que a placa e/ou doenças periodontais sejam as responsáveis pela coceira na gengiva. E se esse for o caso, uma boa rotina de cuidado bucal vai melhorar drasticamente a sua situação e acabar com a coceira. Se a coceira continua de forma recorrente, consulte o seu dentista para que ele examine corretamente a sua gengiva e dentes. Ele também estará se coçando para resolver isso.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.