Mulher usando fio dental em frente ao espelho do banheiro

Conheça os sintomas da hiperplasia gengival e como você pode prevenir

Muitas pessoas desenvolvem determinadas condições da gengiva, como a hiperplasia gengival. Por isso, buscam entender seus sintomas, formas de prevenção e tratamento.

Mas antes de você descobrir como tratar a hiperplasia gengival, você vai ver nesse conteúdo, outros pontos importantes, como: 

  • sintomas relacionados à condição;

  • como prevenir;

  • resultados estéticos das opções de tratamento.

Continue aqui e tenha uma boa leitura!

 

Principais sintomas da hiperplasia gengival

Afinal, o que é hiperplasia gengival? Ela deixa a gengiva inchada ou até provoca o seu crescimento sobre os dentes.

Aliás, os quatro principais sintomas que você pode sentir são: 

Dor

Como a gengiva fica inchada, ela também fica mais sensível ao toque. Então, quando você estiver comendo alimentos mais quentes, por exemplo, poderá  sentir incômodos.

Sangramento

Em alguns casos, pode ocorrer sangramento da gengiva durante a escovação dos dentes. Isso porque ela acaba crescendo por cima deles, o que facilita o sangramento pelo contato ou pressão.

Por isso, redobre o cuidado na escovação.

Incômodo na mastigação

Devido à sensibilidade na gengiva inchada, você pode sentir incômodo durante a mastigação dos alimentos. Dependendo da fase em que a hiperplasia gengival está, será mais difícil evitar o contato durante a mastigação.

 

E como evitar a hiperplasia gengival?

Os sintomas não parecem agradáveis, certo? A boa notícia é que, assim como outras doenças que prejudicam a saúde bucal, a hiperplasia gengival também pode ser evitada a partir da higiene bucal e consulta regular com um(a) dentista. 

Alguns cuidados que você pode incluir na rotina para evitar o desenvolvimento dessa doença são:

Limpeza profissional regular

A limpeza é muito importante para sua saúde bucal, afinal, é um tipo de profilaxia. E deve ser realizada por um(a) dentista, pois, além de ajudar a prevenir outras doenças, pode evitar a hiperplasia gengival.

Afinal, uma de suas causas é justamente a má higiene bucal.

Rotina de saúde bucal

Uma rotina de higiene bucal adequada pode garantir a saúde bucal, então não se esqueça de:

  • escovar os dentes com creme dental;

  • usar fio dental;

  • usar enxaguante bucal.

Esses hábitos podem prevenir o surgimento da hiperplasia gengival e outras doenças decorrentes da má higiene bucal.

Isso porque evitam o acúmulo de bactérias e restos de alimentos que comprometem a saúde dos dentes e da gengiva.

Escova muito dura pode causar traumas

Você sabia que uma escova com cerdas rígidas pode ferir a gengiva e prejudicar o tecido da região? Isso deixa a gengiva propícia ao acúmulo de bactérias e ao surgimento de inflamações que podem colaborar para doenças, como a hiperplasia gengival.

O recomendado é usar de escovas como a de PerioGard, que também tem pasta de dente e enxaguante bucal com tecnologia especializada para garantir a saúde da gengiva.

 

O tratamento traz resultados estéticos satisfatórios?

Sim, pois dependendo da causa da hiperplasia gengival, o(a) dentista precisará intervir cirurgicamente com uma gengivoplastia ou gengivectomia, que são feitas para reduzir o tamanho da gengiva.

Mas, não se esqueça! Independente do tratamento realizado, é importante redobrar seus cuidados após o procedimento para evitar que a doença retorne.

 

Procure um(a) dentista para o tratamento!

Essa doença tem diversas causas, como:

  • uso de medicamentos;

  • má higiene bucal;

  • transmissão genética.

Então, dependendo de cada situação, você pode ter que passar por um determinado tratamento. Por isso, o indicado é que você sempre procure o(a) dentista para que possa saber exatamente o que precisa fazer.

 

Dúvidas frequentes sobre hiperplasia gengival

Existe tratamento para hiperplasia gengival?

Sim, porém o tipo de tratamento pode variar dependendo da causa. Por esse motivo, é importante consultar o(a) dentista para ter uma avaliação da saúde bucal e entender o que ocasionou a doença.

A hiperplasia gengival pode ser causada por medicamentos?

Isso é verdade. Alguns medicamentos causam hiperplasia gengival, como: fenitoína, usada para prevenir convulsões e bloqueadores de cálcio, usados em casos de doenças cardiovasculares.

Portanto, em caso de uso desses e outros medicamentos é importante consultar o(a) dentista para entender se os efeitos colaterais podem ser amenizados.

Há tratamento caseiro para hiperplasia gengival?

Sim, os cuidados diários com a higiene bucal podem ser um diferencial para quem tem essa doença. Por isso, usar uma escova dental com cerdas macias são exemplos de bons cuidados. Sem esquecer a higienização com fio dental (uma vez ao dia pelo menos, com muito cuidado para não prejudicar mais a gengiva) e de fazer bochecho com enxaguante antisséptico.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.