Causas da hiperplasia gengival
As causas da hiperplasia gengival podem ser reunidas em duas categorias:
Resposta inflamatória
Frequentemente, a gengiva inflama como uma resposta ao acúmulo de placa bacteriana em sua boca, resultado de um cuidado bucal impróprio. Isso conduz a uma condição conhecida como doença periodontal (gengivite ou periodontite), deixando a gengiva sensível e com tendência ao sangramento durante a escovação e limpeza dos dentes.
Ainda bem que o poder para tratar esse tipo e doença periodontal está em suas mãos (caso ela ainda não tenha progredido para um estágio que requeira a intervenção profissional). O tratamento é simples: pratique uma higiene bucal adequada. Para mais dicas, consulte nossa lista de dicas na seção final.
Efeito colateral induzido por medicamentos
Alguns medicamentos podem causar hiperplasia gengival como uma forma de efeito colateral. Medicamentos que podem estar associados à hiperplasia gengival incluem:
- Fenitoína (medicamento para prevenir convulsões)
- Ciclosporina (medicamento usado para reduzir a atividade do sistema imunológico)
- Bloqueadores dos canais de cálcio (medicamentos usados para controlar doenças cardiovasculares)
Você não deve alterar a dosagem desses medicamentos ou parar de tomá-los por conta própria.
Condições genéticas
Genes herdados de seus pais podem causar problemas hereditários. Às vezes, esses distúrbios são perceptíveis durante a infância, mas podem não ser diagnosticados depois, até mesmo já na vida adulta. Um problema conhecido por estar relacionado à hiperplasia gengival é a fibromatose gengival hereditária.
Essa condição faz com que a sua gengiva apresente um crescimento firme e rosado, chegando ao ponto de afetar uma parte ou todo tecido gengival. Caso o tratamento seja necessário, seu médico ou dentista poderão recomendar a remoção cirúrgica ou a redução do tecido gengival para manter seus dentes expostos e a sua saúde dentária em ótimo estado.
Condições sistêmicas
Se você tem outros problemas de saúde, condições crônicas ou alterações hormonais, esse quadro pode estar associado à sua hiperplasia gengival.
As causas sistêmicas da hiperplasia gengival podem incluir:
- Gravidez e flutuações hormonais.
- Leucemia
- Outros problemas crônicos de saúde