Você provavelmente já ouviu falar de piercings de orelha ou corporais, mas e sobre os piercings dentais? Embora ficar com uma pedrinha presa no dente possa parecer uma nova tendência, a ornamentação dos dentes é uma prática antiga. De fato, o museu da Associação Britânica de Odontologia tem em sua coleção um dente maia com uma incrustação de jade verde. Um brilho na boca pode parecer legal, mas será que o piercing dental é seguro? O piercing no dente dói? Continue lendo para saber as respostas a essas perguntas.
Verdades sobre o piercing no dente
O que é um piercing no dente?
A palavra piercing em inglês significa perfuração, mas para colocar um piercing dental não é preciso perfurar o dente. Ao invés disso, o piercing é colado na superfície do dente. Os piercings dentais podem ser na forma de pedrinhas ou de uma grelha (uma cobertura decorativa que recobre um ou mais dentes). Essas grelhas dentais em geral são feitas de metais preciosos como ouro e prata.
O piercing dental pode ser colado temporariamente ou fixado com um cimento especial no dente para um efeito mais duradouro. Também pode ser removível. Geralmente, é colocado nos dentes da frente ou anteriores.
O piercing no dente dói? Como o piercing é simplesmente colado no esmalte do dente, não dói. Dito isso, ao colar um piercing no esmalte, você está mudando permanentemente a superfície do dente.
O piercing dental é seguro?
Como ocorre com qualquer outro piercing oral, existem riscos associados ao piercing dental. Somente quem tem bons hábitos de higiene bucal e tem a boca saudável deve considerar a possibilidade de colocar um piercing no dente.
Entre os riscos do piercing dental, podemos mencionar:
- Partículas ou restos de alimentos presos no piercing
- Acúmulo de placa bacteriana na pedrinha, grelha ou outro tipo de piercing dental
- Danos ao esmalte do dente
- Dentes lascados
- Possível irritação na gengiva e nas bochechas por alergia ao metal
O uso de piercings dentais por um longo período é bastante desaconselhado porque pode aumentar o risco de cárie dentária (conhecida popularmente como dente podre) e de doença periodontal.
Outras observações quanto à segurança
Também vale a pena levar em consideração quem vai colocar o piercing dental. É importante que a colocação ocorra em um ambiente limpo e estéril e seja feita por um profissional. Alguns dentistas estão dispostos a colocar o piercing, uma opção definitivamente mais segura do que colocá-lo em uma loja de piercings. A colocação do piercing por um dentista também pode garantir sua fixação adequada no dente, para que não se solte dentro da boca enquanto você dorme.
O piercing dental pode ser uma excelente forma de autoexpressão, mas é importante avaliar todos os riscos associados. Consulte o seu dentista. Não hesite em perguntar a opinião desse profissional sobre a segurança do piercing dental ou sobre como manter seus dentes fortes e saudáveis mesmo com esse adereço!
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.