Dente com cárie doendo é um alerta para você buscar tratamento. Além do alívio deste desconforto, o tratamento é uma garantia de que você vai evitar complicações que podem levar a condições mais graves.
Quem já enfrentou a dor da cárie, por exemplo, sabe o quanto ela é agoniante e incômoda. Dois exemplos: é comum sentir dor ao mastigar e, em casos mais graves, ela pode ser latejante e persistente.
Veja neste conteúdo opções para você ter um alívio da dor e entenda como prevenir e tratar a cárie.
Boa leitura!
3 dicas para um alívio de dente com cárie doendo
Se o dente com cárie doendo está te incomodando, a primeira coisa a se fazer é procurar um(a) dentista de confiança para tratar a causa do problema.
Agora, se a dor aparece na madrugada, por exemplo, pode ser difícil encontrar um(a) profissional. Portanto, em uma emergência (e somente nessas situações), você pode buscar alternativas seguras para aliviar dor de cárie até quando conseguir agendar uma consulta.
Veja algumas opções que podem ajudar em situações como essa.
1. Use óleo de cravo
Existem evidências de que o eugenol, substância química encontrada no cravo, tem propriedades anestésicas e antibacterianas. Por isso, o óleo de cravo pode ser uma solução rápida para lidar com o dente cariado doendo.
Tente aplicar uma pequena quantidade do óleo em uma gaze e coloque delicadamente na área dolorida.
Evite aplicar o óleo de cravo diretamente na gengiva ou na pele, já que isso pode causar irritação.
Mas, atenção: não use essa substância a longo prazo, pois a sensação de alívio pode mascarar e agravar os sintomas da cárie. Assim que possível, procure o(a) seu(sua) dentista!
2. Enxágue a boca com água salgada
Essa é uma boa dica para quem busca um alívio temporário da dor.
Isso porque a água salgada ajuda a reduzir a inflamação, a irritação e o inchaço na área do dente com cárie doendo.
Para fazer um enxágue bucal com água salgada é simples:
- basta dissolver meia colher de chá de sal em um copo de água morna;
- depois, faça um bochecho com a solução, garantindo que a água entre em contato com a cárie no dente;
- para finalizar, é só cuspir a solução na pia.
3. Use compressas frias no local da dor
A compressa fria na parte externa da boca pode ser uma ótima alternativa para aliviar as dores relacionadas com as cáries dentárias.
Lembre-se: as compressas ajudam a reduzir a inflamação e a dor, mas não substituem o tratamento odontológico adequado.
Use um pano limpo ou uma bolsa de gelo coberta com um pano. Depois, aplique a compressa fria na área dolorida por cerca de 15 minutos – não aplique o gelo diretamente na pele, pois isso pode causar queimaduras.
Se preferir, você pode usar uma compressa morna para relaxar os músculos da face e reduzir a dor.
Como tratar cárie no dente?
Um(a) bom profissional é quem pode iniciar um tratamento eficaz que pode evitar complicações mais graves, como infecções.
Não esqueça que quanto mais cedo a cárie for tratada, melhor.
É provável que o(a) profissional peça uma radiografia para avaliar a extensão da cárie. E, com base no diagnóstico, ele(a) tomará sua decisão com base em três principais passos:
- remoção: usa um motor de alta rotação ou um laser para perfurar e remover a parte danificada do dente;
- restauração: nesta etapa, preenche a cavidade do dente com resina composta (na cor branca) ou amálgama (que é prateada);
- ajustes e polimentos: por fim, faz o polimento da restauração para dar uma aparência mais natural ao dente e evitar problemas na mastigação.
Prevenir é sempre melhor do que remediar: saiba como evitar cáries
Como você pôde acompanhar, a cárie faz o dente doer, mas você não precisa conviver com esse desconforto por muito tempo.
Normalmente, o tratamento para prevenir cárie é rápido e indolor. Mas é muito melhor não ter que passar por nada disso, não é mesmo?
Por isso, invista hoje mesmo na prevenção.
O primeiro passo é a escovação regular, já que a cárie dentária está relacionada com o acúmulo de sujeira na superfície dos dentes.
Aliás, se você costuma ingerir muito açúcar, tente reduzir o consumo ou escove os dentes sempre que for comer um docinho, combinado?
Use uma escova de dente com cerdas macias e uma pasta de dente com flúor, como o creme dental Colgate Total Clean Mint.
Após a escovação, use o fio dental para remover os restos de alimentos e a placa bacteriana no dente que a escova não consegue alcançar. Para finalizar, experimente o enxaguante bucal Colgate Total para reduzir a quantidade de bactérias na boca.
A saúde dos seus dentes é reflexo do seu compromisso com a higiene bucal. Não deixe o dente com cárie doendo estragar o seu sorriso!
Dúvidas frequentes sobre dente com cárie doendo
Quais são as causas da cárie?
A má higiene bucal é uma das principais causadoras da cárie, já que a placa bacteriana contribui para a corrosão e desmineralização dos dentes. Mas vale lembrar que a cárie pode ser uma predisposição genética, além de ter relação com o fumo e a secura bucal.
Por que a cárie dói o dente?
Isso acontece porque a cárie pode atingir as camadas mais profundas do dente, expondo a dentina, que é uma camada bem sensível. Quando isso acontece, é comum sentir uma dor persistente e latejante, especialmente ao comer e beber gelado ou quente.
Dente com cárie doendo: quando a cárie é tratada o dente para de doer?
Sim. Com um tratamento adequado, a dor da cárie cessa. Isso porque a parte danificada do dente é removida e preenchida com a restauração. Assim, a fonte de dor é eliminada de vez.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.