A mastigação é uma das principais funções do nosso sistema digestivo e sentir o dente dolorido ao morder pode ter diferentes causas, por isso, a investigação da dor de dente é fundamental.
Mas não se preocupe, é possível resolver esse problema da melhor forma, basta encontrar a causa primeiro.
Confira a seguir, cinco possíveis causas para esse problema e o que fazer:
A articulação temporomandibular (ATM) é estratégica, pois conecta a mandíbula ao crânio, ficando responsável pela mastigação, fala e deglutição.
Quando acontece um distúrbio dessa articulação, uma variedade de sintomas podem surgir, incluindo dor no dente ao morder - uma vez que dificulta a realização de movimentos simples, dor de dente insuportável, dor na mandíbula, de cabeça e nos ouvidos.
Inflamações e doenças crônicas, como bruxismo e outros, também podem causar dor ao mastigar. Já que a inflamação vai comprometer a região, dificultando atividades como a mastigação.
Entre essas inflamações, podemos citar:
artrite mandibular: inflamação da articulação temporomandibular;
sinusite: inflamação das cavidades sinusais;
bruxismo: hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono;
neuralgia do trigêmeo: dor facial causada pela inflamação ou lesão do nervo trigêmeo;
doença periodontal: afeta as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. Ela pode causar dor ao mastigar, especialmente em alimentos duros.
As cáries são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes pela má higienização bucal. Esses micro-organismos acabam produzindo ácidos que vão atacar o esmalte do dente e levar a desmineralização.
Como a cárie pode atingir as camadas mais internas do dente, e expor a dentina, a pessoa pode sentir bastante dor e sensibilidade nos dentes, o que também atrapalha o processo de mastigação.
O desvio mandibular acontece quando a mandíbula não se alinha corretamente com o osso maxilar, o que causa uma série de problemas, como dor na mandíbula, problemas na mordida, dor ao mastigar e dificuldade na hora de abrir a boca.
Antes de tudo, é importante consultar um(a) dentista para identificar a causa da dor ao mastigar. Ele vai ajudar a identificar a causa e indicar o tratamento específico que alivia a dor e previne complicações maiores no futuro.
Além disso, existem algumas medidas que você pode tomar para aliviar a dor ao mastigar:
coma devagar e com cuidado;
evite alimentos duros ou crocantes;
use protetores bucais à noite se você ranger os dentes;
faça bocejos profundos regularmente;
use creme dental e enxaguante bucal para dentes sensíveis.
A saúde bucal é importante para o corpo como um todo. Uma boca saudável ajuda a prevenir infecções, melhora a digestão e aumenta a autoestima. Afinal de contas, quem não fica feliz com um belo sorriso, não é mesmo?
Por isso, é importante manter uma rotina de cuidados bucais, incluindo escovação, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista.
Para cuidar da saúde bucal e aliviar a dor causada pela sensibilidade ao mastigar, conte com a linha de creme dental Colgate Sensitive Pro Alívio.
Sim, é normal sentir dor de dente após um tratamento de canal. Isso acontece devido à inflamação dos tecidos ao redor do dente tratado, aí o dente fica sensível ao morder. Mas fique tranquilo(a)! É algo temporário, que passa após a cicatrização.
Fique atento(a) aos principais sintomas, especialmente se sentir uma dor de dente aguda, latejante ou pulsante. Se isso acontecer, procure um dentista imediatamente.
Sim, a gravidez pode estar relacionada à dor ao mastigar. Isso ocorre porque as alterações hormonais durante a gravidez podem causar relaxamento das articulações temporomandibulares (ATM).
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
QUIZ DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
QUIZ DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais