Badge field

Bruxismo: sinais e sintomas para você saber

Published date field

 

Você sabia que o bruxismo faz parte da Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD-R), criada pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM, na sigla em inglês)? E que esse problema só perde para o solilóquio (falar dormindo) e o ronco em número de pessoas atingidas? E quais podem ser seus sinais e sintomas?

O fato é: não se surpreenda de o bruxismo começar a fazer ou já fizer parte da sua vida. Nesse conteúdo, vamos te contar mais sobre isso para que você ter conversas mais esclarecedores com seu(ua) dentista. ;)

 

O que é bruxismo?

O bruxismo é um um ranger ou um forte apertar dos dentes. E se você acorda com os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou já sentindo dor de cabeça, você pode estar sofrendo disso.

 

O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastadas. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva.

 

O bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

 

Como saber se tenho bruxismo? 

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Elas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isso, até que alguém comenta que percebem o som de ranger de dentes enquanto estão dormindo.

Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte está rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Nesses casos, o(a) dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Como o bruxismo é tratado? 

O tratamento apropriado dependerá do que está te causando esse problema. Fazendo perguntas certas e examinando detalhadamente seus dentes, o(a) dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo.

Com base nos estragos nos seus dentes e o melhor conhecimento sobre as possíveis causas do bruxismo, você poderá ter que:

  • Usar um dispositivo quando dormir: feito sob medida e ajustado aos seus dentes, ele se encaixa sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, não é uma cura.

  • Encontrando meios de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo. Por isso, você pode escolher muitas coisas e hábitos para diminuir a tensão, como ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Terapia também pode te ajudar a entender melhor quais podem ser os hábitos que te ajudam a controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face pode ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

  • Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida: uma mordida anormal, na qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.