Parar no sinal vermelho de bruxismo
Badge field

Como identificar as possíveis causas do bruxismo

Published date field

 

Normalmente, para ter um corpo saudável, as pessoas focam em exercício, alimentos nutritivos e consultas médicas regulares. Embora a saúde bucal não seja o foco de algumas pessoas nesse processo, ela pode fazer uma grande diferença em como você se sente em outros aspectos da sua vida. Mais conhecido como o ato de ranger os dentes, o bruxismo é uma doença bucal que deve ser tratada.

De acordo com o site Mayo Clinic, as pessoas que sofrem com bruxismo normalmente apertam os dentes durante o dia ou os rangem à noite enquanto estão dormindo, condição também conhecida como bruxismo noturno.

Há diversas causas para isso, mas você pode ficar atento a alguns sintomas se acredita que desenvolveu esse transtorno.

Sinais e sintomas

Essa doença tem diversos sintomas que são parecidos com os de outras doenças. Consulte seu dentista, caso você apresente algum destes sintomas:

  • Redução do esmalte dentário e aumento da sensibilidade nos dentes
  • Dor na mandíbula ou musculatura da mandíbula
  • Hábitos de ranger os dentes, especialmente durante a noite
  • Dentes desgastados, trincados ou lascados
  • Dor de cabeça que começa nas têmporas

Dificuldades para dormir

As causas dessa doença ainda não são certas, mas tanto condições físicas quanto psicológicas estão frequentemente vinculados ao ato de ranger os dentes. Dificuldades para dormir é a causa mais comum. De acordo com o site Mayo Clinic, hábitos como roncar, falar durante o sono e até mesmo o distúrbio do sono, como a apneia, têm um papel importante no desenvolvimento do bruxismo noturno. A apneia do sono é uma condição única que afeta o processo respiratório. Consulte seu médico para obter um diagnóstico e tratamento.

Emoções negativas

Raiva, ansiedade, frustração e estresse são os quatro principais motivos para uma pessoa ranger os dentes como ato reflexo. Segundo a Associação Dental Americana (ADA) o estresse é o principal motivo. Embora a orientação profissional possa facilitar o modo como você lida com fatores estressantes, há hábitos rotineiros que podem ajudá-lo a diminuir o estresse. Além de praticar exercícios, para liberar endorfina e aliviar significativamente o estresse, há alguns métodos de relaxamento, como ouvir música, caminhar ou tomar um banho quente, que também podem ajudar bastante. Problemas relacionados ao trabalho normalmente são os culpados, portanto, esteja consciente da atmosfera em que você trabalha e a maneira como aborda os aspectos complexos da sua carreira.

Estilo de vida

Hábitos baseados em substâncias, como tabaco, álcool e até mesmo excesso cafeína podem aumentar o risco de bruxismo. É possível que seu médico recomende um tratamento para combater vícios que possam ser prejudiciais, se necessário. Lembre-se de que a idade também é um fator importante: o bruxismo é mais encontrado em crianças, antes de se tornarem adolescentes.

Medicamentos e doenças

As causas do bruxismo também foram vinculadas aos efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos e antidepressivos, bem como fármacos administrados para condições neurológicas como Doença de Huntington e Doença de Parkinson. Nesse caso, consulte seu médico.

Prevenção e tratamento

Se você suspeita que tenha desenvolvido bruxismo, comece a listar quaisquer sintomas e os mencione na próxima consulta com seu dentista. É possível que seu dentista solicite um exame completo para confirmar algum sintoma ou sinal e determinar os motivos pelos quais eles ocorreram. Como soluções temporárias, ele poderá prescrever um protetor bucal, para aliviar qualquer dano causado pelo rangido, ou iniciar um tratamento ortodôntico, para corrigir problemas relacionados à má oclusão. Discutir métodos para redução de estresse também é uma opção, caso ainda não tenha considerado isso.

Como sempre, o cuidado bucal começa em casa, ou seja, escove os dentes com o creme dental Colgate® Total 12 Professional Reparação Diária para fortalecer o esmalte que pode ficar desgastado devido a essa condição.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.