Badge field

Restaurações: O Básico

Published date field

Columbia


Determinando se você precisa de uma restauração

Seu dentista pode utilizar vários métodos para determinar se você tem cárie, incluindo:

  • Observação — Algumas manchas em seus dentes podem ser o indicativo da presença de uma cárie. Seu dentista poderá utilizar uma sonda exploradora, um instrumento de metal com ponta afiada para identificar uma possível cárie. O esmalte saudável do dente é duro e resiste à pressão exercida pela sonda exploradora. O esmalte cariado tem uma consistência amolecida. As sondas exploradoras devem ser utilizadas com cuidado. Pressionar muito a sonda exploradora pode danificar um dente saudável. Ela também pode espalhar as bactérias que causam cárie para os outros dentes.
  • Corante para detecção de cárie — Pode ser passado sobre seus dentes. O corante vai aderir apenas nas áreas cariadas.
  • Radiografias (raio-x) — Os radiografias podem mostrar o desenvolvimento da cárie no esmalte dos dentes e na dentina que se situa sob o esmalte. As radiografias não são muito precisas na detecção de cárie muito pequenas ou em superfícies oclusais (mastigatórias). As restaurações recentes e outras restaurações podem bloquear a visualização de uma cárie.
  • Ferramentas de auxílio na detecção de cárie com fluorescência a laser — TElas medem as alterações causadas pela cárie. São especialmente úteis para áreas com depressões e fissuras sobre as superfícies mastigatórias dos molares e pré-molares. A cárie não é a única razão da necessidade de uma restauração.

Outras razões incluem:

  • Dentes lascados ou quebrados
  • Dentes desgastados em decorrência de situações impróprias como:
    • Roer unhas
    • Ranger os dentes (bruxismo)
    • Usar os dentes para abrir objetos

Etapas da restauração

Quando você vai ao dentista para um dente, pode ser que você tenha que fazer uso de anestesia para dessensibilizar a área. Depois, seu dentista removerá a cárie do dente usando uma broca. Raios laser também podem ser utilizados para remover cárie.

A caneta, que os dentistas chamam de alta rotação, utiliza cones de metal chamados broca para e remover a cárie. As brocas possuem vários formatos e tamanhos. Seu dentista escolherá as brocas corretas para o tamanho e a localização da sua cárie.

Primeiramente, seu dentista utilizará uma caneta de alta rotação (aquela com o som agudo) para remover o esmalte e a cárie do dente. Assim que a broca atingir a dentina, ou a segunda camada do dente, o dentista poderá usar uma caneta com baixa rotação. Isto porque a dentina é mais amolecida do que o esmalte.

Assim que toda a cárie for removida, seu dentista moldará o espaço no sentido de prepará-lo para receber a restauração. Diferentes tipos de restauração requerem diferentes procedimentos de modelagem para assegurar que elas vão ficar no lugar. Seu dentista pode colocar revestimento para proteger a polpa do dente (onde os nervos estão).

Alguns desses materiais liberam flúor para proteger o dente de futura cárie, como é o caso do ionômero de vidro

Se seu dentista estiver colocando uma restauração, ele irá preparar o dente com um gel ácido antes de colocar a restauração. O ataque ácido fará pequenas irregularidades na superfície do esmalte do dente. O material restaurador preenche essas irregularidades.

As restaurações com o sistema adesivo podem reduzir o risco de vazamento ou de cárie embaixo da restauração, e que normalmente é feita em resina composta.

Alguns tipos são endurecidos com auxílio de uma luz especial. Com esses materiais, seu dentista irá inserir o material e parar várias vezes para colocar a luz sobre a resina. Isto endurece (polimeriza) o material e o fortalece.

Finalmente, após este procedimento, o dentista usa uma broca para dar acabamento e polir o dente.

Após a restauração

Algumas pessoas sentem sensibilidade após o procedimento. O dente pode ficar sensível a pressão, ar, alimentos açucarados ou variação de temperatura. Os procedimentos restauradores às vezes podem causar sensibilidade.

Uma razão bem comum para a dor após o desaparecimento da anestesia é o fato de a restauração ficar muito alta. Ligue para seu dentista o mais breve possível para que ele possa reduzir a altura da restauração.

O segundo tipo de desconforto é um choque agudo que o paciente sente ao tocar os dentes. Esse choque é o chamado choque galvânico. É causado por dois metais (um da restauração nova e o outro da restauração do dente que está tocando) produzindo uma corrente elétrica em sua boca. Isso aconteceria, por exemplo, se você tivesse uma restauração nova de amálgama em um dente inferior e tivesse uma coroa de ouro no dente de cima.

Na maioria dos casos, a sensibilidade diminui em uma ou duas semanas. Até lá, tente evitar qualquer coisa que agrave a sensibilidade. Se seu dente está extremamente sensível ou se a sensibilidade não diminuir após duas semanas, entre em contato com seu dentista.

É importante informar seu dentista a respeito de qualquer sensibilidade que você esteja sentindo. Da próxima vez que você precisar de uma restauração, o dentista poderá utilizar um material diferente e fazer alterações para reduzir a sensibilidade. As pessoas reagem de forma diferente em relação aos diferentes materiais. Não há como seu dentista prever como seu dente reagirá a determinado material.

Quando falar com seu dentista sobre a sensibilidade, tente descrever o mais precisamente possível. Essa informação ajudará na decisão do que será feito numa próxima vez. Pode ser que seu dentista tenha que remover a restauração e colocar uma nova. Pode ser também que ele adicione uma base, um revestimento ou um agente dessensibilizante. Se a restauração foi muito profunda, talvez seja necessário um tratamento de canal para resolver o problema.

Por mais que seu dentista dê polimento à restauração, eventualmente algumas bordas pontiagudas podem permanecer. É difícil perceber logo após o precedimento por causa da anestesia. Se for o caso, entre em contato com o dentista e marque uma consulta para um novo polimento.

Restaurações temporárias

Talvez você receba uma restauração temporária (normalmente branca, esbranquiçada ou cinza) se:

  • Seu tratamento exigir mais de uma consulta.
  • Se você tiver uma cárie profunda e a polpa (que contém os nervos e os vasos sanguíneos) ficar exposta durante o tratamento.
  • Se você precisar de um tratamento dentário de emergência.

Uma restauração temporária pode fazer com que seu dente se recupere. Isto porque a restauração sela o dente, protegendo a polpa das bactérias e reduzindo a sensibilidade.

As restaurações temporárias normalmente contêm eugenol, um composto à base de óleo de cravo e que diminui a dor.

As restaurações temporárias não são feitas para durar. Normalmente, elas saem, se quebram ou ficam desgastadas em um mês ou dois. Se você tiver uma restauração temporária, certifique-se de voltar ao dentista para colocar a restauração permanente. Caso contrário, seu dente poderá infeccionar ou você poderá ter outros problemas.

Por que substituir uma restauração?

FAs restaurações não duram para sempre. Elas podem manchar. Restaurações feitas de resina composta podem ficar amareladas ou escurecidas com o tempo. Ao mastigar, seus dentes e restaurações se submetem a enormes pressões. Mesmo se outros problemas não se desenvolverem, algumas restaurações ficam desgastadas com o tempo e precisam ser substituídas. Uma restauração precisa ser substituída antes que ela caia, infiltre ou rache.

Bactérias e pedacinhos de alimentos podem se alojar sob a restauração se ela estiver trincada ou com alguma infiltração. Como você não consegue limpá-la, as bactérias se alimentam dos restos de alimento e formam o ácido que causa a cárie dentária. A cárie que se forma sob a restauração poderá aumentar de tamanho antes de você notá-la e causará muita dor. Por isso você deve ir ao dentista para examinar suas restaurações regularmente e substituí-las assim que descobrir um problema.

Restaurações que caem
As restaurações podem cair por várias razões:

  • Uma mordida muito forte dada em um dente que tenha uma restauração grande pode quebrar a restauração ou o dente.
  • O material utilizado na restauração não suporta as forças aplicadas a ele. Por exemplo, se você quebrar um pedaço grande do seu dente da frente, uma coroa de porcelana (da cor do dente) provavelmente será uma boa escolha. Em alguns casos, o dentista pode aplicar uma restauração com resina composta. Essa opção pode parecer boa ou aceitável, no entanto, se a restauração for muito grande, uma mordida muito forte poderá quebrar o material.
  • Saliva que entra na cavidade quando a restauração está sendo assentada. Em resinas compostas, esse fator pode desfazer a aderência do material. Consequentemente, a restauração não aderirá bem ao dente e cairá.

Restaurações trincadas
Tanto o amálgama quanto as resinas compostas podem quebrar, logo após o procedimento ou após algum tempo..

As trincas podem ocorrer após o o procedimento de restauração se ela estiver mais alta do que a altura dos demais dentes e absorver a maior parte da força da mordida. As trincas podem ocorrer com o tempo à medida que as forças da mordida e mastigação afetam a restauração e o dente restaurado.

Pequenas trincas também podem ocorrer nas bordas da restauração. Elas são normalmente ocasionadas pelo desgaste do tempo. Essas trincas podem ser reparadas

Restaurações com infiltração

Uma restauração é considerada infiltrada quando sua lateral não está adequadamente aderida ao dente. Restos de alimentos e saliva podem penetrar entre a restauração e o dente. Isto pode ocasionar cárie dentária, pigmentação ou sensibilidade.

Tanto a restauração com o amálgama quanto a resina composta podem infiltrar, mas a restauração em amálgama muitas vezes dura mais tempo. Você pode ter um pouquinho de sensibilidade no começo, mas ela diminui em duas ou três semanas. Depois ela desaparece completamente. Isso porque durante esse período, a restauração de amálgama corrói em sua superfície, e o produto dessa corrosão ajuda a vedar as bordas da restauração.

A resina composta, por outro lado, pode ser contaminado pela saliva. Isso enfraquece a aderência entre a restauração e o dente e possibilita infiltrações. Em outros casos, pode haver pequenos espaços entre o dente e a restauração. Esses espaços são causados por retrações quando o dentista polimeriza com luz ultra-violeta a restauração. A sensibilidade após a restauração pode desaparecer com o tempo. Caso contrário, pode ser que a restauração tenha que ser trocada.

As restaurações também podem infiltrar por desgaste com o passar do tempo. Estas restaurações devem ser trocadas.

Restaurações desgastadas
Algumas restaurações podem durar 15 anos ou mais. Outras, no entanto, podem exigir ser trocadas em apenas 5 anos. O dentista poderá determinar se as restaurações estão desgastadas ao ponto de terem que ser trocadas.

Apertar e ranger os dentes 
Se você aperta ou range os dentes, você poderá ter problemas com suas restaurações. As forças aplicadas em seus dentes podem causar sensibilidade no dente e desgastar mais suas restaurações. Apertar ou ranger os dentes também pode quebrar ou causar pequenas trincas. Essas pequenas trincas você vê quando ilumina os dentes.

Mantendo as restaurações
Embora muitas restaurações possam durar muitos anos, a média de uma restauração de amálgama é de cerca de 12 anos. As restaurações compostas podem não durar todo esse tempo.

Seu dentista examinará suas restaurações em suas consultas de rotina. Pode ser que seja preciso fazer uma radiografia caso seu dentista desconfie que uma restauração esteja rachada ou infiltrada, ou se há a possibilidade de uma cárie por baixo da restauração. Marque uma consulta com seu dentista nos seguintes casos:

  • Se um dente estiver sensível
  • Se você vir uma trinca
  • Se parte da restauração estiver faltando

Vá ao dentista regularmente para fazer limpezas, escove os dentes com creme dental com flúor e use o fio dental uma vez por dia.

Você também pode usar enxaguantes para diluir o nível de acidez da sua boca. Um nível baixo nível de acidez reduz o número de bactérias que causam cárie. Isto poderá fazer com que você tenha menos cárie no futuro.

Se você tiver trincas na restauração, considere perguntar ao seu dentista a respeito de um aparelho noturno. Utilizá-lo à noite poderá ajudar a interromper o trincamento caso você tenha o hábito de ranger dos dentes enquanto você estiver dormindo.

Substituindo a restauração 
Antes da remoção de uma restauração antiga, seu dentista deverá discutir com você sobre as opções de tratamentos. Geralmente é possível reparar uma restauração antiga em vez de removê-la e substituí-la completamente. No entanto, se a restauração inteira precisar ser substituída, o dentista poderá reavaliar o tipo de material que será utilizado. Fale com seu dentista sobre como você gostaria que fosse a sua restauração. Então ele poderá selecionar o material que for melhor para você.

4/8/13

© 2002- 2018 Aetna, Inc. Todos os direitos reservados.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.