Mulheres assoar o nariz com sinusite
Badge field

Alívio da dor de dente causada por sinusite | Colgate® Cuidado Bucal

Published date field

Se você é como os 28 milhões de adultos que sofrem de sinusite, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), já sabe quanta dor ela pode causar. Além disso, a dor de dente causada por sinusite em decorrência da pressão na cavidade nasal pode ser angustiante se você não estiver ciente desse efeito colateral.

É importante determinar se a sinusite é a causa de sua dor de dente. Procure um médico se você teve um resfriado que evoluiu para sinusite ou entre em contato com o dentista se sua dor tiver origem nos dentes.

A Sociedade Americana de Rinologia (ARS) define sinusite como a inflamação da mucosa que reveste as cavidades nasais, e um resfriado que dura mais de duas semanas pode evoluir para uma sinusite aguda. A infecção começa nos seios maxilares, localizados logo acima das raízes dos dentes molares, e pode causar inchaço com o acúmulo de muco bacteriano ou viral. A pressão exercida sobre as terminações nervosas dentárias pode causar a sensação de dor em um ou mais dentes.

Se você está com sinusite, a melhor maneira de se livrar da dor de dente é tratar o acúmulo de muco. Experimente estas cinco dicas para aliviar a dor de dente causada pela sinusite:

1. Beba bastante líquido e use vapor

A água ajuda a hidratar as mucosas e diminui o acúmulo de muco, explica o Animated Dissection of Anatomy for Medicine (ADAM). Portanto, tenha sempre algum líquido por perto para se manter hidratado.

De acordo com o National Institutes of Health (NIH), se você ficar desidratado, os eletrólitos afetam a quantidade de água em seu corpo, e a água não contém eletrólitos naturalmente. Portanto, você pode incluir água de coco na sua dieta, que contém eletrólitos como magnésio, potássio e sódio. Além disso, o magnésio auxilia o sistema imunológico, ajudando a combater as sinusites bacterianas e virais.

Utilize também um vaporizador ou vaporização com hortelã-pimenta nos seus cuidados diários. A hortelã-pimenta e o vapor ajudam a diminuir a congestão nasal e a dor (mais uma razão para beber chá quando está frio).

2. Coma alimentos apimentados

Mesmo se você tiver o paladar sensível, não tenha medo de ingerir alimentos que tenham um toque picante, como raiz-forte ou pimenta malagueta. Ambos têm propriedades capazes de diluir o muco, informa a ADAM, e podem proporcionar uma sensação instantânea de alívio. Mas nem todos os alimentos apimentados funcionam da mesma forma; converse primeiro com o médico para ter certeza de que você não está causando mais mal do que bem.

3. Use um expectorante

O segredo para aliviar a dor de dente causada pela sinusite é drenar o muco, diminuindo a pressão nos seios nasais. Os descongestionantes e expectorantes podem proporcionar alívio rápido, mas de maneiras diferentes. Por isso devem ser utilizados apenas com orientação médica. A Faculdade de Medicina da Universidade Baylor explica que os expectorantes "dissolvem" o muco, enquanto os descongestionantes secam efetivamente as cavidades nasais para aliviar a pressão. Antes de usar os produtos, converse com seu médico e leia as instruções sobre como e com que frequência você deve fazer a lavagem da área. No entanto, se os sintomas persistirem após o uso recomendado, você deve consultar seu médico novamente.

4. Cantarolar para dormir

Dormir é um dos meios mais importantes para aumentar a resistência geral do corpo. Durante o sono, o organismo tem a oportunidade de produzir glóbulos brancos e citocinas, que "aumentam a imunidade", como informa a revista Pflugus Archieve - European Journal of Physiology. Mas quando você está com uma dor de dente intensa causada pela sinusite, é difícil relaxar o suficiente para poder descansar.

Curiosamente, o cantarolar está relacionado a uma diminuição da dor sinusal. O fluxo de ar na área age de forma semelhante à água, ajudando a drenar e eliminar o muco acumulado, como observado por dois estudos publicados no The New York Times.

Se você já tomou um expectorante, mas ainda não consegue dormir, tente cantarolar em tons diferentes. Ao cantarolar, sua "máscara" facial vibra naturalmente, e você pode cantarolar suavemente no tom que melhor atinge a área inflamada. Os bebês são acalentados e embalados para dormir por balanços semelhantes, o que também pode ajudá-los a relaxar o suficiente para ter o descanso tão necessário.

5. Posicione sua cabeça para facilitar a drenagem

Ao descansar, mantenha a cabeça apoiada e inclinada. Deitar-se totalmente na horizontal pode causar bloqueio e pressão contínua, mas dormir com um apoio na parte superior do corpo é a melhor maneira de aliviar a dor.

É muito difícil manter os cuidados bucais adequados quando se está com uma dor de dente. Escove a área com cuidado e experimente essas dicas, mas não deixe de procurar o médico ou dentista e de manter os cuidados domiciliares constantes.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.