mulher dormindo com placa para bruxismo
Badge field

Será que preciso de uma placa para bruxismo?

Published date field

Se você com frequência acorda com dor na articulação, na cabeça ou no dente, é necessário procurar um dentista para descobrir se você está sofrendo de uma condição chamada bruxismo. O bruxismo, ou ranger de dentes, atinge cerca de 10 a 15 por cento dos adultos, de acordo com a American Dental Association.

 

Existem várias maneiras de aliviar os efeitos do bruxismo. Uma das mais comuns, que pode ser recomendada por seu dentista, é uma placa para bruxismo. É uma espécie de protetor bucal tipicamente usado durante o sono noturno.

 

Basicamente as placas de bruxismo são confeccionadas individualmente por seu dentista. Essas placas tendem a ser de boa qualidade e são confeccionadas de maneira customizada para você, porque são feitas em um laboratório a partir de um molde de sua arcada cuidadosamente tirado pelo dentista.

 

A principal função das placas de mordida é proteger a superfície dos dentes dos efeitos da atrição, a qual pode fazer o dente lascar,fraturar e sobrecarregar os músculos da mandíbula.

 

Outros tratamentos para o ranger de dentes

 

Se você acha que a placa de mordida é algo desconfortável de usar, há outros tratamentos possíveis que você pode se informar com seu dentista a respeito, e eles estão listados a seguir:

 

Alinhamento dos dentes: Dentes mal alinhados – o que os dentistas chamam de má oclusão – podem contribuir para o ranger de dentes. Isto pode ser solucionado com medidas corretivas, tal como o uso de aparelho ortodôntico.

 

Prevenção de estresse: Uma das principais causas de bruxismo é ansiedade, portanto, o seu dentista pode aconselhá-lo a utilizar um ou mais métodos de relaxamento em casa, como meditação ou, em alguns casos, aconselhamento de um profissional, para você relaxe e pare de apertar sua mandíbula.

 

Mudança de dieta ou medicação: Seu dentista pode recomendar evitar o consumo de estimulantes, como a cafeína, para reduzir o ranger de dentes. Certos medicamentos, como antidepressivos, também podem contribuir para o problema, portanto, certifique-se de informar seu dentista sobre quaisquer medicamentos que você esteja tomando, de forma que ele possa sugerir uma alternativa que de fato ajude com seu problema.

 

A coisa mais importante a saber sobre o bruxismo é que ele pode ser tratado com o auxílio de um dentista. Saiba mais sobre ranger dentes nos recursos do Centro de Cuidado Bucal da Colgate.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.