A sensibilidade dentes sensíveis pode ser uma condição na gestação por diferentes motivos, desde hábitos pessoais a mudanças biológicas e fisiológicas no corpo da mulher.
Por isso, é importante conhecer os principais fatores que podem deixar os dentes sensíveis.
As alterações hormonais podem influenciar na resposta do corpo às bactérias, segundo a Associação Americana de Gravidez (APA) . E isso pode estar associado ao surgimento de infecção periodontal, ocasionando dentes e gengivas sensíveis.
Por esse motivo, é importante fazer uma avaliação com um(a) dentista, apesar de não ser uma orientação formal de pré-natal,
Mas, quais hormônios alteram?
A progesterona, por exemplo, é um dos que aumenta durante a gestação. E é o responsável por aumentar a possibilidade de tecidos e a gengiva ficarem mais inchados e sensíveis.
A gengivite é muito comum durante a gestação devido justamente ao aumento de progesterona, entre outros fatores.
Por isso, é importante cuidar da higiene bucal com regularidade e de maneira completa:
com escovação adequada;
usando o fio dental;
e complementando com o enxaguante bucal.
Aliás, veja abaixo um vídeo de como escovar os dentes corretamente.
Na gestação, considerando que o corpo da mulher agora é responsável por manter dois seres vivos, o fluxo sanguíneo aumenta para suprir as novas necessidades.
E esse processo pode favorecer o surgimento de inflamações na região da boca, como a gengivite e a periodontite.
Embora o período gestacional possa limitar algumas intervenções cirúrgicas usadas com frequência para tratar dentes e gengiva doloridos, é possível manter o sorriso sadio durante os nove meses do pré-natal com alguns cuidados.
Na sequência, veja dicas para evitar a sensibilidade nos dentes durante a gravidez:
A partir do momento em que uma mulher descobre que está grávida, é importante agendar uma consulta com um(a) dentista e passar por uma avaliação.
Dessa maneira, o(a) profissional poderá fazer uma avaliação e começar um acompanhamento até o nascimento.
E esse acompanhamento, aliado à prevenção, pode evitar o surgimento de sensibilidade nos dentes.
Caso antes da gestação a mulher use pasta de dentes com abrasivos, é recomendado efetuar a troca, pois esse tipo de creme dental tem o objetivo fazer uma limpeza mais profunda nos dentes, retirando pigmentos e tratando manchas.
E isso pode favorecer o surgimento de sensibilidade nos dentes.
Importante: o ideal é adotar um creme dental sem abrasivos. Em caso de necessidade de uma limpeza nos dentes, o(a) dentista poderá indicar o melhor caminho a seguir.
Uma opção, aliás, é usar pasta de dente para sensibilidade, como a Colgate Sensitive Pro Alivio., criada justamente para prevenir e aliviar o incômodo dos dentes sensíveis.
Beber líquidos muito frios ou quentes ou comer doces e outros alimentos ácidos, como frutas cítricas, pode potencializar a sensibilidade nos dentes.
Portanto, o indicado é evitar o consumo ou reduzir.
Escova de dentes com toque macio é ideal para quem tem dentes sensíveis, seja durante a gestação ou não.
A escova de dentes Colgate SlimSoft, por exemplo, limpa entre e ao redor dos dentes de maneira completa e suave, garantindo uma higiene completa e adequada dos dentes sem aumentar a sensibilidade ou causar dores.
Sim, é normal, pois nesse período o fluxo sanguíneo está alterado por conta da gestação, o que pode causar gengivas sensíveis e inchadas e, consequentemente, maior sensibilidade nos dentes.
Isso acontece porque, além do aumento do fluxo sanguíneo durante a gestação, a mulher passa por muitas alterações hormonais, o que ocasiona em maior sensibilidade em determinadas regiões, como nos dentes e gengiva.
O ideal é passar por uma avaliação com um(a) dentista para receber orientações certas para você, além de ler conteúdos como este da Colgate.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.