Você acorda de manhã com a mandíbula dolorida? Seu companheiro ou companheira já disse que você faz barulho com os dentes ao dormir? Talvez você precise aprender como parar de ranger os dentes durante a noite. Esse hábito comum é a causa de vários problemas dentários graves, por isso vale a pena aprender como abandoná-lo.
Ranger os dentes é um problema?
Os dentistas tem um nome para o hábito de ranger e apertar os dentes. Esse hábito é chamado de bruxismo. Se ocorre durante a noite, é chamado de bruxismo noturno. Muitas vezes, os dentistas notam o problema porque quando ele se torna muito intenso, pode causar danos ao esmalte dos dentes.
Sendo assim, como saber se ranger os dentes à noite vai causar problemas dentários? Observe se você tem algum desses sintomas:
- Dor de cabeça pela manhã
- Dor na mandíbula ou nos músculos faciais
- Dentes lascados ou quebrados
- Sensibilidade ou amolecimento dos dentes
- Marcas de dentes na língua
Se você observar algum desses sintomas, consulte o dentista para avaliar as possíveis causas. Se não for tratado, o bruxismo pode causar danos ao esmalte dos dentes ou dentes lascados ou quebrados. Você também pode tomar algumas medidas para prevenir o bruxismo noturno.
Como parar de ranger os dentes
A maioria dos casos de bruxismo é causada por estresse emocional ou ansiedade. Para evitar que o bruxismo ocorra, você deve começar tentando solucionar qualquer situação estressante em sua vida. Experimente estas técnicas para relaxar antes de dormir:
- Livre-se de pensamentos negativos: Mantenha um bloco de notas ao lado da cama. Se você sentir ansiedade antes de ir para a cama, reserve cinco minutos para anotar suas emoções e, em seguida, largue a caneta, relaxe e prepare-se para dormir. Esse processo pode ajudar a afastar os pensamentos negativos recorrentes que poderiam ser a causa do bruxismo noturno.
- Pratique a atenção plena: Ao fechar os olhos para adormecer, perceba a tensão na mandíbula. Às vezes, a simples ação de colocar a cabeça no travesseiro é um sinal para que você comece a apertar a mandíbula. Conscientemente, solte e relaxe os músculos da mandíbula e do rosto. Se você acordar durante a noite, repita o processo de relaxamento.
- Peça ajuda ao seu companheiro ou companheira: Peça ao seu companheiro ou companheira para que lhe dar um cutucão ao ouvir você ranger os dentes durante a noite. Ao acordar, repita o exercício de atenção plena antes de voltar a dormir.
- Considere usar um protetor bucal: Se você ainda precisar de ajuda para conseguir parar de ranger os dentes durante a noite, fale com o dentista sobre a possibilidade de usar um protetor bucal. O protetor bucal é feito sob medida a pedido do dentista.