A função de alguns objetos está indicada no próprio nome. Por exemplo... uma máquina de lavar louça lava pratos, um liquidificador liquidifica e uma torradeira torra. A mesma regra vale para a sua contenção. Sua principal função é conter a posição dos dentes. Mas como funciona uma contenção exatamente? Daremos algumas informações sobre esses aparelhos que podem melhorar sua saúde dental e proteger o seu sorriso.
Como funciona uma contenção?
O que é uma contenção?
As contenções são usadas para manter os dentes no lugar depois do alinhamento obtido pelo uso de aparelho. Os tipos de contenções incluem:
- Placa de Hawley
A placa de Hawley é o tipo tradicional de contenção feita com um molde de plástico que se encaixa no céu da boca e tem um fio ortodôntico que percorre a parte externa dos dentes. - Contenção transparente
As contenções transparentes são uma alternativa discreta à placa de Hawley porque são feitas de plástico transparente e sob medida para caber sobre os dentes, mantendo-os no lugar. - Contenção fixa
Uma contenção fixa é um fio ortodôntico que percorre a parte de trás dos dentes e é permanentemente colado aos dentes com um material composto que é polimerizado (ou endurecido) com uma luz fotopolimerizadora.
Como funciona o realinhamento dentário?
Seus ossos têm dois tipos de células que fazem todo o trabalho para remodelar seu esqueleto conforme necessário. Os osteoclastos quebram o osso antigo e o passam para a corrente sanguínea (reabsorção), e os osteoblastos constroem o osso onde ele precisa ser reforçado (ossificação). Quando você é criança, seus ossos se reconstroem mais rapidamente e esse processo fica mais lento com a idade. Ao contrário do que se possa imaginar, nossos ossos são tecidos muito ativos. Para se ter uma ideia, os bebês nascem com cerca de 70 ossos a mais que os adultos. Com passar do tempo, parte dos ossos se fundem, enquanto outros inteiramente novos nascem. Como tecido vivo que é, o osso precisa ser renovado continuamente a uma taxa de aproximadamente 10% ao ano, de acordo com a Revista Brasileira de Ortopedia.
Quando os ortodontistas realinham seus dentes com aparelhos, alinhadores transparentes ou outros dispositivos, a reabsorção e a ossificação são responsáveis pelo movimento e o fortalecimento dos dentes em uma nova posição.
Para que a contenção é necessária?
Antes de mais nada, vamos entender brevemente como seu maxilar permite que seus dentes se desloquem para um novo posicionamento. Seus ossos têm dois tipos de células que fazem todo o trabalho para remodelar seu esqueleto conforme necessário. Os osteoclastos quebram o osso antigo e o passam para a corrente sanguínea (reabsorção), e os osteoblastos constroem o osso onde ele precisa ser reforçado (ossificação). Os ossos são reforçados por meio da osseointegração, onde são mais utilizados.
Para o seu maxilar, quando você mastiga e morde, a força que você exerce por meio dos dentes na mandíbula envia sinais aos osteoblastos para manter esse osso forte. Após o alinhamento dos dentes por um aparelho ortodôntico, esse processo ajuda seus dentes a se ajustarem enquanto uma contenção os mantém no lugar certo.
Sem uma contenção, seus dentes retornarão à sua posição original antes que o osso tenha tempo de se fortalecer nas áreas necessárias para mantê-los no lugar.
Saiba se as contenções podem realinhar os dentes.
Por quanto tempo as contenções são necessárias?
Após a remoção do aparelho, pode levar algum tempo até que os dentes permaneçam no lugar. Siga as recomendações do seu ortodontista para suas necessidades específicas. Você pode precisar usar sua contenção 24 horas por dia durante os primeiros três meses, exceto quando estiver comendo.
Se seus dentes estavam severamente desalinhados, pode levar até um ano ou mais para que as coisas realmente se estabilizem. Seu ortodontista pode recomendar que você continue a usar uma contenção pelo menos parte do dia após este primeiro período de 12 meses, para garantir que a nova posição se fixe. Segundo a Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, o tempo de uso de contenções, ou aparelhos contentores, pode variar de acordo com a idade, características de má oclusão, hábitos e outros fatores. Não existe um tempo máximo para o uso das contenções.
No mínimo, siga a prescrição do seu ortodontista. Se você não usar sua contenção por um período de tempo e seus dentes se deslocarem de uma maneira que torne seu uso desconfortável ou doloroso, entre em contato com seu ortodontista imediatamente para que você possa voltar a usá-la.
Saiba mais sobre quanto tempo você deve usar uma contenção.
Por que o alinhamento dos dentes é importante?
Quando seus dentes estão alinhados, eles tendem a abrigar menos bactérias porque são mais fáceis de limpar. Uma melhor higiene bucal diminuirá o risco de cárie dentária, doença periodontal e suas gengivas podem apoiar melhor dentes alinhados. Você também pode ter um risco reduzido de quebra e desgaste dos dentes quando eles se encaixam corretamente. Alinhadores e aparelhos transparentes podem até mesmo aliviar o estresse anormal exercido em sua mandíbula por dentes desalinhados.
Se você usou aparelho ortodôntico, alinhadores transparentes ou outro aparelho ortodôntico para alinhar os dentes, muito trabalho já foi feito para alcançar a mordida ideal. A melhor maneira de garantir que todo esse trabalho valeu a pena é seguir os conselhos do seu ortodontista e usar a contenção conforme prescrito. Ao fazer isso, você poderá manter um sorriso saudável por toda a vida.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.