Talvez aquela bola errante resolveu acertar sua boca. Talvez você tenha mordido com força um pé de moleque duro. Ou talvez você estivesse rangendo os dentes à noite. O que quer que tenha acontecido, o resultado é um dente lascado. Quebrar um dente é algo que não se pode evitar, e isso pode ser dolorido e afetar o seu sorriso. Portanto, não deixe de marcar um horário com o dentista para examinar o dente lascado o mais rápido possível. O dente lascado é a má notícia. A boa notícia é que o dentista tem à sua disposição várias opções para o reparo desse dente e nós vamos explicá-las abaixo.
Quatro opções para o reparo de um dente lascado
O que fazer primeiro
Talvez não seja possível marcar uma consulta com o dentista imediatamente após ter quebrado o seu dente. Existem, entretanto, alguns remédios caseiros que podem reduzir o desconforto e o inchaço, se houver. As opções são:
- Tente usar um medicamento de venda livre para a dor
- Use um enxaguante bucal para remover qualquer resíduo das bordas irregulares do dente
- Aplique indiretamente uma bolsa de gelo se a dor persistir
Se o dente lascado ocorreu devido a um incidente traumático grave, com dor e sangramento intensos, procure o pronto-socorro local imediatamente.
1) Restauração adesiva
Para as fraturas mais simples e menores nos dentes, a restauração adesiva é a alternativa de reparo mais provável que o dentista pode recomendar. Consiste em aplicar um material restaurador de resina composta sobre o dente para criar um molde. O dentista então moldará a resina composta no local fraturado para que ela se incorpore ao dente. A restauração adesiva é uma ótima opção pelos seguintes motivos:
- Trata-se de um procedimento estético simples
- Com os cuidados bucais adequados, é eficaz por muitos anos
- Seu preço é acessível
- Tem aspecto natural
2) Facetas
Se a fratura for um pouco maior, as facetas podem ser uma opção mais adequada para você. Enquanto a restauração adesiva preenche pequenas lascas aqui e ali, as facetas são coberturas de porcelana colocadas na parte frontal do dente. Conferem ao dente um aspecto muito harmonioso e natural. Se for apenas um dente lascado, a faceta têm um preço razoável; mas se forem vários dentes, o procedimento pode ser caro. Porém, as facetas são mais duradouras do que a restauração adesiva, conforme assinala um artigo publicado na revista International Journal of Prosthodontics. Com os cuidados bucais adequados, devem durar cerca de 20 anos.
3) Coroas
As coroas e facetas são muito parecidas, pois ambas são normalmente feitas de porcelana. Enquanto as facetas cobrem a frente do dente lascado, uma coroa envolve o dente inteiro. Quando a fratura é significativa e grande parte do dente foi perdida, as coroas são uma excelente solução. Além disso, existem diferentes tipos de coroa. O bom de todos eles é que, como envolvem o dente lascado, ajudam a evitar qualquer dano futuro ao dente ou ao nervo.
4) Implantes dentários
A última opção para reparar um dente lascado seria fazer um implante dentário. Essa opção é indicada apenas para as fraturas mais graves, nas quais pouco resta do dente acima da margem gengival. Nesse caso, é necessário extrair o dente e deixar que o local cicatrize antes da colocação do implante pelo dentista. Uma vez cicatrizado, um pino de metal permanente é implantado no osso abaixo da gengiva e, por último, o implante dentário, parecido com um dente de verdade, é colocado sobre o pino. É a opção mais demorada e mais cara, mas os resultados devem durar pelo resto da vida.
Como um floco de neve ou uma impressão digital, nem todas as fraturas de dente são iguais. Portanto, o dentista deve fazer um exame adequado antes de decidir sobre a melhor opção para você e sua saúde bucal. Seja qual for a opção indicada, manter uma rotina de cuidados bucais adequados só ajuda a manter o dente reparado são e salvo. Outra dica importante é sempre tomar cuidado com alimentos mais duros e buscar meios para se proteger ao praticar esportes e demais atividades físicas.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.