Ilustração 3D odontológica da anatomia dos dentes superiores

Lesão do nervo alveolar inferior (NAI): causas e sintomas

A boca tem muitas áreas visíveis sobre as quais ouvimos falar o tempo todo quando se trata de saúde bucal, como os dentes, a língua e a gengiva. Mas e quanto às partes fundamentais de nossa boca que não são discutidas? O nervo alveolar inferior (NAI), ligado aos dentes molares e pré-molares, desempenha um papel importante na saúde bucal. Vamos analisar o que é o NAI e quais são os sintomas de possíveis danos a esse nervo.

O que é e onde está localizado o nervo alveolar inferior?

De acordo com o site StatPearls, o nervo alveolar inferior é responsável pela "inervação sensorial das bochechas, lábios, queixo, dentes e gengiva".Visualmente, é um nervo que percorre a mandíbula, no qual o dentista normalmente aplica a anestesia local ao preparar um dente da arcada inferior para receber uma restauração. Se for uma restauração em um dente da arcada superior, o dentista injetará o anestésico no nervo alveolar superior. Na terminologia odontológica, o processo de injeção de um anestésico nesses locais é chamado de bloqueio nervoso.

Além disso, quando você sente dor na boca por causa de uma cárie, um dente quebrado, um abcesso ou uma úlcera na arcada dentária inferior, essa região enviará sinais de dor para o cérebro através do NAI. Esse nervo realmente desempenha um papel importante em todo o ecossistema de nossa saúde bucal!

Quais são as causas de lesão do nervo alveolar inferior?

Em raras ocasiões, o NAI pode sofrer lesões devido a procedimentos como a extração dos dentes do siso. Isso ocorre quando as raízes do dente do siso envolvem ou comprimem o NAI, podendo resultar em danos ao nervo. Dentes do siso impactados que desenvolvem cistos também podem lesionar os nervos próximos. Há também um risco maior de lesão do NAI quando os dentes do siso são extraídos tardiamente, e é por isso que os profissionais de odontologia recomendam que as pessoas extraiam os dentes do siso no final da adolescência ou antes dos 25 anos.

De acordo com a Faculdade de Odontologia Clínica da Universidade de Sheffield, a cirurgia para correção de deformidades faciais e as fraturas faciais são dois outros exemplos, embora não tão comuns quanto a extração dos dentes do siso, de situações que podem levar à lesão do nervo alveolar inferior. A lesão também pode ser causada pela colocação de um implante.

Quais são os sintomas da lesão do nervo alveolar inferior?

Existe uma série de sintomas comuns da lesão do nervo alveolar inferior, não importa qual tenha sido a causa. A lesão do NAI se manifestará através de dor ou sensações anormais no queixo, dentes inferiores, mandíbula e lábio inferior. A lesão do nervo pode resultar em dificuldades de fala e/ou afetar a mastigação. Se você apresentar algum desses sintomas ou sentir dor no nervo alveolar inferior — principalmente após uma cirurgia recente — procure um dentista.

Como posso proteger o nervo alveolar inferior?

Quando se trata de manter a saúde do NAI, a questão se resume a hábitos regulares de cuidados bucais. Afinal de contas, sua boca merece o mesmo tipo de cuidados que você dispensa ao resto do corpo. As bases para um sorriso duradouro começam com a escovação dos dentes duas vezes ao dia com um creme dental fluoretado e a limpeza entre os dentes com um dispositivo interdental, como o fio dental. Lembre-se também de agendar avaliações dentárias regulares para que o dentista possa monitorar sua saúde bucal.

Sem o funcionamento adequado do nervo alveolar inferior, você não conseguiria realizar muitas das funções orais básicas, como mastigar e engolir. Agora você sabe um pouco mais sobre o papel que o nervo alveolar inferior desempenha e como ele estabelece uma conexão da mandíbula com o cérebro e o resto do corpo.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.