Processo alveolar é o termo em odontologia que designa o osso que circunda os dentes. Às vezes também é chamado de osso alveolar. Está relacionado a outras estruturas, e o osso e os dentes (naturais ou implantados) trabalham juntos para manterem-se saudáveis.
Processo alveolar: onde está localizado
O processo alveolar está localizado em cima do osso basal, que fica abaixo do ápice (ou extremidade) da raiz do dente, explica a Faculdade de Odontologia da Universidade de Pittsburgh. O osso basal é constituído pelas mesmas células que formam os ossos do corpo e é mais denso que o osso alveolar, o que o ajuda a proteger estruturas vitais da boca, como nervos, artérias e seios.
Anatomia do processo alveolar
O processo alveolar se desenvolve originalmente com o desenvolvimento dos dentes. Ele circunda os dentes erupcionados na boca e é coberto pelo tecido gengival, também conhecido como gengiva. Sob a gengiva, encontra-se a parede externa do processo alveolar, chamada de cortical óssea. O lado interno do osso, próximo dos dentes, é chamado de osso alveolar propriamente dito.
Entretanto, o osso alveolar propriamente dito não está diretamente ligado ao dente. Em vez disso, o osso e o dente são conectados por uma estrutura chamada ligamento periodontal, composta de fibras, vasos sanguíneos e nervos, informa a Faculdade de Odontologia da Universidade de Pittsburgh.
Processo alveolar e saúde dentária
O processo alveolar é importante para que os dentes permaneçam na cabeça e mantenham-se totalmente funcionais. A periodontite avançada pode destruir o suporte ósseo abaixo do dente, o que significa que você pode perdê-lo.
Às vezes, um dente pode ser extraído de propósito por causa de um problema dentário. Em ambos os casos, o local onde o dente se aloja - agora chamado de alvéolo dentário - pode mudar de tamanho e formato se estiver faltando um dente. Isso ocorre porque o osso alveolar existe para alojar os dentes. Sem um deles, a área do osso diminuirá e, com o tempo, ficará apenas o osso basal.
A perda do osso alveolar pode alterar o formato e a aparência da boca. Sem o osso alveolar, também é difícil substituir os dentes por próteses ou implantes. Às vezes, são necessários enxertos ósseos para melhorar a área para fazer um implante ou por razões estéticas.
Para evitar esses problemas, é importante consultar o dentista para fazer um implante dentário logo após a perda ou a extração de um dente. Com a prótese dentária removível ainda pode ocorrer perda óssea. Por outro lado, um implante dentário permanente ajuda a preservar o osso na área por um longo período de tempo.
O segredo para manter os dentes e o osso circundante é uma boa higiene bucal e avaliações regulares pelo dentista e higienista dental. Tenha bons hábitos de saúde bucal, como usar o fio dental e escovar os dentes duas vezes ao dia.