Qual a relação entre enxaqueca e dor dental?
Algumas condições, como bruxismo, podem resultar em desconforto e dores na face e na cabeça.
A articulação temporomandibular (ATM)
O distúrbio na articulação temporomandibular (DTM) ocorre quando a articulação que conecta o maxilar superior e inferior não funciona corretamente. A principal função dessa articulação é permitir o movimento do maxilar inferior em três direções: para frente, para trás e de um lado para o outro. E a DTM pode acontecer como se sua mandíbula estivesse estalando ou momentaneamente presa.
Os sintomas são:
- dor de cabeça ou enxaqueca agudas;
- sons de estalos ou cliques;
- músculos da mandíbula sensíveis;
- e dor de ouvido e de dente.
O(a) dentista pode diagnosticar a disfunção da ATM para indicar como aliviar a dor na mandíbula. E isso, por sua vez, pode reduzir a dor de cabeça.
Além disso, ações simples podem aliviar o distúrbio, como evitar a mastigação em excesso (de chicletes, por exemplo), fazer exercícios regulares para reduzir a ansiedade, por exemplo, e massagear a mandíbula.
Ranger ou apertar os dentes
Talvez, você tenha bruxismo, ou seja, o hábito (mesmo quem involuntário enquanto você dorme) de apertar e ranger os dentes. E o bruxismo pode ser causado pelo estresse, dentes desalinhados ou doenças nervosas e musculares na face.
Os sintomas podem ser:
- dor de cabeça pela manhã;
- enxaquecas;
- barulho de ranger durante a noite;
- músculos da mandíbula tensos;
- e dentes danificados ou trincados, provocando dor.
Se você tem algum desses sintomas, procure o(a) dentista para um diagnóstico adequado. Ele(a) poderá mudar a condição do bruxismo corrigindo o alinhamento ou fornecendo uma placa protetora para os dentes.
Por sua vez, essa condição, quando relacionada ao estresse, por ser tratada por meio de aconselhamento profissional, técnicas de relaxamento ou medicamentos prescritos. E se você está pensando no seu(ua) filho(a), o bruxismo infantil costuma ser passageiro.
Dor no dente
Se a sensação e o estresse de uma dor de dente forem suficientemente fortes, a enxaqueca pode surgir como consequência. E como dito antes, a própria enxaqueca pode causar a dor de dente. Isso se deve a uma lesão nervosa relacionada às duas condições.
Se a sua dor de cabeça estiver associada à cárie ou problemas na gengiva, o(a) dentista fará uma avaliação mais detalhada para indicar os próximos passos. E se ele(a) não perceber uma relação com cárie ou doença periodontal, poderá indicar um outro profissional para te acompanhar.