couple researching home remedies for gingivitis

Remédios caseiros seguros para a gengivite para complementar a limpeza regular

Os cuidados preventivos são a melhor maneira de tratar a gengivite, uma forma leve e reversível de doença periodontal Além da escovação e do uso do fio dental regulares, remédios caseiros seguros para a gengivite e dicas de prevenção podem ajudar a controlar o acúmulo de placa bacteriana nos dentes.

Um relatório publicado na revista Journal of Periodontology constatou que, na última década, 46% dos adultos dos Estados Unidos tinham periodontite, ou doença periodontal, e 9% tinham periodontite grave. Isso significa que a gengivite é um problema para quase metade dos indivíduos que moram nos Estados Unidos. Remédios caseiros seguros para aliviar a dor e a inflamação da gengivite, aliados a limpeza profissional, escovação e uso do fio dental regulares, podem ajudá-lo a manter sua saúde bucal nos trilhos.

Sintomas da gengivite

A gengivite é o primeiro estágio da doença periodontal e indica acúmulo excessivo de placa bacteriana nos dentes e na margem gengival. A gengivite é o precursor da forma mais grave de doença periodontal, a periodontite, que é causada por acúmulo gradual de bactérias acima e abaixo da margem gengival e perda óssea.

Infelizmente, não é preciso chegar à periodontite para conhecer seus sintomas. Normalmente, caracteriza-se por inflamação e vermelhidão na gengiva. Você pode notar que a gengiva está sensível, inchada ou sangrando ao escovar os dentes ou passar o fio dental. A gengivite também é uma causa comum de mau hálito e até mesmo de dor ao mastigar, de acordo com o National Institutes of Health.

É fundamental tratar a gengivite no estágio inicial para evitar problemas mais graves na gengiva.

Prevenção e remédios caseiros para a gengivite

A alimentação é fundamental para manter a boa saúde bucal e prevenir a gengivite. Evitar alimentos excessivamente ácidos pode ajudar a preservar o esmalte e prevenir a cárie dentária. A escovação cuidadosa e o uso do fio dental todos os dias ajudará a remover a placa bacteriana e evitará a ocorrência de uma doença mais grave na gengiva.

Trate a gengivite assim que ele surgir e lembre-se que os remédios caseiros não são uma solução rápida. Se você notar aumento da sensibilidade na gengiva ou sangramento durante a escovação ou o uso do fio dental, marque uma consulta com o dentista. Ele poderá orientá-lo sobre a rotina diária de cuidados bucais e ajudá-lo a manter a gengiva saudável.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.