Você já se perguntou se alguma vez negligenciou etapas importantes da sua rotina de higiene bucal? Além de cuidar bem de sua própria saúde bucal, também é seu dever como mãe ou pai ensinar boas práticas de saúde bucal para seus filhos. Às vezes, como as tarefas comuns se tornam hábitos, tendemos a perder de vista o uso das técnicas adequadas. Continue lendo para relembrar as técnicas de escovação e uso do fio dental, além de dicas de boa alimentação, para manter os dentes e a gengiva saudáveis.
Como escovar os dentes corretamente
Ao escovarmos os dentes, nosso objetivo é remover o máximo de placa bacteriana possível. De acordo com Associação Americana de Odontologia (ADA), a placa bacteriana é uma película pegajosa e transparente, repleta de bactérias, que recobre os dentes e a gengiva. A remoção da placa bacteriana pela escovação ajuda a manter os dentes saudáveis e sem cárie. Você e os seus filhos devem escovar os dentes por, no mínimo, dois minutos. Durante a escovação, é preciso escovar a superfície interna, externa e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de vai e vem. No entanto, lembre-se de escovar os dentes suavemente, porque uma escovação com movimentos vigorosos pode irritar a gengiva. Não se esqueça de escovar também os tecidos moles, incluindo a margem gengival e a língua, para remover a maior quantidade possível de bactérias da boca. Para ajudar a limpar a boca inteira, considere usar uma escova dental com limpador de língua e bochechas.
Como usar o fio dental de forma adequada
Embora a escova de dentes consiga remover a maior parte da placa bacteriana, ela não consegue limpar completamente entre os dentes. Por essa razão, o uso diário do fio dental é obrigatório. De acordo com a ADA, o fio dental destrói colônias de bactérias que se formam ao longo da margem gengival e, ao mesmo tempo, estimula a gengiva, ajudando a prevenir doenças periodontais. Primeiro, puxe cerca de 40 centímetros de fio dental da embalagem. Enrole a maior parte do fio dental ao redor de cada dedo médio e use os indicadores para guiar o fio dental com firmeza entre os dentes. Usando apenas alguns centímetros do fio dental, mova-o suavemente entre os dentes em movimentos de vai e vem. Não se esqueça de curvar o fio formando uma espécie de C ao redor da base do dente para limpar um pouco abaixo da margem gengival. Utilize uma parte nova do fio dental para cada espaço interdental, para não levar a placa bacteriana de um dente para o outro. Não use muita força para não cortar ou machucar a gengivas.
Dicas de alimentação adequada para a saúde bucal
As bactérias existentes na boca se alimentam de açúcar; de fato, o açúcar é a fonte natural de alimento para essas bactérias. Segundo a ADA, alimentos com baixo teor de amidos e açúcares podem ajudar a matar as bactérias da boca de fome. Em vez de comer alimentos processados com aditivos e carboidratos simples, experimente preparar mais refeições com legumes e verduras frescos e proteínas magras para toda a família. Além disso, tente restringir o consumo de lanches e petiscos pelos seus filhos no intervalo das refeições para manter a boca limpa e saudável entre as escovações. Outra maneira fácil de reduzir o consumo de açúcar é substituir as bebidas doces e gaseificadas por água. Essa troca não só ajuda a matar as bactérias de fome, como também ajuda a remover resíduos da boca.