Higiene bucal infantil

menina fazendo um quebra cabeças

Nunca é cedo demais para incentivar as crianças a terem hábitos saudáveis de higiene bucal. Os dentes do seu filho correm o risco de ficar cariados assim que começam a nascer. Segundo a Academia Americana de Pediatria, a cárie dentária em crianças, também conhecida como cárie da primeira infância, é a doença crônica infantil mais comum nos Estados Unidos. Em alguns casos, a cárie grave pode resultar em perda dentária. A boa notícia é que a cárie é completamente evitável. Então, o que você pode fazer para estabelecer uma boa saúde e higiene bucal infantil para o seu filho? Basta seguir algumas orientações básicas.
 

Erupção dos dentes de leite

Verifique os dentes do seu filho. Geralmente, o primeiro dente de leite irrompe entre 6 e 9 meses de idade, e aos 3 anos de idade, seu filho deve ter 20 dentes. Se o primeiro dente não nascer até os 9 meses, você deve consultar o pediatra. Os dentes de leite saudáveis são brancos, sem manchas ou descolorações, e a gengiva saudável é lisa e rosada. Se os dentes do seu filho estiverem manchados, marque uma consulta com o dentista. A Associação Americana de Odontologia recomenda que você leve seu filho a uma consulta odontológica 6 meses após o nascimento do primeiro dente, o mais tardar até o seu primeiro aniversário.
 

Limpeza dos dentes de leite para uma saúde bucal adequada

Do nascimento aos 12 meses, você deve limpar cuidadosamente a gengiva do bebê com uma toalhinha ou gaze limpa. Quando o primeiro dente nascer, limpe sua superfície com uma escova de dente para bebê e água. Segundo a Academia Americana de Pediatria, o melhor momento para limpar os dentes do bebê é depois da primeira refeição da manhã e antes de dormir.

Para crianças de 12 a 24 meses, use uma escova dental de tamanho apropriado para crianças e uma quantidade de creme dental do tamanho de uma ervilha. A Academia Americana de Pediatria afirma que o flúor é uma substância segura e natural que é muito eficaz na prevenção da cárie. Se você não mora em uma comunidade que suplementa a água potável com flúor, o dentista ou pediatra pode prescrever um suplemento de flúor. Para crianças com baixo risco de desenvolver cárie da primeira infância, os suplementos não são recomendados e outras fontes de flúor devem ser procuradas.

A escovação e o uso do fio dental são uma parte muito importante da rotina de higiene bucal infantil do seu filho; portanto, é fundamental usar a técnica adequada. Para escovar os dentes do seu filho:

  • Posicione a escova dental em um ângulo de 45° em relação à gengiva.
  • Mova a escova suavemente para frente e para trás.
  • Escove todas as superfícies de cada dente (externa, interna e mastigatória).
  • Para escovar a superfície interna dos dentes da frente, incline a escova verticalmente e escove suavemente para cima e para baixo.
  • Escove a língua para remover qualquer bactéria.

Para passar o fio dental nos dentes do seu filho:

  • Corte cerca de 45 centímetros de fio dental.
  • Enrole as pontas do fio dental em torno dos dedos médios.
  • Segure o fio dental com firmeza entre os polegares e os dedos indicadores e insira-o cuidadosamente entre os dentes.
  • Curve o fio dental em forma de C e mova-o suavemente para cima e para baixo, mantendo-o pressionado contra o dente.
  • Passe o fio dental em todos os dentes e não esqueça de passar atrás dos dentes do fundo.
     

O uso do fio dental só deve começar quando o seu filho tiver dois dentes em contato, o que normalmente ocorre em torno de dois a dois anos e meio de idade. Embora as crianças consigam escovar os dentes sozinhas aos 6 anos, elas costumam ter dificuldade para usar o fio dental até por volta de 8 a 10 anos de idade. Uma excelente ferramenta que ajudará seu filho enquanto ele aprende a usar o fio dental é o segurador de fio dental. Para crianças mais velhas, amarrar as extremidades de um pedaço de fio dental para criar uma volta de cerca de 30 cm permitirá que elas prendam o fio dental entre o polegar e o dedo indicador, facilitando assim o uso da técnica adequada.

Mais importante ainda, cuide dos seus próprios dentes. O exemplo vale mais do que palavras. Você e seu filho podem escovar os dentes e passar o fio dental juntos. A higiene bucal infantil não precisa ser uma tarefa desagradável. Em vez disso, pode ser uma atividade divertida e de estreitamento de laços entre você e seu filho.




 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.