A limpeza adequada é necessária mesmo se seu filho ainda não tiver nenhum dente. Comece a criar bons hábitos de saúde bucal imediatamente, limpando a gengiva do bebê com uma gaze ou um paninho úmido limpo depois de cada refeição. Você pode manter essa rotina de limpeza até mesmo quando o primeiro dente tiver nascido, por volta dos 6 meses. Quando mais dentes começarem a nascer, você deve começar a limpá-los como uma escova de dente para bebê macia e pequena e água.
Aos 2 anos, seu filho provavelmente vai gostar de manusear a escova de dente, mas não terá a destreza manual para escovar os dentes de forma eficaz. Você deve continuar escovando os dentes dele duas vezes ao dia com uma escova dental de cerdas macias, esfregando-os levemente com movimentos circulares. A Academia Americana de Odontopediatria recomenda usar apenas uma quantidade mínima de creme dental fluoretado para crianças menores de 2 anos e uma quantidade do tamanho de uma ervilha para crianças com mais de 2 anos. Se for usar creme dental fluoretado, observe se seu filho cospe o excesso de creme dental. Se ele tiver algum dente ao lado de outro, é hora de começar a passar o fio dental entre eles. Seu filho provavelmente não conseguirá usar o fio dental corretamente até aproximadamente 9 ou 10 anos de idade, portanto, é muito importante ensinar a ele essa habilidade ou usar um fio dental com haste para melhorar a saúde bucal entre os dentes.
Aos 4 ou 5 anos, seu filho pode querer começar a escovar os dentes sozinho. Esse é um bom momento para ensiná-lo a escovar os dentes e deixá-lo praticar diariamente. Nessa idade, ele ainda não terá a destreza manual para uma boa escovação, por isso é importante que você escove os dentes dele novamente, principalmente na hora de dormir. Troque a escova de dente a cada 3 meses ou quando ela começar a parecer desgastada e as cerdas não estiverem mais retas.
Entre 7 e 8 anos de idade, ele não vai mais querer usar uma escova de dente para bebê e provavelmente conseguirá escovar os dentes sozinho. Os dentistas recomendam que você verifique periodicamente se a escovação do seu filho está sendo eficaz. Uma maneira fácil de fazer isso é usando pastilhas evidenciadoras de placa bacteriana, que você pode obter com o dentista ou comprar na farmácia. Essas pastilhas vão colorir as áreas dos dentes que estão com placa que não foram escovadas direito por seu filho.
Sempre faça perguntas e tire todas as dúvidas que você possa ter sobre a saúde bucal de seu filho com o dentista. As crianças devem começar a ir ao dentista desde cedo. Na verdade, a Associação Americana de Odontologia recomenda que você leve seu filho a uma consulta antes do primeiro aniversário. Lembre-se que iniciar uma rotina de cuidados dentários e criar bons hábitos de higiene bucal enquanto seu filho é pequeno pode ajudar a evitar doenças bucais e a garantir um sorriso feliz e saudável por toda a vida.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.