Os dentes do siso costumam começar a nascer entre os 17 e os 21 anos de idade, mesmo que em alguns casos eles possam nascer antes ou depois.
Chamados de "terceiros molares", esses quatro dentes começam a irromper pela gengiva , como qualquer outro dente, podendo causar dor no siso.
Porém, os dentes do siso são muito mais propensos a crescer em um ângulo incorreto - até mesmo de lado - causando impacção, e a dor pode irradiar para os dentes que estão na sua frente.
A Associação Americana de Odontologia (ADA) alerta que os dentes do siso também podem trazer uma série de problemas, como:
infecções;
e até mesmo cistos.
Por isso, é importante conversar com seu(a) dentista quando eles começarem a nascer.
A boa notícia é que a dor de siso pode ser aliviada com algumas dicas e soluções, das quais você confere na lista a seguir:
A primeira delas é uma dica que, mesmo que não acabe com a dor, ajuda a aliviar o problema.
Quando você sentir dor no siso, evite mastigar com o lado da boca em que ele está doendo, deixando a função apenas para o outro lado. É uma forma de aliviar e evitar sentir mais dores.
E depois de se alimentar, não se esqueça da escovação! Para isso, a dica é usar a pasta de dente Colgate Sensitive Pro Alívio, que ajuda a aliviar a dor de dente causada pela sensibilidade.
A dor no dente do siso também pode ser freada com uma boa compressa de água quente.
Isso porque, o calor, junto da pressão, ajudam a diminuir a dor causada pela inflamação.
segure a bolsa por alguns minutos
pressione-a na região da bochecha, ao lado de onde está vindo a dor, e pronto!
O remédio para dor de dente do siso mais recomendado é o analgésico, que possui efeito anti-inflamatório.
Essa é uma das opções de tratamentos para dor de dente do siso. De forma prática, muitas vezes ajuda a aliviar a dor de forma ráṕida. No entanto, vale lembrar que o uso deste tipo de medicamento deve ser feito somente após recomendação médica do seu(a) dentista.
Em outras palavras, não se automedique, ok?
O caminho para evitar este tipo de dor é sempre o da prevenção e isso pode ser feito priorizando uma boa saúde bucal, utilizando produtos como o creme dental PerioGard, que ajuda a prevenir problemas na gengiva causados por bactérias, criando uma barreira protetora contra as bactérias.
O bochecho com água morna e sal também é um bom remédio para dor no siso.
Experimente a solução de água morna e sal várias vezes ao dia, fazendo o bochecho por 30 a 60 segundos;
O enxaguante bucal da linha Periogard também é uma ótima opção, já que ajuda a eliminar as bactérias.
Viu só? Se você está com o siso doendo, existem vaŕias formas de aliviar o problema, mesmo que de forma momentânea.
Para resolver a situação de uma vez por todas, o melhor caminho é sempre visitar seu(a) dentista! Ele(a) irá indicar qual opção é a mais recomendada para o seu caso, inclusive indicando a extração do dente do siso, se for necessário.
No mais, cuide sempre da sua saúde bucal, com produtos de qualidade comprovada, como os da Colgate!
Essa dor é um sintoma normal de que o seu dente do siso está nascendo.
É como se ele estivesse “rasgando” a gengiva, pelo fato de que não há espaço suficiente na boca para acomodá-lo. Você só deve tomar cuidado se, mesmo depois do nascimento do dente do siso, ele continuar doendo.
Muitos especialistas dizem que o período ideal para a extração do dente do siso é entre os 15 a 18 anos. A extração após os 30 anos de idade pode ser mais complicada devido à calcificação do dente.
A recomendação é sempre que você consulte seu(a) dentista e verifique a necessidade dessa extração.
Para não ter o siso inflamado, o melhor caminho de prevenção é sempre priorizar uma boa higiene bucal.
Ou seja, escove os dentes todos os dias, sempre após as refeições e use fio dental e enxaguante bucal. Isso ajudará a evitar o acúmulo de placa bacteriana, que é o que leva à inflamação no dente do siso.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais