Um casal segurando ovos e galinhas em uma fazenda

Tomar vitamina K2 promove sua saúde bucal?

Manter uma dieta saudável é uma parte essencial da prática de uma boa higiene bucal. Garantindo que você receba todas as vitaminas e nutrientes necessários de que seu corpo necessita e limitando quaisquer alimentos e bebidas que podem danificar seus dentes, seu corpo pode manter mais facilmente sua saúde bucal. Mas a vitamina K2 é uma dessas vitaminas que podem beneficiar seus dentes e gengivas? Caso seja, tomar essa vitamina em suplemento seria benéfico? Daremos a você alguns detalhes cruciais sobre a vitamina K2 para que você possa fazer escolhas para sua saúde bucal que te permitam sorrir.

O que é vitamina K2?

As vitaminas são essenciais para que seu corpo execute uma série de funções essenciais. A maioria das pessoas pode obter vitaminas suficientes com uma dieta saudável e balanceada, e você pode usar suplementos vitamínicos se não estiver obtendo o suficiente por meio de alimentos.

A vitamina K é absorvida com as gorduras na dieta e é armazenada no tecido adiposo do corpo (ela é lipossolúvel). Esta vitamina vem em dois tipos - vitamina K1 (o composto químico filoquinona) e vitamina K2 (o composto químico menaquinona).

De onde vem a vitamina K2?

A vitamina K1 é encontrada principalmente em legumes, folhas escuras e óleos vegetais. A vitamina K2 pode ser encontrada em:

  • Queijo azul
  • Queijos amarelos como gouda e suíço
  • Ovos
  • Carne de porco
  • Frango
  • E natto (um alimento japonês fermentado feito de soja)

Quais são os benefícios da vitamina K2?

A vitamina K é essencial por manter os ossos fortes e saudáveis e desempenha um papel vital na coagulação do sangue. Um estudo publicado em Integrative Medicine: Um Diário do Clínico diz que a vitamina K2 também é útil para manter as paredes dos vasos sanguíneos livres de depósitos de cálcio.

Como a vitamina K2 afeta sua saúde bucal?

Até agora, não houve nenhum estudo cientificamente válido em humanos sobre os efeitos da vitamina K2 em relação à saúde bucal. Houve apenas discussões e hipóteses apresentadas sobre os benefícios potenciais da vitamina K2 para os dentes, como a publicada em Medical Hypotheses. Essa hipótese sugere que a vitamina K2 pode desempenhar um papel na prevenção de cáries; no entanto, mais pesquisas precisam ser realizadas sobre o assunto.

Qual a quantidade de vitamina K2 recomendada?

De acordo com o Departamento de suplementos dietéticos, do National Institute of Health, você pode obter a quantidade recomendada de vitamina K mantendo uma dieta balanceada, e a quantidade diária recomendada depende da idade, do sexo e se você é ou não uma mulher que está amamentando:

  • 0-6 meses 2 microgramas
  • 7–12 meses 2,5 microgramas
  • 1-3 anos 30 microgramas
  • 4–8 anos 55 microgramas
  • 9–13 anos 60 microgramas
  • 14–18 anos 75 microgramas
  • Homens adultos acima de 19 anos 120 microgramas
  • Mulheres adultas acima de 19 anos 90 microgramas
  • Adolescentes grávidas/amamentando 75 microgramas
  • Mulheres grávidas/amamentando 90 microgramas

Você deve tomar suplementos de vitamina K?

Um artigo publicado em John Hopkins Medicine faz referência a vários estudos nos quais os suplementos vitamínicos demonstraram ter um efeito insignificante na saúde dos participantes. Eles recomendam uma dieta balanceada, mantendo um peso saudável e minimizando o sódio, o açúcar, as gorduras trans e as gorduras saturadas para preservar melhor de sua saúde.

The Mayo Clinic compartilha essa ideia, recomendando suplementos vitamínicos apenas caso você não consiga obter certas vitaminas em sua dieta normal. Por exemplo, se você é vegano ou vegetariano, pode não obter vitamina K2 suficiente sem comer carnes ou queijos. Algumas condições médicas também podem exigir suplementos vitamínicos caso você não possa absorver nutrientes suficientes naturalmente.

Caso tenha alguma dúvida sobre a vitamina K2, seus profissionais de saúde e odontológicos podem fornecer as melhores recomendações para suas necessidades individuais.

A vitamina K2 tem alguns benefícios essenciais, mas seu impacto na saúde bucal ainda não foi comprovado. Você deve absorver uma quantidade suficiente de menaquinonas com uma alimentação saudável, e a melhor forma de cuidar da sua saúde bucal é praticando uma boa higiene oral. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e não se esqueça de escovar a língua. Experimente usar outros produtos úteis, como um enxaguante bucal antimicrobiano e um raspador de língua. E não deixe de marcar consultas regulares com o dentista. A vitamina K2 pode não ser um suplemento conhecido por proteger sua saúde bucal neste momento, mas praticar uma boa higiene oral é um suplemento perfeito para fazer você sorrir.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.