Mulher com dentes brancos sorrindo no carro e usando o telefone
Badge field

3 tipos de manchas nos dentes e como removê-las

A cada ano, a busca pelo sorriso de cinema aumenta. O clareamento dental é uma técnica que se popularizou entre os dentistas e pacientes, por ser eficiente, segura e com resultados práticos

Se você tem dentes amarelados ou manchados, pode estar pronto para integrar o extenso grupo de interessados pelo clareamento dental. Nesse caso, conheça os diferentes tipos de manchas nos dentes e quais as melhores opções de clareamento na remoção de cada tipo de manchas. Mesmo que você não tenha um desfile marcado no tapete vermelho, pode se preparar para encantar a todos com seu sorriso.

Tipos de manchas nos dentes

Em diferentes momentos da sua vida, um desses três tipos de manchas pode marcar o seu sorriso.

Manchas Extrínsecas

As manchas nos dentes extrínsecas descolorem o esmalte, a camada externa do dente. Seu esmalte cobre a parte mais macia do dente (dentina) para protegê-la. Veja como as manchas se desenvolvem:

  1. Embora o esmalte seja a parte mais dura do dente, ele entra em contato com tudo o que você coloca na boca – frutas vermelhas, vinho tinto ou nicotina.
  2. Com o tempo, esse contato faz com que seu esmalte absorva algumas das cores dos produtos que você consome, causando uma mancha.

A boa notícia é que as manchas extrínsecas não atravessam o esmalte até a dentina do dente. Portanto, essas manchas são as mais fáceis de remover com um sistema de clareamento dental em casa!

Manchas Intrínsecas

As manchas intrínsecas acontecem quando a dentina, a camada sensível abaixo do esmalte, se torna manchada. Aqui está o que você deve saber sobre dentina e manchas intrínsecas:

  • A dentina é naturalmente mais escura e mais amarelada que o esmalte.
  • A dentina fica exposta quando o esmalte se torna mais fino ou corroído pelo desgaste da vida ou pela higiene bucal inadequada.
  • Elas são um pouco mais difíceis de remover, mas não se preocupe, é possível!

Para tratar essas manchas em casa, você precisa de um produto com um ingrediente ativo de clareamento, como peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Um tratamento profissional de clareamento, no entanto, pode ser mais eficaz.

Manchas relacionadas à idade

É natural que, à medida que você envelhece, seu corpo mude. Em relação aos dentes, duas mudanças ocorrem à medida que o tempo passa:

  • Sua dentina escurece.
  • Seu esmalte fica mais fino.

Essa combinação de fenômenos provoca uma descoloração dos dentes que, infelizmente, não depende de você – não importa quanta disciplina você tenha tido na sua higiene bucal.

Semelhante às manchas intrínsecas, as manchas relacionadas à idade afetam a dentina dos dentes. Portanto, as técnicas de clareamento que você usaria com manchas intrínsecas funcionam melhor com dentes envelhecidos.

Remoção de manchas nos dentes

Se você deseja remover manchas extrínsecas, intrínsecas ou relacionadas à idade, nós explicamos tudo para você!

Clareamento caseiro

Os produtos abaixo funcionam melhor para manchas extrínsecas. Mas se o produto que você compra contiver peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, ele pode funcionar em manchas intrínsecas ou relacionadas à idade. Saiba que esses ingredientes podem causar sensibilidade nos dentes.

Além disso, certos produtos combinados a uma luz LED podem ser altamente eficazes.

Creme dental clareador e enxaguante bucal: Você já escova os dentes duas vezes ao dia e usa enxaguante bucal diariamente. Portanto, o uso desses produtos clareadores facilita a remoção de manchas. Mais informações:

  • O clareamento dos dentes ocorre gradualmente à medida que os produtos removem as manchas pouco a pouco, dia após dia.
  • Alguns cremes dentais incluem um poderoso ingrediente clareador para remover manchas profundas. Outros cremes dentais apenas eliminam manchas superficiais.
  • Caso use outro produto clareador de dentes de ação mais rápida para tirar manchas (veja abaixo), considere usar creme dental clareador e/ou enxaguante bucal para manter seu sorriso iluminado.

Gel de clareamento dental: Disponíveis sem receita e em moldeiras personalizadas pelo seu dentista, os géis de clareamento dental contêm agentes clareadores à base de peróxido. Veja tudo o que você precisa saber sobre eles:

  • Como o gel contém maiores quantidades de peróxido do que o creme dental clareador, você precisará usar uma moldeira, que geralmente vem com o gel.
  • As moldeiras ajudam a manter o gel em contato apenas com os dentes, não com o restante da boca.
  • Já as moldeiras personalizadas geralmente são mais eficazes e melhores para proteger suas gengivas, mas podem ser muito mais caras do que as opções em venda livre.

Clareamento no consultório

Se as manchas dos seus dentes não desaparecerem com uma opção de clareamento em casa, não precisa se preocupar! Converse com seu dentista sobre clareamento profissional no consultório para remover manchas profundas dos dentes.

Embora esse método possa ser a maneira mais eficiente para clarear dentes descoloridos, também pode ser a mais cara. Se o preço de um tratamento profissional é uma preocupação para você:

  • Considere visitar uma escola de odontologia acessível.
  • Verifique se existe uma clínica odontológica de baixo custo na sua região que ofereça serviços de clareamento.

Agora que você conhece todos os tipos de manchas nos dentes e como removê-las com segurança, você está pronto agir em casa ou optar por um tratamento no consultório. Converse com seu dentista sobre qual é a melhor opção para você. E seja a estrela da sua própria vida com um sorriso deslumbrante!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.