Mulher, branca, com idade aproximada de 35 anos, cabelo castanho liso ao fundo da imagem, desfocada, segurando um recipiente de enxaguante bucal da cor azul, junto com um medidor de quantidade.
Badge field

Clareamento dental caseiro: acompanhe nossas 4 dicas

Published date field

Você chegou aqui e quer saber mais sobre clareamento dental caseiro? Então, veio ao lugar certo!

O clareamento dental é um procedimento para deixar os dentes mais brancos que pode ser realizado por dentistas nos consultórios e/ou também pode ser indicado para você dar seguimento em casa com as orientações certas.

Nesse conteúdo, vamos falar sobre:

  • como funciona,

  • quais são as diferenças entre o procedimento caseiro e no consultório, 

  • quais são os tipos de clareamento dos dentes,

  • o que fazer para ter dentes brancos,

  • cuidados e riscos no tratamento,

  • e muito mais.

Vem com a gente!

 

Como funciona o clareamento dental caseiro?

O(a) dentista é o(a) profissional que pode recomendar o clareamento dental, com um kit de clareamento caseiro, que inclui uma moldeira sob medida para você e um gel clareador.

As instruções podem variar, mas o normal é usar a moldeira por um período determinado à noite, durante uma ou duas semanas. 

E aqui fica uma dica muito importante: siga as instruções do(a) dentista após o tratamento para você manter os resultados do clareamento por mais tempo possível.

Mas, de volta ao início, é preciso conversar com seu/sua dentista para conhecer várias opções para clareamento que você pode experimentar, como:

  • fitas, 

  • enxaguantes bucais,

  • canetas clareadoras, 

  • cremes dentais clareadores. 

Mas, e como funciona na prática?

A concentração dos compostos clareadores nesses produtos é menor do que naqueles utilizados pelo(a) dentista para o clareamento no consultório.  Por isso, esses produtos costumam não ter resultados tão rápidos como os de consultório. No entanto, eles são capazes de clarear dentes amarelados

Diferenças entre clareamento de dente caseiro e em consultório

Os tratamentos de clareamento profissionais tornaram-se mais conhecidos porque os resultados já podem ser notados após uma única ou poucas consultas.

Eles podem ser feitos no consultório, ou o/a dentista pode recomendar o uso de produtos específicos para serem usados em casa.

Normalmente, os tratamentos clareadores profissionais são mais caros do que os produtos para clareamento encontrados em farmácias ou supermercados, que você compra sem receita, por exemplo, porém os  efeitos são mais duradouros.

Além disso, existem métodos caseiros bem conhecidos para o branqueamento dos dentes e que muitas pessoas fazem sem um acompanhamento profissional, o que pode gerar inúmeras consequências para a saúde da sua boca.

Descubra alguns deles abaixo e sempre tire outras dúvidas com o(a) dentista antes de fazer qualquer coisa sem orientação, tá bom?

 

Tipos de clareamento dental caseiro

Moldeira de silicone

As opções de branqueamento com sistema de moldeiras supervisionados por um(a) dentista precisam de um gel clareador com um princípio ativo, normalmente um tipo de peróxido, para clarear os dentes.

Lembrando que o(a) dentista inicia o processo montando moldeiras personalizadas para a sua boca. E, esses moldes ajudam a clarear mais facilmente tanto os dentes superiores quanto os inferiores.

Inclusive, as moldeiras também ajudam a minimizar a sensibilidade da gengiva e garantem que seus dentes fiquem expostos ao produto clareador de maneira correta.

Como a moldeira de silicone funciona

O(a) dentista te dará uma quantidade de gel clareador, que pode ser colocado na moldeira com uma seringa ou um tubo.

Este gel, normalmente, tem peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, na concentração de 10% a 22%. 

Sobre a frequência de uso, dependendo da fórmula, você será orientado(a) a usar a moldeira diariamente por algumas horas ou durante a noite, por um tempo determinado.

Creme dental clareador

Os cremes dentais clareadores têm dois tipos de ingredientes mais comuns:

  • peróxido de hidrogênio,

  • peróxido de carbamida.

O peróxido de hidrogênio, quando usado em cremes dentais clareadores, pode remover suavemente manchas comuns de alimentos no esmalte, motivo pelo qual faz a diferença você utilizar produtos de qualidade comprovada nos seus dentes.

Sobre o funcionamento do peróxido de hidrogênio, ele pode limpar as manchas de dentro para fora, ao contrário dos cremes dentais que utilizam sílica com alto poder de limpeza e, por isso, removem apenas manchas superficiais da camada externa dos dentes. Aliás, essas pastas de dentes são branqueadoras.

Em casos de limpeza profissional, o nível de peróxido de hidrogênio usado pode variar de 25% a 40%, o que é muito maior do que a quantidade considerada segura para uso em casa.

Já o peróxido de carbamida é usado tanto em produtos clareadores de venda livre, ou seja, vendidos sem receita em supermercados e drogarias, por exemplo, quanto em remédios de uso caseiro receitados pelo(a) dentista. 

Na prática, esse ingrediente à base de água decompõe-se em dois componentes:

  • peróxido de hidrogênio,

  • ureia.

Depois dessa divisão, o peróxido de hidrogênio é justamente o que clareia os dentes. Para você entender a proporção, um produto de clareamento que contém 10% de peróxido de carbamida normalmente se decompõe em 3,5% de peróxido de hidrogênio, dependendo da concentração. 

E, se quiser entender ainda mais sobre isso, aproveite a próxima ida ao consultório para perguntar ao(à) dentista, combinado?

Agora guarde essa dica: antes de tomar uma decisão sobre qual tipo de ingrediente de creme dental clareador buscar, vale sempre a orientação do(a) dentista, ok? Assim, você descobre qual é o produto ideal para atingir os resultados que está esperando. 🙂

 

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem um composto químico que o torna um abrasivo suave. É essa mesma abrasividade que ajuda a remover as manchas superficiais dos dentes, fazendo com que pareçam mais brancos.

Mas, lembre-se de falar com o(a) dentista antes de qualquer coisa, como seguir conteúdos aleatórios da internet.

Você usa aparelho fixo ou contentor permanente? Então, preste atenção! Não escove com bicarbonato de sódio, pois ele amolecerá o adesivo que fixa o aparelho.

Carvão ativado

Aplicar o carvão ativado diretamente nos dentes para fazer o clareamento dental caseiro ficou popular nos últimos anos, no entanto, isso não é recomendado porque pode prejudicar a saúde da sua boca.

Por causa da própria origem do carvão, as consequências de usar este método incluem o aumento da dor e da sensibilidade, o esmalte dental desgastado e a raiz dos dentes exposta.

 

Produtos profissionais mais comuns para clarear os dentes

O clareamento dental pode ser feito com produtos que você compra sem receita e com procedimentos profissionais. Os produtos considerados de venda livre estão disponíveis na farmácia ou supermercado, por exemplo, e sua porcentagem ou concentração de agentes clareadores, como o peróxido de hidrogênio sobre o qual você leu anteriormente, é limitada.

Os produtos de clareamento ou branqueamento de venda livre estão disponíveis de várias formas, incluindo:

  • cremes dentais e enxaguantes bucais,

  • gel usado em moldeiras para clareamento,

  • fitas clareadoras,

  • gomas de mascar branqueadoras,

  • caneta clareadora dental.

Já as aplicações com produtos profissionais podem ser feitas em casa, segundo orientação do(a) dentista, e/ou no próprio consultório, dependendo do tratamento que o seu profissional de confiança escolher. 

Isso porque os resultados podem ser obtidos com concentrações mais altas do agente clareador e também dependem do método de aplicação.

 

O que fazer para ter dentes brancos?

Existem algumas práticas de prevenção e cuidados que podem ser tomadas na hora de clarear os dentes. Veja mais dicas que contribuem com o clareamento dental caseiro:

Bons hábitos de higiene bucal

Além de escovar os dentes adequadamente, use fio dental e enxaguante bucal antisséptico.

Evite alimentos que provocam manchas

Evite alimentos e bebidas ácidos e colorações que causam manchas nos dentes, como vinho tinto, frutas vermelhas e café.

Dê play no vídeo abaixo e veja uma lista de alimentos comumente conhecidos por manchar os dentes ou causar alguma descoloração.

Proteção do esmalte

O flúor da maioria dos cremes dentais pode ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes contra o desgaste associado a alimentos e bebidas ácidos, reduzindo as manchas.

Aposte em alimentos ricos em cálcio

Laticínios e alimentos não lácteos ricos em cálcio fornecem aos dentes os minerais necessários para manter o esmalte saudável. 😁

Confira também a lista com alimentos que podem ajudar a remover as manchas superficiais dos dentes. Assista abaixo.

 

Cuidados no tratamento dental caseiro

 

Já falamos sobre prevenção antes e, agora, aproveite este momento para conferir alguns cuidados para se ter durante o tratamento. Acompanhe a seguir.

Cuidado com o que você lê na internet

Tem muitas informações na rede, mas sempre consulte o(a) dentista antes de dar sequência a qualquer tipo de tratamento caseiro.

Na dúvida, não faça

Você leu alguma informação sobre clareamento dos dentes para fazer em casa que prometeu ajudar a atingir seu objetivo com mais rapidez e sem acompanhamento profissional? Desconfie.

O(a) dentista é a única pessoa que pode, junto a você, definir qual é o melhor caminho para continuar o tratamento.

Siga sempre as orientações do(a) dentista

Faça o tratamento seguindo as recomendações do(a) dentista e, assim como falamos anteriormente, não mude sua rotina durante o tratamento a partir de informações suspeitas da internet ou de pessoas que não sejam profissionais.

Use apenas produtos de confiança

Clareamento dental é coisa séria, portanto, opte sempre por seguir as recomendações do(a) dentista, usar marcas reconhecidas e produtos confiáveis para seguir o tratamento.

 

Quais são os riscos de um tratamento de clareamento dental caseiro?

Entre os principais riscos de um tratamento de clareamento está a sensibilidade. Ela pode aparecer após os procedimentos de clareamento, especialmente ao comer alimentos quentes ou frios.

Mas, normalmente, desaparece após 48 horas e cessa completamente com o final do tratamento odontológico.

Além disso, existem algumas situações em que o(a) dentista pode não recomendar o procedimento para branqueamento dos dentes, como:

  • doença da gengiva, dentes com esmalte desgastado, cáries ou dentes sensíveis em particular,

  • gravidez ou amamentação,

  • se há coroas da cor do dente ou qualquer outro tipo de restaurações nos dentes frontais e que não podem ser clareados.

Mas, calma: após décadas de pesquisas, os métodos clareadores provaram-se seguros e eficazes.

Vários produtos para clareamento dental caseiro disponíveis hoje no mercado não apresentaram reações adversas em dentes ou gengiva após longos testes clínicos e laboratoriais. 

No entanto, opte sempre por procurar produtos clinicamente testados, siga as instruções e consulte um profissional da área odontológica.

Pergunte tudo o que precisar ao(à) dentista

Os produtos para clarear os dentes, quando receitados pelo(a) dentista, garantem uma forma mais segura e eficaz de clarear os dentes em casa.

O(a) dentista pode avaliar as necessidades de clareamento de seus dentes e recomendar o sistema correto para você. Afinal, cada um responde de maneira diferente a cada tipo de clareamento dental.

Após começar o tratamento de clareamento caseiro para os dentes, se você sentir sensibilidade ou irritação temporária, sempre consulte o(a) dentista.

Ele(a) deve recomendar um tratamento com flúor para ser feito em casa, ou aconselhar a interrupção do processo de clareamento por um período curto de tempo.

Para começar em casa agora mesmo

A linha Colgate Luminous White tem produtos inovadores, que são o resultado de muita pesquisa para deixar seu sorriso mais branco.

O creme dental Colgate Luminous White Glow e a caneta dental clareadora deixam os dentes visivelmente mais claros.

Enquanto o creme dental remove 10 anos de manchas em apenas 4 semanas de uso diário, a caneta dental clareadora tira 15 anos de manchas em apenas 7 dias.

Tudo isso graças à ação do peróxido de hidrogênio, o mesmo ingrediente usado pelos dentistas!