Woman with white teeth smiling into a mirror

Tratamentos para os dentes e a gengiva à base de peróxido de hidrogênio

Você provavelmente já conhece o peróxido de hidrogênio, conhecido popularmente como água oxigenada. Talvez você até tenha algum frasco do produto escondido no seu armário de medicamentos para limpar cortes e arranhões. Mas você sabia que esse produto tem diversas utilidades na odontologia? Desde ajudar no tratamento de doenças da gengiva até o clareamento dos dentes, o peróxido de hidrogênio é um companheiro versátil da sua saúde bucal.

Peróxido de hidrogênio para tratamento de doenças da gengiva

Além de sua aplicação em primeiros socorros, o peróxido de hidrogênio pode ajudar a manter o sorriso mais saudável e é utilizado pelos dentistas há anos. Segundo a RDH, os dentistas já utilizam o peróxido de hidrogênio desde 1913 para tratar doenças gengivais e reduzir a placa bacteriana nos dentes.

O peróxido de hidrogênio ajuda a eliminar as bactérias responsáveis por doenças da gengiva de duas maneiras. A primeira é pela eliminação de oxigênio. Talvez você já tenha notado que a água oxigenada produz bolhas. Isso ocorre porque ela libera gás oxigênio. O oxigênio pode ajudar a eliminar os patógenos nas formas mais agressivas de doenças gengivais. A presença do oxigênio torna difícil, se não impossível, a sobrevivência das bactérias anaeróbicas.

A outra forma do tratamento com peróxido de hidrogênio poder aliviar as doenças gengivais e melhorar a saúde da gengiva é rompendo a barreira viscosa que protege o biofilme, para destruir a parede celular bacteriana. A RDH ressalta que, em geral, a maneira mais eficaz de alcançar as bactérias escondidas nas bolsas periodontais é a aplicação de peróxido em forma de gel em uma moldeira. Deixar o gel agir por pelo menos 10 minutos ajuda o peróxido a destruir quase todas as células bacterianas presentes.

Peróxido de hidrogênio para a higiene bucal

Procurando uma maneira de eliminar prematuramente as bactérias causadoras de doenças da gengiva? Não precisa mais procurar. O peróxido de hidrogênio também pode ser usado como uma medida preventiva! De acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Indiana (ISDH) dos EUA, o uso de uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% (a água oxigenada de 10 volumes comumente vendida na maioria das farmácias) pode ajudar a remover a placa bacteriana da superfície dos dentes e a reverter os primeiros sinais de doença gengival. O ISDH recomenda o uso de uma escova dental de cerdas macias para aplicar a solução e, após o enxágue, passar o fio dental. Você também pode experimentar um enxaguante bucal com peróxido de hidrogênio, fazendo bochechos com uma solução feita com uma medida de água e a mesma medida de água oxigenada 10 volumes.

Clareamento dental

O peróxido de hidrogênio também ocupa um lugar especial na odontologia estética, pois um de seus usos mais conhecidos é o clareamento dental. A quantidade de peróxido de hidrogênio encontrada em um produto clareador depende do tipo de produto e de seu modo de uso. Por exemplo, alguns cremes dentais branqueadores contêm peróxido de hidrogênio, um agente clareador recomendado por profissionais. O clareamento dental com peróxido de hidrogênio limpa as manchas que ocorrem de dentro para fora, ao contrário dos cremes dentais que utilizam sílica com alto poder de limpeza, que removem apenas manchas superficiais da camada externa dos dentes. Portanto, se você está buscando uma solução simples e barata que dê para usar em casa, um creme dental branqueador com peróxido de hidrogênio pode ser o que você procura!

Mas se você estiver procurando por uma solução mais imediata e drástica de clareamento, pense na possibilidade de gastar um dinheiro extra em um clareamento profissional no consultório odontológico. Não existe nenhum creme dental que contenha tanto peróxido de hidrogênio na sua fórmula quanto um produto clareador para aplicação por um dentista. A maior concentração de peróxido de hidrogênio nesses produtos faz com que eles clareiem os dentes mais rapidamente do que os cremes dentais ou produtos clareadores de venda livre com baixa concentração do agente.

O peróxido de hidrogênio é seguro?

Quando usado corretamente e conforme as instruções do fabricante, o clareamento dental à base de peróxido de hidrogênio é seguro e eficaz. Para outros usos, como tratamento da gengiva, o peróxido de hidrogênio em geral é seguro quando usado conforme as instruções. Embora provavelmente você não terá problemas se engolir um pouco da água oxigenada que está no seu armário de remédios, é preciso ter cuidado para não ingerir uma concentração mais alta. Lembre-se sempre de verificar o rótulo do fabricante e usar qualquer produto com peróxido de hidrogênio somente de acordo as instruções.

Embora o peróxido de hidrogênio possa ser encontrado facilmente e você possa até ter um frasco dele em casa, é uma boa ideia conversar com seu dentista antes de começar a usá-lo em sua boca. O dentista pode recomendar o produto adequado para uso, não importa se o que você deseja é ter a gengiva mais saudável ou um sorriso mais branco e mais confiante.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.