Mulher fazendo clareamento dental com peróxido de hidrogênio no consultório odontológico

Tratamentos para dentes e gengiva à base de peróxido de hidrogênio, um nome não muito familiar mas que você já conhece!

Você provavelmente já conhece o peróxido de hidrogênio, só que por outro nome. É, inclusive, bem provável que você até tenha algum frasco do produto guardado dentro de algum armário. Ainda não sabe do que se trata? O peróxido de hidrogênio  é a famosa água oxigenada!

Esse produto é muito usado para fins estéticos, como descolorir os cabelos ou os pelinhos dos braços e das pernas, e também para desinfetar pequenos cortes ou arranhões.

Mas, olha só que interessante! Você sabia que o peróxido de hidrogênio também é muito usado na odontologia? Conheça agora os tratamentos feitos com esse componente.

Boa leitura!

 

O que é peróxido de hidrogênio, a famosa água oxigenada?

O peróxido de hidrogênio é um composto químico constituído por dois átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio. Sua fórmula química é o H2O2.

É um líquido incolor com propriedades oxidantes e antimicrobianas, muito usado em aplicações industriais e domésticas, incluindo o clareamento dental.

Apesar de água oxigenada e peróxido de hidrogênio representarem o mesmo produto, a primeira denominação é usada para se referir ao composto H2O2 em solução aquosa (aquela que você geralmente encontra na farmácia em volumes mais baixos). A segunda é o nome químico sistemático da substância.

Este composto pode ser facilmente comprado, mas não se esqueça que seu uso em casa, sem indicação de um profissional, deve ser evitado. Isso porque ele pode causar queimaduras e outros problemas mais sérios quando usado de maneira errada.

Mas, afinal para que é usado o peróxido de hidrogênio?

Na área médica, o peróxido de hidrogênio é geralmente usado como antisséptico, para limpar e desinfetar ferimentos menores, ajudando na prevenção de infecções.

Na indústria, é usado para fins de branqueamento, tratamento de água, agente de limpeza em produtos comerciais e domésticos e agente oxidante em reações químicas diversas. Também serve para descolorir e clarear materiais, como tecido e papel.

Já deu para perceber que peróxido de hidrogênio e clareamento andam juntos, né? E na odontologia não seria diferente! Ele pode ser uma ótima opção para aqueles que estão buscando dentes brancos . Mas existem outras aplicações que você vai ver aqui neste texto.

 

Quais as utilidades do peróxido de hidrogênio na odontologia?

O uso do peróxido de hidrogênio nos dentes é mais comum do que você imagina. Esse composto — muitas vezes em uma versão diferente da que é encontrada em farmácias — está presente nos tratamentos preventivos e também nos estéticos. Veja alguns deles a seguir.

 

Tratamento de doenças na gengiva

Os dentistas já usam o peróxido de hidrogênio desde o início do século XX para tratar doenças gengivais e reduzir a placa bacteriana nos dentes. Essas bactérias responsáveis por problemas na gengiva são eliminadas de duas maneiras.

A primeira é pela eliminação de oxigênio, pois a água oxigenada forma bolhas, justamente porque libera gás oxigênio. Esse gás ajuda a eliminar os patógenos nas formas mais agressivas de doenças gengivais. A presença dele torna a sobrevivência das bactérias mais difícil.

A segunda é pelo rompimento da barreira viscosa que protege o biofilme (película de bactérias que se forma sobre os dentes), destruindo a parede celular bacteriana. No geral, a maneira mais eficaz de alcançar as bactérias escondidas nas bolsas periodontais é a aplicação do peróxido de hidrogênio.

 

Higiene bucal

Esse composto também é usado por alguns dentistas como medida preventiva na higiene bucal. A água oxigenada de volume 10, por exemplo, pode ajudar a remover a placa bacteriana da superfície dos dentes e a reverter os primeiros sinais de doença gengival.

Mas, atenção! O uso doméstico desse composto não é recomendado. Não tente usá-lo em casa!

 

 Clareamento dental

O peróxido de hidrogênio é muito usado como clareador dental, tanto pelos dentistas em seus consultórios, quanto por pessoas em suas casas, por meio do uso de cremes dentais que têm esse composto nas quantidades adequadas em sua fórmula.

Esse clareamento acontece por causa das propriedades oxidantes que permitem quebrar as moléculas responsáveis pelas manchas nos dentes. A presença do peróxido de hidrogênio no dente libera oxigênio, que penetra no esmalte e na dentina, descolorindo as substâncias que causam o escurecimento.

Mas, tenha atenção: o processo de clareamento profissional deve ser realizado no consultório odontológico, com concentrações mais altas do composto e uso de luz especial para acelerar o efeito.

Se você quer ajudar a manter seus dentes brancos em casa, inclua os kits de branqueamento Colgate em sua rotina de cuidados com a higiene oral. Eles são ideais para o clareamento dental, pois têm em sua fórmula o peróxido de hidrogênio.

 

O peróxido de hidrogênio é seguro?

O peróxido de hidrogênio é seguro quando usado corretamente e de acordo com as instruções, por um profissional. Em concentrações baixas, como as encontradas em produtos comerciais para uso doméstico e odontológico, é considerado seguro para desinfecção de ferimentos.

Quando as concentrações são mais elevadas, o composto pode ser corrosivo e causar irritações na pele, mucosas e olhos. É importante manuseá-lo de maneira adequada, usando luvas e óculos de proteção, e esse uso deve ser feito somente por um dentista, no seu consultório odontológico.

 

A ingestão do composto concentrado não é recomendada, pois ele pode ser tóxico para seu corpo. Por isso, evite usar o peróxido de hidrogênio sem orientação profissional. Para branquear os dentes em casa, use um creme dental que tenha peróxido de hidrogênio na sua composição.

 

Dúvidas frequentes sobre o peróxido de hidrogênio

Quando o peróxido de hidrogênio se torna perigoso?

Quando ele é usado em casa, sem a supervisão de um profissional, ele pode se tornar perigoso e causar queimaduras e irritações na pele, na mucosa ou nos olhos. Por isso, seu uso deve ser feito somente por um profissional.

O que o peróxido de hidrogênio faz na pele?

O peróxido de hidrogênio pode causar efeitos variados na pele, dependendo da concentração e do tempo de exposição. O composto pode ser irritante e corrosivo para a pele, e se a concentração for mais alta, os danos podem ser mais sérios.

O que substitui o peróxido de hidrogênio?

Isso depende do tipo de uso. Para desinfecção de ferimentos, é possível usar iodo ou clorexidina. No clareamento dental, existem produtos à base de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio em concentrações mais baixas usados em consultórios odontológicos.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.