Uma ferida na língua pode incomodar bastante. Afinal, é praticamente não sentir incômodo ao comer, falar e beber quando você tem a língua machucada.
Ou seja, um machucadinho na língua pode ser algo bem chato de lidar. Por isso, é importante entender as principais causas, e, claro, quais são os sinais de alerta para você procurar o(a) médico(a) ou dentista.
Veja tudo isso neste conteúdo. Boa leitura!
Ferida na língua: 5 principais causas
Uma ferida na língua pode ter diferentes causas e características
Por exemplo, uma afta pode ser mais discreta que um herpes. Enquanto as aftas são pequenas úlceras não contagiosas que se formam dentro da boca, o herpes é contagioso e se forma nos lábios ou na língua.
Além disso, o vírus do herpes pode acompanhar uma pessoa pelo resto da vida, ao contrário da afta, que aparece e desaparece a partir de causas bem específicas – como estresse, ingestão de ácidos ou deficiências nutricionais.
A seguir, você conhece mais sobre as principais causas de dor na língua e na região da boca:
1. Afta
As aftas, também conhecidas como úlceras na boca, ocorrem na gengiva, céu da boca, bochechas e língua. Inclusive, até mesmo ao morder a língua você pode desenvolver uma afta. Fatores genéticos, estresse, dentes quebrados, alimentos condimentados ou ácidos e queimadura na língua também podem causar aftas.
O que fazer
Além de evitar alimentos e bebidas irritantes (ácidas e picantes), é possível comprar pomadas analgésicas que aliviam temporariamente a dor. Mas fique tranquilo(a): a lesão costuma desaparecer em cerca de uma semana!
2. Herpes labial
Já o herpes labial é outra condição que pode deixar a língua com feridas.
Mas, nesse caso, os cuidados devem ser redobrados, já que a lesão é causada por um vírus contagioso – uma vez contraído, o vírus permanece latente no organismo por anos.
Você pode contrair o herpes ao tocar em algo contaminado pelo vírus, como uma toalha, escova de dentes e talheres.
Agora, se você já está com a ferida na língua ou na boca, lave as mãos com frequência – tocar na ferida pode fazer com que ela se espalhe para outras áreas.
O que fazer
Para aliviar os sintomas, faça bochechos com enxaguante e mantenha a higiene oral em dia. Se a situação piorar, consulte um médico para que você possa iniciar um tratamento com medicamentos antivirais.
A boa notícia é que o herpes labial desaparece naturalmente em até duas semanas,