mulher sorrindo

Lente de resina estraga os dentes: veja 8 mitos e verdades sobre o tema!

Quando o assunto é sorriso e estética bucal, muitas dúvidas aparecem, não é mesmo? Será mesmo que a lente de resina estraga os dentes, e qual é a diferença entre a lente e a faceta de resina?

Esses questionamentos são super comuns, ainda mais entre quem deseja cuidar dos dentes e ter mais autoconfiança ao sorrir.

Apesar de muitas pessoas se perguntarem se facetas de resina estragam os dentes, esse é um tratamento dental estético muito procurado por quem deseja corrigir desgastes, irregularidades e colorações nos dentes.

Neste artigo, você vai entender mais sobre o que é esse procedimento, como é feita a faceta de resina, quais os benefícios de investir nesse processo e qual é a diferença entre a lente e a faceta. Acompanhe com a gente e confira!

O que é lente de resina?

A lente de resina nada mais é do que uma lâmina ultra fina camada desse material, composta com uma altíssima qualidade, que é colocada na parte externa e visível dos dentes pelo dentista, assim como acontece quando o paciente decide colocar lente de porcelana para deixar o sorriso mais bonito.

Dessa forma, a lente ou faceta de resina é uma alternativa de procedimento dentário para quem deseja deixar o sorriso mais uniforme tanto na estrutura quanto na cor dos dentes.

A lente em resina já é uma tendência entre diversos influencers, artistas e famosos, pois serve para proporcionar resultados muito mais rápidos em comparação aos tratamentos mais conhecidos de alinhamento dos dentes, como o do uso de aparelho ortodôntico, por exemplo.

Qual a diferença entre as lentes de resina e porcelana?

Agora que você já sabe o que é lente de resina, é hora de entender qual é a diferença desse procedimento estético para o que usa porcelana. Afinal, se os objetivos dos dois materiais são os mesmos, o que muda entre eles?

 

As principais diferenças são:

  • As lentes de resina são mais práticas de serem aplicadas.

  • O custo e a duração do tratamento são mais vantajosos com as lentes de resina.

  • As de resina podem adquirir manchas com mais facilidade do que as de porcelana.

  • As de porcelana apresentam maior durabilidade.

  • Para correções maiores, normalmente são usadas as de porcelana.

 

Por a porcelana ser um material mais resistente, ela acaba durando mais também e diminuindo o risco de manchas amarelas, mas normalmente a porcelana pode causar um desgaste maior aos dentes, a depender da situação dos dentes do paciente, do que a resina.

8 mitos e verdades sobre lente de resina estraga os dentes

Saber qual a diferença entre lente de resina e porcelana é o primeiro passo para desvendar alguns mitos e verdades que envolvem esse procedimento estético dental, mas ainda há muito mais para ser descoberto. Confira a seguir!

São tóxicas

Não, apesar de a composição da resina ser tóxica, o tratamento com lentes de resina é completamente seguro à saúde dental, quando feita com os devidos protocolos e a técnica correta por um especialista em odontologia estética.

Elas são permanentes

Como todo procedimento odontológico, as lentes de resina não duram para sempre, mas podem ter uma durabilidade de até 15 anos, podendo variar de acordo com os hábitos alimentícios e cuidados de higiene de cada pessoa.

Enfraquecem os dentes

Mito! As lentes de resina protegem a camada da superfície dos dentes, mas abaixo delas ainda há a estrutura real dos dentes naturais, então é preciso continuar com os cuidados de escovação, fio dental e consultas odontológicas para manter a força e saúde dentária.

São resistentes a manchas

A lente de resina não está livre de manchas. Apesar de transformar o sorriso positivamente, deixando a coloração mais uniforme, esse procedimento precisa de uma série de cuidados para evitar possíveis problemas aos dentes.

Então é preciso seguir as recomendações do dentista e manter os cuidados diários de higiene dentária, fazendo uso de escovação e fio dental, para preservar o tom uniforme gerado pelo procedimento.

São fortes e duráveis

A lente de dente de resina tem uma durabilidade menor do que a que é feita com o material de porcelana, mas também dura bastante, podendo resistir até 15 anos, a depender dos cuidados que a pessoa tem com os dentes durante a rotina.

O procedimento para colocar é doloroso

Mito. A aplicação de lentes de resina nos dentes, realizada por um dentista, é extremamente segura, eficaz e indolor. Em poucas horas, o procedimento é realizado de forma pouco invasiva, desgastando a parte superficial do esmalte em um menor grau.

É preciso desgastar os dentes para colocar

Não, o desgaste é pouco invasivo e, muitas vezes, ele nem precisa acontecer. Isso vai depender do estado e da forma dos dentes antes do procedimento. Então, em vez de pensar que lentes ou facetas estragam os dentes, é indicado fazer uma avaliação aprofundada com o dentista para evitar danos.

O procedimento deixa os dentes mais sensíveis

Qualquer procedimento que afete a superfície do esmalte dos dentes, pode causar uma maior sensibilidade dentinária, mas os dentes não ficam sensíveis por tanto tempo, normalmente esse incômodo dura apenas nos primeiros meses após o tratamento.

Que diferenças existem entre faceta de resina e lente em resina?

A principal diferença entre lente e faceta de resina é que a faceta é um pouco mais grossa, o que demanda mais desgaste prévio do dente para ser aplicada. Enquanto a lente de contato de resina é muito mais fina, necessitando de pouco ou nenhum preparo no dente, o que reduz bastante o desgaste dental.

Como é feita a faceta de resina?

Agora é hora de saber como é feita a faceta de resina! A faceta de resina tenta imitar toda a estrutura de um dente natural e é feita por meio da adição de resina composta, que cobre como uma capa a parte externa do dente, mascarando diversas imperfeições, como manchas e fraturas.

A faceta de resina estraga os dentes?

Não, por mais que muitas pessoas fiquem em dúvida se dentes com faceta de resina são prejudicados, o que pode estragar a saúde bucal é a falta de cuidados com higiene diária e o não cumprimento das recomendações odontológicas após o tratamento.

Como é possível perceber, não é verdade que a lente de resina estraga os dentes. Essa é apenas uma forma de melhorar o aspecto estético do seu sorriso e pode não apenas melhorar a aparência dos dentes, mas também preservar a força deles, caso os cuidados necessários sejam seguidos no dia a dia.

Aliás, um desses cuidados passa pela escovação dos dentes, pelo menos três vezes ao dia. E você, já tornou isso um hábito na sua vida?

Uma rotina de higiene com produtos de qualidade pode aumentar a durabilidade da resina e manter o branco por muito mais tempo. Nessas horas, você pode contar com o creme dental Colgate Luminous White Glow e a caneta dental clareadora.

Juntos, esses dois produtos ajudam a eliminar até 15 anos de manchas. E o melhor, em poucas semanas de uso.

Perfeito para quem busca um clareamento seguro e não tem tempo a perder!

 

Dúvidas frequentes sobre lente de resina estraga os dentes

Qual o melhor custo-benefício: lente de porcelana ou de resina?

A lente de porcelana, por ser um material mais duro, pode durar mais e ser mais resistente a manchas amareladas e outros problemas, mas a lente de resina demanda menos necessidade de desgaste antes da aplicação. Então é indicado fazer uma avaliação odontológica para saber qual é a melhor solução para você!

Quando saber qual o melhor momento para colocar lente de resina?

Qualquer pessoa fora da adolescência e da infância pode colocar lente de resina, mas antes é necessário fazer uma avaliação odontológica para analisar todos os prós e contras e saber qual é a melhor solução para o seu sorriso.

A partir de que idade a pessoa pode fazer o procedimento?

A partir da fase adulta, a pessoa já pode fazer o procedimento de colocar lentes de contato, mas é necessário buscar ajuda de um especialista em odontologia estética para evitar qualquer risco e descobrir qual é o tratamento mais indicado para o seu sorriso.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.