Homem sentindo dor em todos os dentes
Badge field

Saiba as causas da dor em todos os dentes e como tratá-la

Published date field

A dor de dente é uma condição comum que pode afetar pessoas de todas as idades. Em alguns casos, ela é localizada em um único ponto, mas em outros mais raros pode ser uma dor em todos os dentes.

Além disso, ela pode ser acompanhada de dor em outras partes da boca, como a gengiva e a mandíbula.

Neste artigo, você descobre as causas mais comuns da dor de dente forte e como fazer o tratamento. Boa leitura!

 

4 causas que levam a dor em todos os dentes

Existem várias causas que podem levar a dor em todos os dentes. Algumas delas causam uma dor de dente mais intensa e outras geram uma sensação de incômodo e também de sensibilidade, e ambas são ruins.

Veja 4 causas mais comuns:

1. Gengivite

Está sentindo sua gengiva inflamada e tem bastante dor, sangramento e sensibilidade no local? A causa para isso pode ser uma gengivite.

Esse problema, se não for tratado da maneira certa, pode levar à perda dos dentes ou outros problemas mais graves, como infecções.

O tratamento envolve uma boa escovação, junto de uma limpeza feita por um dentista e os enxaguantes bucais indicados pelo profissional. 

2. Periodontite

A periodontite é uma forma mais grave de gengivite que pode causar destruição do osso e dos tecidos que sustentam os dentes.

Esse é um problema bastante sério e deve ser tratado quanto antes com a ajuda de um profissional dentista.

3. Apinhamento dental

O apinhamento dental é um problema que ocorre devido à falta de espaço da arcada dentária, fazendo com que os dentes se acomodem de forma errada, se sobrepondo e deixando o sorriso desarmônico.

A falta de espaço pode prejudicar várias atividades, como a deglutição e respiração, mastigação e causar desgaste errado e dor em todos os dentes.

4. Condições psicológicas

O estresse, a ansiedade e a depressão são condições psicológicas que causam tensão muscular na face e na mandíbula, fator conhecido como “bruxismo”. Essa pressão gera um desconforto intenso e deixa todos os dentes doendo.

Além dessas quatro, outras causas incluem:

  • nascimento dos sisos;

  • cáries;

  • trauma dental.

 

O que fazer em casa para aliviar a dor em todos os dentes?

Se você estiver sentindo dor em todos os dentes, existem algumas coisas que você pode fazer em casa para aliviá-la:

  • aplique uma compressa quente na área dolorida;

  • tome antibióticos ou anti-inflamatórios prescritos por um(a) profissional de saúde;

  • coloque um gel analgésico na área dolorida.

No entanto, lembre que é importante consultar um dentista o mais rápido possível para diagnosticar a causa da dor de dente e iniciar o tratamento adequado. 

 

As alternativas que você viu acima são soluções temporárias e de emergência, para situações em que a consulta com o profissional ainda está distante.

 

Para casos de estresse e ansiedade, adotar alguns hábitos de prevenção ajuda a evitar problemas como o bruxismo. Eles incluem:

  • exercícios físicos;

  • massagens;

  • exercícios respiratórios.

 

Saiba quais os tratamentos corretos que irão acabar com a dor em todos os dentes!

A forma como aliviar dor de dente depende da causa. Em alguns casos, ele pode ser simples e rápido, como a limpeza e raspagem das gengivas para tratar a gengivite. 

Em outras situações, o tratamento pode ser mais complexo e demorado, como a cirurgia para remover dentes apinhados ou tratar a periodontite. O ideal, como explicado anteriormente, é procurar um dentista para ter o diagnóstico correto.

 

A saúde bucal é essencial para viver uma vida mais tranquila e sem dor. Manter uma boa higiene ajuda a prevenir inúmeras condições bucais.

 

Aqui estão algumas dicas para manter uma boa saúde bucal:

  • escove os dentes sempre após as refeições por dois minutos com uma escova macia e creme dental com flúor;

  • use fio dental uma vez ao dia para remover a placa e os alimentos entre os dentes;

  • visite seu dentista regularmente para exames e limpezas.

Além disso, como você viu anteriormente, a melhor maneira de evitar dor em todos os dentes é a prevenção, e com isso o Colgate Sensitive Pro Alivio Imediato Original pode ajudar.

Ele é um gel dental que ajuda a aliviar a dor e a sensibilidade nos dentes. Contém um ingrediente ativo chamado nitrato de potássio, que ajuda a bloquear os nervos nos dentes.

O Colgate Sensitive Pro Alívio Imediato Original é um produto eficaz para o alívio da dor. Ele é seguro para uso em adultos e crianças a partir de dois anos de idade. Faça o teste e comprove.

 

Dúvidas frequentes sobre dor em todos os dentes

Como posso prevenir a sensação de dor em todos os dentes?

A melhor maneira de evitar ter vários dentes doendo ao mesmo tempo é manter uma boa higiene bucal. Isso inclui escovar eles sempre após as refeições, por cerca de dois minutos e com uma escova de dentes macia e creme dental com flúor.

Como a infecção dentária pode causar dor generalizada?

Uma infecção dentária pode causar dor generalizada porque os germes podem se espalhar para outras partes da boca. Isso pode causar inflamação e dor nas gengivas, nos ossos e nos tecidos que sustentam os dentes.

A alimentação pode influenciar na dor em todos os dentes?

Sim, a alimentação pode influenciar na dor em todos os dentes. Alimentos quentes ou frios, doces ou ácidos podem irritar os dentes e causar dor.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.