A dor nos dentes é uma daquelas sensações mais incômodas. Geralmente, existe uma dificuldade em entender como ela surge, mas é certo que ela pode atrapalhar sua saúde. Por isso, é importante encontrar algumas maneiras de aliviar a dor de dente, sem recorrer a receitas mirabolantes ou milagrosas.
Esse tipo de dor pode acontecer por inúmeros motivos. Ela é resultado de cáries, inflamações ou fraturas dentárias, por exemplo. Quando a dor aparece, ela pode ser intensa e tornar-se difícil de suportar. Isso afeta diretamente a sua qualidade de vida. Porém, saiba que essa condição é comum e fácil de ser resolvida.
Existem algumas maneiras para amenizar a dor de dente. O melhor é que elas são soluções caseiras. Pensando nisso, trouxemos cinco maneiras de aliviar essa dor tratando em casa. Alguns ingredientes naturais e técnicas simples que podem fazer toda a diferença. Vamos lá?
Quais as causas da dor de dente?
As dores causadas nos dentes têm origens diversas. Algo que é comum em todos os casos é o incômodo de ter seu dente doendo. Essa é uma das sensações mais desconfortáveis e que afeta diretamente a sua qualidade de vida. Porém, existem algumas causas para esse problema.
Uma das principais causadoras das dores dentais é a cárie. Ela ocorre quando as bactérias presentes nos dentes produzem um ácido que desgasta seu esmalte natural. Geralmente, esses micro-organismos surgem por uma série de fatores, como a falta de higiene correta e condições genéticas. Caso não seja tratada, a cárie traz muitas dores nos dentes.
Em casos mais graves, ela pode alcançar a região da dentina, que é a parte interior do dente e uma de suas camadas mais sensíveis. A dor causada por esse problema pode ser aguda e constante. Inclusive, pode piorar com a ingestão de certos tipos de alimentos. Por isso, cuidado ao comer doces e bebidas ácidas.
Outro problema que causa dor de dente é a inflamação da gengiva. Conhecida como periodontite, afeta as estruturas que suportam os dentes. Isso vale para os ossos, gengivas e ligamentos. Quando grave, ela pode deixar os dentes soltos e causar sangramento gengival.
Bruxismo e infecções
O bruxismo também é um dos principais motivos para deixar o dente doendo. Trata-se da condição que leva uma pessoa a ranger ou apertar os dentes. Isso leva ao desgaste do esmalte natural e causa forte sensibilidade. A pressão dessa atividade pode gerar dores intensas em toda região dental.
Da mesma forma, algumas infecções dentárias causam dores na região. A principal delas é a pulpite, uma inflamação na polpa dentária. Ela faz parte do tecido interno do dente, e pode ficar inflamada se houver alguns problemas, como por exemplo, nos casos de cáries não tratadas ou trauma dentário.
Ainda na região interna do dente, a exposição da raiz também leva a dores intensas. Ela está localizada logo abaixo da gengiva, sendo um local muito sensível. A raiz fica exposta quando ocorre algum problema, como recessão gengival ou escovação agressiva. Por isso, tenha atenção nesses pontos.
5 receitas para aliviar a dor de dente
Com todas as causas na ponta da língua, é hora de aprender algumas receitas para aliviar dor de dente. Com produtos naturais ou simples mudanças nos hábitos, é possível reduzir as dores na região sem sair de casa. Elas são fáceis e práticas, algo para ajudar no seu dia a dia e contribuir para sua qualidade de vida. Confira!
Bochecho com água e sal
Uma boa receita para dor de dente é fazer um bochecho com água morna e sal. Ele pode ajudar por aliviar a pressão interna do dente inflamado. Para isso, você precisa:
1 colher de chá de sal.
1 copo de água morna.
Misture o sal no copo com água morna até ele ser completamente dissolvido. Basta levar a solução à boca e fazer um bochecho por cerca de 30 segundos. Depois de descartá-la, é só enxaguar bem a boca com água limpa. Este bochecho com água e sal traz um alívio imediato para as dores nos dentes e na boca.
Bochecho com chá de gengibre e própolis
O gengibre para dor de dente é muito utilizado em receitas caseiras. Principalmente, quando aparece na forma de chá. Suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias são poderosos aliados na luta contra esse incômodo. Isso se potencializa com o uso do própolis, que possui propriedades antibacterianas.
Para fazer esse bochecho para dor de dente, é preciso começar pelo chá de gengibre. Para isso, você vai misturar em uma chaleira:
1 colher de sopa de gengibre ralado.
200ml de água.
Leve a água com o gengibre para o fogão. Deixe ferver, e depois adicione 5 gotas de extrato de própolis. Misture bem os produtos e faça um bochecho com a solução. Esse é um ótimo remédio caseiro para dor de dente, pois une dois produtos naturais com propriedades que agem contra a dor.
Cravo-da-índia
Você sabia que é muito utilizado o cravo da índia para dor de dente? Esse ingrediente natural possui inúmeras propriedades que ajudam a amenizar as dores causadas por diferentes agentes. Sua fórmula possui componentes analgésicos que são poderosos para combater esse incômodo na região.
Tem como amenizar dor de dente com cravo-da-índia de algumas formas. A primeira, é mascando a própria iguaria onde seus dentes doem. Porém, essa maneira pode deixar a boca com gosto um pouco ruim. Algumas pessoas preferem comprar o óleo do cravo, e aplicá-lo diretamente na região doída com um cotonete.
Escove os dentes
Sabe o que é bom para dor de dente? Escovar os dentes. Isso mesmo! A escovação regular é uma das principais aliadas contra desconfortos gerados por dores na região dos dentes. Fazer uma higienização correta é a melhor maneira de garantir que as bactérias sejam removidas dos dentes e das gengivas.
Falamos anteriormente que o acúmulo de bactérias podem causar alguns problemas dentais, como as cáries. Essa condição pode levar a uma dor na região muito forte. Portanto, a higienização correta dos dentes entra como uma aliada para aliviar dor de dente.
Faça compressas de gelo
Quando batemos alguma parte do corpo, é normal fazermos uma compressa de gelo para dispersar a inflamação na região. Isso também vale para aliviar dor de dente. Ele pode ajudar a aliviar temporariamente aquela dor aguda e constante, por causa de seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.
A compressa para dor de dente pode ser feita com alguns cubos de gelo, enrolados em um pano limpo. Depois, aplique-a em cima da área afetada e deixe agir por, no mínimo, 20 minutos. Mas, lembre-se: esse tipo de tratamento não é definitivo. Caso a dor volte a aparecer, não hesite em procurar seu dentista de confiança.
3 procedimentos preventivos para evitar dente doendo
Agora que você já sabe tudo sobre as maneiras para aliviar dor de dente, é hora de aprender a evitá-la. Separamos três procedimentos preventivos para evitar que esse tipo de desconforto apareça na sua vida. São métodos que devem ser realizados por um dentista. Por isso, tenha atenção. Vamos a eles!
Tratamento profilático
Como falamos anteriormente, o que alivia dor de dente é a higienização correta dos dentes. Isso vale para os hábitos diários, como a escovação e o uso de fio dental. Porém, também é válido agendar um tratamento profilático a cada seis meses com o dentista.
Esse tipo de tratamento é uma limpeza profunda da região dos dentes. Ele é realizado por um dentista, e tem como objetivo retirar toda a placa bacteriana que existe. Isso vai ajudar na prevenção de cáries e doenças periodontais, o que contribui para aliviar dor de dente.
Remoção do tártaro
O tratamento profilático também faz a remoção do tártaro dos seus dentes. Ela é uma placa bacteriana que se endurece na superfície dental. Isso ocorre pela higienização incorreta, além da falta de uma rotina de limpeza profunda da região, o que intensifica as dores no local.
Assim como a limpeza profunda dos dentes, a retirada desse tártaro ajuda a reduzir a incidência de outras doenças. Além disso, contribui para prevenir o mau hálito e manter a aparência de seus dentes. Quando perguntarem o que é bom para dor de dente muito forte, indique esse procedimento.
Restaurações
A restauração é um procedimento comum na odontologia. Trata-se do reparo de um dente danificado, seja por cáries ou traumas. Além de reparar, ela interrompe a progressão dessas lesões. Isso leva a diminuição das dores e do alívio na região. Inclusive, ela ajuda a proteger os dentes de novas infecções.
O que não pode fazer quando estiver com dor de dente?
Quando você percebe aquela dor extenuante nos dentes, é normal pensar em maneiras de aliviá-la o mais rápido possível. Porém, tenha atenção em não fazer algo que vá intensificar essa dor. Existem alguns cuidados que devem ser tomados para aliviar dor de dente e não deixá-la ainda pior. Você deve evitar:
alimentos e bebidas muito geladas ou quentes, que aumentam a sensibilidade no dente.
alimentos doces e ácidos, que agravam as cáries.
colocar uma compressa com água quente.
consumir bebidas alcoólicas.
Também tenha muita atenção nos produtos de higiene usados na hora da escovação. Se você sente que a região está sensível, procure utilizar um creme dental para sensibilidade. Ele é desenvolvido para que seus dentes recuperem a proteção necessária contra esse tipo de incômodo, além de reduzir as dores.
Para ajudar a aliviar as dores no dente, utilize o creme dental Colgate Sensitive Pro Alívio.
Dúvidas frequentes sobre aliviar dor de dente:
Posso passar alho para aliviar a dor de dente?
Sim, o alho pode ser usado como remédio caseiro para dor de dente. As propriedades bactericidas presentes nesse ingrediente natural ajudam a remover os agentes causadores das cáries. A melhor forma de usá-lo é no formato em pó, aplicando direto na região.
Qual a melhor posição para dormir quando está com dor de dente?
Tem como amenizar dor de dente dormindo com a cabeça elevada. A posição ajuda a aliviar a pressão que pode ocorrer na região bucal durante seu sono. Nessa posição, há uma diminuição da quantidade de sangue que chega até a cabeça. Isso contribui para aliviar as dores de dente.
A dor de dente fica mais forte à noite?
A dor nos dentes aumenta durante a noite, por conta da posição em que você dorme. Ela pode se intensificar de acordo com o modo como seu corpo está disposto na hora de dormir, por conta da corrente sanguínea que chega até sua cabeça. Por isso, o que alivia dor de dente é dormir com a cabeça elevada.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.