Uma mulher com dentes sensíveis bebendo água gelada

O melhor creme dental para dentes sensíveis: o que é que ele tem?

Uma boa higiene oral ajuda a manter os dentes saudáveis. Mas se você tem evitado suas guloseimas frias e quentes favoritas por conta da sensibilidade dentinária, adicionar um creme dental com os ingredientes corretos em sua rotina de higiene bucal pode ajudar a aliviar o desconforto e permitir que você volte a saborear o seu sorvete predileto.

O que causa a sensibilidade dentinária. Os dentes possuem uma região central macia e cheia de nervos, além uma camada de dentina que cobre a polpa que existe nesse nível. Sobre a dentina se encontra o esmalte que envolve os dentes acima da gengiva, e o cemento que cobre as raízes dos dentes abaixo da coroa. O esmalte e o cemento protegem a parte interna do dente, mas quando eles se desgastam ou se fragmentam, os nervos da polpa ficam com uma baixa ou nenhuma proteção contra as mudanças de temperatura na boca, tornando os dentes sensíveis.

Embora algumas pessoas tenham naturalmente um esmalte dentário fino, existem outras causas ligadas à erosão e fragmentação do esmalte.

  • Cáries
  • Escovação agressiva
  • Uso de escova com cerdas duras
  • Consumo de bebidas e alimentos ácidos
  • Ranger de dentes
  • Gengiva retraída
  • Alguns procedimentos dentários como clareamento - esse efeito é temporário

Ingredientes no creme dental para dentes sensíveis

Dependendo da causa da sua sensibilidade dentinária, uma escovação regular com um creme dental, que não agrida dentes sensíveis, pode ser o tratamento que você precisa. Os melhores tipos de creme dental para dentes sensíveis possuem ingredientes que ajudam a reforçar o esmalte e a proteger os nervos do incômodo frequentemente causado por alimentos quentes e frios.

Abaixo, listamos alguns ingredientes que você deve pesquisar na hora de escolher o melhor creme dental para dentes sensíveis:

Arginina

A arginina é um aminoácido naturalmente presente na saliva. Quando combinado com o cálcio, a arginina cria uma camada protetora que sela os túbulos dentinários - a parte do dente localizada sob o esmalte e o cemento. Essa barreira protetora pode resistir à exposição a ácidos, promovendo um alívio mais prolongado da sensibilidade dentinária.

Nitrato de potássio

Esse ingrediente não é encontrado nos cremes dentais mais tradicionais, mas é um componente presente nos cremes dentais para os dentes sensíveis.

O nitrato de potássio dessensibiliza as terminações nervosas da polpa para reduzir o desconforto.

No entanto, para sentir a diferença, é necessário fazer um uso contínuo.

Fluoreto

O fluoreto reforça o esmalte enfraquecido ou fragmentado e ajuda a prevenir os primeiros sinais da cárie. A maioria dos cremes dentais de venda livre incluem o fluoreto em suas fórmulas, mas você pode consultar o seu dentista para obter um creme detal com grande concentração de fluoreto que pode ajudar com a sensibilidade dentária. Diversos produtos com textura próxima ao gel têm uma baixa porcentagem de fluoreto estanoso.

O seu dentista pode recomendar essas duas categorias de creme dental para aliviar a dor em caso de dentes sensíveis.

Cuidando dos dentes sensíveis

A dor ao saborear uma bebida gelada pode ser coisa do passado.

Escove os seus dentes duas vezes ao dia com um creme dental para dentes sensíveis usando uma escova de cerdas macias - e lembre-se sempre fazê-lo com delicadeza. Essas pequenas mudanças em seus cuidados bucais podem fazer a dor desaparecem em algumas semanas.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.