Um menino escovando os dentes com a escova elétrica infantil

A escova de dente elétrica é boa para o meu filho?

Antes de ter filhos, você provavelmente não pensa em como uma música ou um cabo de escova de dente diferente, por exemplo, podem ser aliados na rotina escovação das crianças. Mas quem começa a ensinar os pequenos a escovar os dentes, sabe que tudo o que é diferente, mesmo as pequenas coisas, pode ajudar nessa fase de aprendizagem. E aumentar o interesse do seu filho ou filha pelos cuidados bucais é importante. Por isso, uma escova de dente elétrica infantil pode ser uma resposta para uma criança que não gosta ou tem resistência para escovar os dentes.

O que é uma escova de dentes elétrica infantil?

As escovas de dente elétricas, que normalmente funcionam a bateria, usam movimentos sônicos para limpar (preparamos um guia para você escolher o melhor modelo para você e as crianças).

Elas são consideradas excelentes aliadas para a saúde da boca. Além disso, podem ajudar as crianças a desenvolver o hábito da escovação porque têm características próprias pensadas para isso.

Hoje, as escovas elétricas para crianças têm diferentes funções específicas para os pequenos, como:

  • cabeça compacta e emborrachada,
  • cerdas ultra macias,
  • adesivos,
  • cores diferentes,
  • caracterização com personagens,
  • e até aplicativo de escovação.

Ou seja, a escovação pode ser uma experiência mais interativa e divertida, justamente o que faz a diferença para a criançada.

Os benefícios de usar uma escova de dente elétrica infantil

Usar uma escova de dente elétrica tem diferentes vantagens em relação a escovas de dente manuais. Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Periodontology, e realizada durante 11 anos, por exemplo, mostrou que quem usa escova de dente elétrica tem 18% menos avanço da cárie. Outro benefício é a maior redução de placa bacteriana e de gengivite, em comparação a quem usa escova manual.

No caso específico das crianças, elas podem se sentir mais confiantes na hora de escovar os dentes com um modelo elétrico por causa, por exemplo:

  • do tamanho ideal da cabeça (fundamental para ela se encaixar corretamente na boca e para que os pequenos possam alcançar confortavelmente todos os dentes de trás),
  • do cabo ergonômico,
  • da interação (no caso dos modelos com app ou com formatos especiais).

Se você ainda tem dúvida se a escova elétrica é a melhor opção para seu filho(a), não hesite em conversar com o(a) dentista para falar dos pontos que está vendo aqui.

Como escolher a escova de dente elétrica infantil correta

Escolher uma escova manual não é só pegar na prateleira e pronto. Com as elétricas, acontece a mesma coisa. Você precisa prestar a atenção a alguns pontos: como dito antes, tente escolher uma escova de dente elétrica com a cabeça de tamanho adaptado para crianças; veja se tem cerdas macias, elas são mais suaves para a gengiva;

repare no formato e na caracterização da escova porque eles ajudam a despertar o interesse dos pequenos; veja se o modelo tem o modo de escovação específico para crianças.

A técnica de escovação adequada é fundamental

E apesar de ter muitos recursos, a escova de dente elétrica não faz todo o trabalho sozinha. Ou seja: você precisa ajudar seu filho ou filha a praticar a escovação, assim como acontece com as escovas manuais. Por isso, vamos a um passo a passo: mostre como colocar a escova em um ângulo de 45 graus em relação à linha da gengiva; ensine que, mesmo com o movimento da escova elétrica, é preciso movê-la em todas as superfícies dos dentes (como um músico tocando um violino), com movimentos curtos e suaves; ajude a enxaguar bem a escova e diga para o(a) pequeno(a) guardar a escova na vertical. Muito importante: substitua a cabeça da escova de dente elétrica a cada três meses ou antes se reparar sinais de mastigação. Isso porque algumas crianças têm o hábito de, nos primeiros contatos com as escovas de dentes, mastigar a cabeça e/ou as cerdas. É hora de escovar

O hábito da escovação é imprescindível para a saúde bucal, desde a infância e por toda a vida. Por isso, cultivar essa prática nos pequenos é fundamental. Em vez de se perguntar se as escovas de dente elétricas são boas ou não para as crianças, pergunte ao dentista como esse tipo de modelo pode te ajudar na hora da escovação com o seu filho ou filha. Uma coisa é certa: esse momento de vocês pode ficar tão mais divertido quanto saudável.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.