Você sabe quais são as vantagens da escova de dente elétrica para a saúde da sua boca?
Essa é uma inovação que está cada vez mais presente na vida das pessoas. E o motivo é simples: além de remover mais placa dos dentes e, portanto, promover uma limpeza superior, também proporciona novas experiências na hora de escovar os dentes.
Sabe aquela sensação de quando a gente acaba de sair do dentista? Aquela sensação de dente limpo, lisinho? Então, os aparelhos que você encontra hoje dão um show de tecnologia e, principalmente, de limpeza profunda e suave que ajudam a melhorar sua higiene oral.
E quem não quer ter uma boca mais saudável, certo? Vamos te ajudar a conhecer melhor os benefícios dessas novas escovas de dentes.
Para começar: o que é uma escova de dente elétrica?
Essa é uma pergunta fácil de responder. 😁 Como o próprio nome diz, as escovas de dente elétricas são dispositivos a bateria com cerdas que, de acordo com as tecnologias mais difundidas, vibram ou giram.
Elas são geralmente divididas em três categorias. Mas isso está mudando a cada ano com o avanço da tecnologia, que está deixando os aparelhos cada vez mais completos.
Os três principais tipos de escovas elétricas são:
- Cabeça giratória: elas têm pequenas cabeças circulares girando para a frente e para trás na limpeza dos dentes. Alguns desses modelos misturam a rotação com a vibração e a pulsação, aumentando a eficácia na remoção da placa bacteriana.
- Escovas de dente sônicas: elas têm cabeças vibratórias que movimentam as cerdas de um lado para outro em alta velocidade. Por isso, só podem ser chamadas de sônicas se a vibração for rápida o suficiente para produzir um zumbido audível.
- Escovas ultrassônicas: esse tipo de escova elétrica usa uma alta frequência de vibração chamada ultrassom em vez de movimento físico. É tanta rapidez, com frequências de 20 kHz a 10 MHz, segundo o Dentistry Journal, que não conseguimos escutar (por isso o termo ultrassônico).
Por que usar escova de dente elétrica?
Muitas pessoas se perguntam: “Por que eu usaria uma escova dental elétrica?” Vamos ser sinceros: os seus dentes não precisam necessariamente de uma escova elétrica para ficarem limpos e saudáveis. Afinal, as escovas normais que você usa fazem um ótimo trabalho. 😉
Uma pesquisa feita ao longo de 11 anos, por exemplo, publicada no Journal of Clinical Periodontology, revelou que quem usa escovas elétricas tem 18% menos avanço da cárie dentária e preserva 19,5% mais dentes na boca do que as pessoas que só usam escovas manuais.
Outra pesquisa sobre as vantagens das escovas elétricas demonstrou que os modelos com tecnologia sônica reduziram a placa bacteriana e a gengivite mais eficazmente em três meses de uso do que as escovas manuais.
Vale a pena comprar uma escova elétrica?
Outra questão muito comum: você deveria ou não comprar esse tipo de escova? Bom, caro pode ser aquilo que você não usa e que, no caso do cuidado da boca, pode trazer problemas, certo?
As escovas de dentes são usadas todos os dias, ao menos 3 vezes ao dia. Por isso, trocar pelas elétricas é uma mudança do hábito antigo de escovar os dentes com os modelos tradicionais.
E a resposta tem a ver com a saúde da boca e a higiene oral. Isso porque as escovas dentais elétricas são desenvolvidas para garantir uma higiene da boca superior.
Além disso, elas são as melhores parceiras de quem não dispensa a sensação de limpeza profunda, além da praticidade.
Continue lendo este guia para descobrir mais motivos pelos quais as escovas elétricas são indicadas pelos dentistas. Sem deixar de lado, claro, que elas têm outras vantagens em relação aos modelos tradicionais.
Escova de dente manual ou elétrica, qual a melhor para a saúde da boca?
Como as pesquisas demonstram, as escovas dentais elétricas em geral limpam melhor os dentes do que as manuais.
Mas isso não quer dizer que a saúde bucal é prejudicada quando você não tem uma elétrica.
Pelo contrário: tanto as escovas manuais como as escovas elétricas são indispensáveis para o cuidado dos dentes e gengiva.
Por isso, em vez de pensar em qual é melhor ou pior, que tal você ver mais de perto as qualidades de cada tipo?
Vantagens das escovas de dentes manuais
Preço mais acessível
Para muitas pessoas, esse é um fator determinante na hora de escolher as escovas de dentes normais. Nas elétricas, o investimento inicial é maior, e depois você só precisa trocar o refil de limpeza (a cabeça da escova) pelo mesmo período indicado para a troca da escova manual. Ou seja, de 3 em 3 meses.
Diferentes posições das cerdas
A variedade de modelos das escovas normais é um diferencial. Isso porque diferentes posições das cerdas são indicadas para diferentes necessidades, de acordo com a indicação do(a) seu(ua) dentista.
A Associação Dental Americana (ADA, na sigla em inglês), por exemplo, já divulgou pesquisas que mostraram que as escovas com cerdas em vários níveis ou ângulos removem a placa bacteriana (ou biofilme dental) mais eficazmente do que os modelos com cerdas planas.
Resistência das cerdas
A variedade de opções, nesse caso, é outra característica importante das escovas de dentes manuais. A ADA, por exemplo, recomenda o uso de cerdas macias ou ultramacias como cuidado para minimizar o risco de abrasão gengival.
Desenho da cabeça da escova
Esse é outro ponto positivo por causa da variedade de formatos. Além disso, muitos modelos à venda incluem recursos adicionais na cabeça, como um limpador de língua e de bochechas.
Produtos para crianças, por exemplo, podem ter a cabeça menor e utilizar materiais macios. Isso porque assim se adequam mais às necessidades de escovação dos pequenos.