Se você ainda não conhece as vantagens da escova elétrica dental, chegou a hora de incluir essa inovação na sua rotina de cuidados bucais.
O motivo? Além de remover mais placa dos dentes (com uma limpeza superior em relação a escovas convencionais), ela proporciona novas experiências na hora de escovar os dentes.
Sabe aquela sensação de dente limpo e lisinho de quando você vai ao consultório odontológico? Você pode ter isso em casa também.
Veja neste conteúdo como escolher a sua escova dental elétrica e suas principais vantagens e benefícios.
Boa leitura!
O que é a escova elétrica dental?
Como o próprio nome diz, uma escova de dente elétrica é um dispositivo que pode funcionar com bateria recarregável, o que é mais prático do que usar pilhas.
Com cerdas ultra macias, basta apertar um botão para que ela comece a limpar os seus dentes como eles precisam e merecem.
Geralmente, elas são divididas em três categorias:
- cabeça giratória: têm pequenas cabeças circulares girando para a frente e para trás. Certos modelos misturam a rotação com a vibração e a pulsação, aumentando a eficácia na remoção da placa bacteriana;
- escova de dente sônica: têm cabeça vibratória que movimenta as cerdas de um lado para outro em alta velocidade, podendo chegar a 62.000 movimentos por minuto;
- escova ultrassônica: usa uma alta frequência de vibração chamada ultrassom. É tanta rapidez, que fica até difícil ouvir o som da vibração.
E vale mesmo a pena?
Daí você pode se perguntar: por que trocar a escova de dente manual por uma elétrica?
A escova elétrica dental oferece várias vantagens em termos de conforto e facilidade de uso. Afinal, você não precisa fazer muito esforço para cuidar dos dentes. E o melhor: a limpeza se torna muito mais eficaz.
Por conta dos movimentos oscilatórios, a placa bacteriana sai mais fácil. Além disso, modelos, como os da linha Philips Colgate SonicPro, criam microbolhas que fazem a água e a pasta penetrar melhor entre os dentes e na linha da gengiva.
Ou seja, a escova elétrica alcança os locais que uma escova de dentes manual não pode chegar!
Escova de dente elétrica ou manual, qual a melhor para a saúde da boca?
Em geral, como dito antes, as escovas dentais elétricas limpam melhor os dentes do que as manuais. Mas isso não quer dizer que a saúde bucal é prejudicada quando você não tem uma escova elétrica dental.
Tanto as escovas manuais como as escovas elétricas são indispensáveis para o cuidado dos dentes e gengiva.
Por isso, em vez de pensar em qual é melhor ou pior, que tal você ver mais de perto as qualidades de cada tipo?
Escovas manuais
No caso das escovas manuais, é comum que muitas pessoas considerem alguns fatores:
- preço acessível: pode ser um fator decisivo na hora da compra. Normalmente, o investimento é menor, e uma única escova dura até três meses. Apesar do preço da escova elétrica ser um pouco maior, depois só é necessário trocar o refil da escova;
- cerdas resistentes: a variedade de opções, com cerdas mais baixas ou altas, ou macias e ultramacias, minimizam o risco de abrasão gengival;
- formato anatômico: os diferentes tamanhos de cabeça permitem que a escova alcance quase todas as áreas da boca. Além disso, muitos modelos têm recursos adicionais, como um limpador de língua e bochechas.
Escovas elétricas
Comprar ou não comprar? Se você ainda se pergunta se esse modelo de escova é ideal para a sua rotina de escovação, vale a pena conhecer alguns dos seus principais benefícios da escova elétrica dental.
- recomendada pelos dentistas: isso porque elas eliminam mais placa e em menos tempo do que as escovas de dentes manuais;
- diferentes tipos de refil: é certo que a variedade de escovas manuais é grande, mas uma escova elétrica também têm tipos de refil para necessidades específicas, como clareamento;
- alta tecnologia: ela é desenvolvida para um maior cuidado na escovação, proporcionando uma sensação de limpeza profunda e com diferentes modos de limpeza, da mais delicada até a mais profunda.
Mas não se esqueça: a limpeza proporcionada pela escova não dispensa a visita ao dentista. Não deixe de ir ao consultório regularmente, combinado?
5 dicas para escolher a escova elétrica
Na hora da compra, é normal ter dúvidas em meio a tantas opções na prateleira. É importante destacar que a melhor escolha vai depender de alguns fatores, como o preço, as funções disponíveis e as suas necessidades específicas:
1. Avalie a qualidade da marca
Não arrisque e busque sempre uma marca de qualidade e reconhecida pelos dentistas. Aqui, vale aquela máxima da vida: uma escova elétrica dental muito barata pode sair cara!
2. Não olhe apenas o preço
O preço de uma escova de dente elétrica pode até ser maior na primeira compra, mas não esqueça que depois você só precisa trocar o refil (cabeça da escova).
3. Veja qual a tecnologia
A tecnologia pode variar significativamente entre diferentes marcas e modelos de escova de dente elétrica. Por isso, antes de comprar, é importante garantir que a escova elétrica vai atender às suas necessidades de cuidados bucais.
A tecnologia sônica, por exemplo, da linha Philips Colgate SonicPro, por exemplo, melhora a saúde da gengiva em até 7 vezes (após duas semanas de uso regular, em comparação à escova manual), no modelo SonicPro 70.
4. Necessidades específicas
Cada boca precisa de um cuidado especial. No caso das crianças, por exemplo, é fundamental que a escova elétrica infantil tenha algumas características especiais, como:
- cronômetro: para uma escovação no tempo certo e de acordo com a indicação dos dentistas;
- formato especial: a cabeça precisa ser menor, emborrachada e ter cerdas extra macias.
5. Funções disponíveis
Para você ter mais praticidade ao escovar os dentes, alguns modelos oferecem funções exclusivas. Por exemplo, a escova elétrica Philips Colgate SonicPro 70 proporciona:
- 62.000 movimentos por minuto;
- 4 modos de escovação (limpeza, branqueamento, cuidado com a gengiva e limpeza excepcional);
- 3 níveis de intensidade (baixa, média e alta).
Esses são apenas alguns motivos para você considerar na hora da compra. Mas não esqueça de consultar um(a) dentista para verificar se você precisa de algum cuidado específico!
Dúvidas frequentes sobre escova elétrica dental
É possível ter uma limpeza profissional com a escova de dente elétrica?
Depois de aprender como usar escova de dente elétrica você poderá notar uma limpeza profunda, que elimina o excesso de placa bacteriana. Mas é importante lembrar: a escovação
não substitui completamente uma limpeza profissional feita por um(a) dentista!
A escova elétrica infantil pode ser usada por crianças a partir de que idade?
Isso pode variar, dependendo da marca e do modelo de escova elétrica infantil. No caso da escova elétrica Philips Colgate for Kids, a segurança das cerdas ultra macias possibilita o uso por crianças acima dos 3 anos de idade.
Quanto tempo dura a escova dental elétrica?
A durabilidade da escova elétrica dental depende da frequência de uso, da qualidade da bateria e do cuidado com o equipamento. Normalmente, após a compra, é recomendado trocar o refil (a cabeça da escova elétrica) a cada 3 meses!
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.