escova de dente eletrica
Badge field

Escova de dente elétrica: o guia para você escolher a sua

Published date field

 

Você sabe quais são as vantagens da escova de dente elétrica para a saúde da sua boca?

Essa é uma inovação que está cada vez mais presente na vida das pessoas. E o motivo é simples: além de remover mais placa dos dentes e, portanto, promover uma limpeza superior, também proporciona novas experiências na hora de escovar os dentes.

Sabe aquela sensação de quando a gente acaba de sair do dentista? Aquela sensação de dente limpo, lisinho? Então, os aparelhos que você encontra hoje dão um show de tecnologia e, principalmente, de limpeza profunda e suave que ajudam a melhorar sua higiene oral.

E quem não quer ter uma boca mais saudável, certo? Vamos te ajudar a conhecer melhor os benefícios dessas novas escovas de dentes.

Para começar: o que é uma escova de dente elétrica?

Essa é uma pergunta fácil de responder. 😁 Como o próprio nome diz, as escovas de dente elétricas são dispositivos a bateria com cerdas que, de acordo com as tecnologias mais difundidas, vibram ou giram.

Elas são geralmente divididas em três categorias. Mas isso está mudando a cada ano com o avanço da tecnologia, que está deixando os aparelhos cada vez mais completos.

Os três principais tipos de escovas elétricas são:

  • Cabeça giratória: elas têm pequenas cabeças circulares girando para a frente e para trás na limpeza dos dentes. Alguns desses modelos misturam a rotação com a vibração e a pulsação, aumentando a eficácia na remoção da placa bacteriana.
  • Escovas de dente sônicas: elas têm cabeças vibratórias que movimentam as cerdas de um lado para outro em alta velocidade. Por isso, só podem ser chamadas de sônicas se a vibração for rápida o suficiente para produzir um zumbido audível.
  • Escovas ultrassônicas: esse tipo de escova elétrica usa uma alta frequência de vibração chamada ultrassom em vez de movimento físico. É tanta rapidez, com frequências de 20 kHz a 10 MHz, segundo o Dentistry Journal, que não conseguimos escutar (por isso o termo ultrassônico).

Por que usar escova de dente elétrica?

Muitas pessoas se perguntam: “Por que eu usaria uma escova dental elétrica?” Vamos ser sinceros: os seus dentes não precisam necessariamente de uma escova elétrica para ficarem limpos e saudáveis. Afinal, as escovas normais que você usa fazem um ótimo trabalho. 😉

 

A questão é que pesquisas feitas por especialistas demonstraram que as escovas de dente elétricas ajudam, ainda mais, a manter as gengivas saudáveis e a reduzir as chances de cárie.

 

Uma pesquisa feita ao longo de 11 anos, por exemplo, publicada no Journal of Clinical Periodontology, revelou que quem usa escovas elétricas tem 18% menos avanço da cárie dentária e preserva 19,5% mais dentes na boca do que as pessoas que só usam escovas manuais.

Outra pesquisa sobre as vantagens das escovas elétricas demonstrou que os modelos com tecnologia sônica reduziram a placa bacteriana e a gengivite mais eficazmente em três meses de uso do que as escovas manuais.

Vale a pena comprar uma escova elétrica?

Outra questão muito comum: você deveria ou não comprar esse tipo de escova? Bom, caro pode ser aquilo que você não usa e que, no caso do cuidado da boca, pode trazer problemas, certo?

As escovas de dentes são usadas todos os dias, ao menos 3 vezes ao dia. Por isso, trocar pelas elétricas é uma mudança do hábito antigo de escovar os dentes com os modelos tradicionais.

E a resposta tem a ver com a saúde da boca e a higiene oral. Isso porque as escovas dentais elétricas são desenvolvidas para garantir uma higiene da boca superior.

Além disso, elas são as melhores parceiras de quem não dispensa a sensação de limpeza profunda, além da praticidade.

Continue lendo este guia para descobrir mais motivos pelos quais as escovas elétricas são indicadas pelos dentistas. Sem deixar de lado, claro, que elas têm outras vantagens em relação aos modelos tradicionais.

 

Mas não se esqueça: a limpeza da boca eficiente proporcionada pelas escovas elétricas não quer dizer que você pode parar de visitar o dentista... Não deixe de ir ao consultório regularmente, combinado?

 

Escova de dente manual ou elétrica, qual a melhor para a saúde da boca?

Como as pesquisas demonstram, as escovas dentais elétricas em geral limpam melhor os dentes do que as manuais.

Mas isso não quer dizer que a saúde bucal é prejudicada quando você não tem uma elétrica.

Pelo contrário: tanto as escovas manuais como as escovas elétricas são indispensáveis para o cuidado dos dentes e gengiva.

Por isso, em vez de pensar em qual é melhor ou pior, que tal você ver mais de perto as qualidades de cada tipo?

Vantagens das escovas de dentes manuais

Preço mais acessível
Para muitas pessoas, esse é um fator determinante na hora de escolher as escovas de dentes normais. Nas elétricas, o investimento inicial é maior, e depois você só precisa trocar o refil de limpeza (a cabeça da escova) pelo mesmo período indicado para a troca da escova manual. Ou seja, de 3 em 3 meses.

Diferentes posições das cerdas
A variedade de modelos das escovas normais é um diferencial. Isso porque diferentes posições das cerdas são indicadas para diferentes necessidades, de acordo com a indicação do(a) seu(ua) dentista.

A Associação Dental Americana (ADA, na sigla em inglês), por exemplo, já divulgou pesquisas que mostraram que as escovas com cerdas em vários níveis ou ângulos removem a placa bacteriana (ou biofilme dental) mais eficazmente do que os modelos com cerdas planas.

Resistência das cerdas
A variedade de opções, nesse caso, é outra característica importante das escovas de dentes manuais. A ADA, por exemplo, recomenda o uso de cerdas macias ou ultramacias como cuidado para minimizar o risco de abrasão gengival.

Desenho da cabeça da escova
Esse é outro ponto positivo por causa da variedade de formatos. Além disso, muitos modelos à venda incluem recursos adicionais na cabeça, como um limpador de língua e de bochechas.

Produtos para crianças, por exemplo, podem ter a cabeça menor e utilizar materiais macios. Isso porque assim se adequam mais às necessidades de escovação dos pequenos.

Segure a escova em um ângulo de 45 graus

 

 

Vantagens das escovas de dentes elétricas

As escovas de dentes elétricas têm diferenciais que ajudam a entender melhor os benefícios dos modelos elétricos.

Recomendação dos dentistas
Elas são recomendadas pelos profissionais porque eliminam mais placa e em menos tempo do que escovas de dentes manuais.

Maior cuidado em casa
A escova dental elétrica tem muita tecnologia e inovação para você. Além disso, ajudam a melhorar a saúde da sua gengiva com uma escovação suave e eficaz.

Diferentes tipos de refil
É certo que a variedade de escovas manuais é grande, mas sabia que as escovas elétricas também têm tipos de refil para necessidades específicas, como clareamento?

Sensor de pressão
Sabe aquele erro comum de escovar os dentes com muita força, causando a abrasão dentária e que pode machucar sua gengiva? Isso pode ser evitado com sensores de pressão (que você encontra em alguns modelos), que avisam quando você está usando força demais fazendo a sua escova de dentes elétrica vibrar.

Alta tecnologia
As escovas elétricas se destacam porque são desenvolvidas justamente para trazer alta tecnologia e maior cuidado na escovação.

Ajuda na escovação
As escovas elétricas têm uma série de recursos que te ajudam a escovar melhor os dentes, coisa que as escovas normais não podem fazer.

Alguns modelos mais recentes têm temporizador inteligente que cronometra a sua escovação para que ela dure no mínimo por 2 minutos, tempo recomendado pelos dentistas… 😉

Escovação no seu celular
E não para por aí. Você também pode contar, em modelos mais completos, com diferentes modos de escovação e escolher os níveis de intensidade. Também consegue aprender a como escovar melhor com a ajuda de um app que entende como você usa a escova.

Vantagens das escovas elétricas e manuais

Qual é a escova elétrica mais adequada para você?

A escolha do melhor modelo vai depender de alguns fatores:

  • O preço de cada modelo.
  • As funções disponíveis.
  • Necessidades específicas (você sabia que tem escova de dentes elétrica só para criança?).
  • Funções adicionais (como apps que te ajudam a melhorar a escovação).
  • Ter ou não sensor de pressão, por exemplo.

Esses são apenas alguns exemplos de motivos para você levar em consideração na hora de escolher. Não se esqueça também de consultar o(a) dentista no caso de você ter a necessidade de algum cuidado específico.

Dicas para escolher o seu melhor modelo

Use marca de qualidade: não arrisque e busque sempre marca de qualidade e reconhecida pelos dentistas. Aqui, vale aquela máxima da vida: o barato pode sair caro.

Preço não é o único fator: é certo que o valor das escovas elétricas é maior na primeira compra, mas não se esqueça do cuidado maior que elas oferecem. E isso não tem preço. Além do mais, depois de comprar você só precisa trocar refil (cabeça da escova).

Avalie a tecnologia: como você já viu nesse texto, a tecnologia sônica, por exemplo, tem benefícios que só ela pode te dar. Por isso, é muito importante pensar na tecnologia que você vai levar para casa.

Comodidade e conforto: cada escova tem a sua característica principal. E isso também é verdade nos modelos elétricos: elas ajudam no controle da pressão, proporcionam diferentes modos, ajudam a entender como escovar melhor etc. Ou seja, pense nisso também na hora de escolher.

Escova manual e escova elétrica: por que não aproveitar esse casamento? Assim como o fio dental é um complemento indispensável a qualquer escovação, você pode usar tanto as escovas manuais como elétricas no seu dia a dia se quiser.

Viagem tranquila
Escolha modelos bivolt, para usar a sua escova elétrica em qualquer lugar, e com bateria de longa duração para você ter todo conforto nas suas viagens.

Escova de dente elétrica a pilha ou recarregável?

Existem hoje escovas elétricas a pilha e recarregáveis.

As recarregáveis têm a vantagem de justamente dar mais comodidade a você. Afinal, você não precisa se preocupar em ter pilhas sempre à disposição. Além disso, aparelhos de bateria recarregável ajudam na sustentabilidade. ;)

E não precisa se preocupar se não tiver uma tomada por perto a todo momento. Hoje, alguns modelos são feitos para darem mais autonomia de tempo de uso sem precisar recarregar.

Tem escova elétrica infantil?

Sem enrolação, a resposta é simples: sim!

A escova de dentes elétrica para crianças pode ter algumas características muito especiais. Veja alguns exemplos de funcionalidades que você encontra no mercado:

  • Cronômetro para uma escovação no tempo certo e de acordo com a indicação dos dentistas.
  • Formato especial: a cabeça é menor e emborrachada, além de ter cerdas extra macias para ser seguro e gentil para as crianças.
  • Personalização: algumas oferecem recursos divertidos, como adesivos para a criança escolher.
  • Diversão interativa: os apps também chegaram aqui para ajudar as crianças a melhorarem a limpeza dental.

5 passos para um bom cuidado bucal

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.