Se você está buscando maneiras de clarear os dentes, comece conversando com seu dentista. Ele poderá ajudar você a encontrar o melhor tratamento de clareamento dental e apontar quaisquer fatores de risco. Pode ser necessário, por exemplo, tratar primeiro a cárie dentária ou a doença gengival para limitar a sensibilidade dentinária e a irritação da gengiva durante o clareamento. Qualquer tratamento de clareamento terá um melhor efeito em dentes saudáveis.
O dentista também pode identificar se as manchas que deseja clarear são extrínsecas ou intrínsecas. Manchas extrínsecas ocorrem na superfície do dente e geralmente podem ser removidas por meio de forças mecânicos. No entanto, as manchas intrínsecas envolvem as superfícies abaixo do esmalte. Eles exigem clareamento, uma reação química que altera a cor do dente. A categoria da mancha afeta o tipo, a duração e o número de tratamentos necessários para obter o resultado desejado.
Finalmente, saiba que restaurações como facetas, coroas, implantes ou obturações não podem ser clareadas usando métodos tradicionais. Você precisará consultar seu dentista se desejar clarear essas restaurações ou os dentes ao redor.