Uma jovem está escovando os dentes

Quais são as causas do sangramento na gengiva?

Quais são as causas do sangramento na gengiva? O sangramento na gengiva geralmente é um sinal de doença da gengiva, também conhecida como gengivite. A gengivite é a inflamação da gengiva e uma das doenças mais comuns que afetam a cavidade bucal. O sangramento na gengiva ocorre principalmente devido ao acúmulo de placa bacteriana e/ou tártaro na margem gengival. A placa é uma película pegajosa de bactérias que causam irritação na margem gengival e se misturam aos restos de alimentos formando ácidos que podem afetar os dentes. Quando a placa se acumula e mineraliza, ela se transforma em tártaro. O sangramento gengival pode ser causado pelas bactérias dessa placa ou tártaro, causando inflamação que resulta no sangramento. A gengiva pode ficar vermelha, sensível e inchada e o sangramento também pode vir acompanhado de mau hálito, retração gengival e sensibilidade dentinária.

Fatores de risco e consequências do sangramento gengival?

É importante controlar o sangramento gengival porque, se não for tratado, pode levar à doença periodontal. A doença periodontal envolve a perda do osso que dá suporte aos dentes, resultando então na perda do dente. Portanto, é muito importante evitar a formação de placa na boca. A placa pode ser removida com a escovação e o uso de fio dental adequados, mas a formação de tártaro requer uma consulta ao dentista ou higienista dental para uma limpeza profissional. A má higiene bucal é a principal causa de sangramento na gengiva. A remoção da placa reverte muitos casos de doença na gengiva.

Outros fatores que podem contribuir para o sangramento gengival são:

  • Aplicar muita força na escovação
  • Alterações hormonais durante a gravidez
  • Uso inadequado do fio dental
  • Maloclusão
  • Tabagismo
  • Infecção
  • Má nutrição
  • Uso de medicamentos anticoagulantes
  • Deficiência de vitamina C ou vitamina K
  • Diabetes
  • Doenças do coração

De acordo com a AAP, cerca de 3 em cada 4 pessoas sofrem de alguma forma de sangramento na gengiva. Devido à higiene dental inadequada, a lenta progressão da doença na gengiva pode deteriorar ainda mais o osso que dá suporte aos dentes. Essa doença, conhecida como doença periodontal, pode ser prevenida. O objetivo é impedir a progressão da doença. O cuidado adequado da saúde bucal é primordial.

O sangramento gengival também pode ser um indicador de problemas médicos subjacentes. O diabetes não é apenas um fator de risco para a doença na gengiva, mas também uma doença gengival não tratada pode agravar o diabetes. Algumas pessoas também podem ter uma associação potencial entre a doença gengival e outros problemas de saúde graves, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Pacientes com a saúde bucal debilitada podem sofrer um processo inflamatório que afeta todo o organismo.

Importância da higiene bucal adequada

A higiene bucal adequada é muito importante para melhorar não apenas a gengiva, mas também é importante para problemas de saúde crônicos. Os profissionais de odontologia devem enfatizar os bons hábitos diários de saúde dental, como escovar os dentes duas vezes ao dia e usar o fio dental diariamente. O fio dental evitará que a placa bacteriana se acumule entre os dentes, onde a escova dental não consegue alcançar. O uso adequado de uma escova dental macia, juntamente com o uso correto do fio dental, é de suma importância. Procedimentos como limpeza dental profissional duas vezes por ano, hábitos diários de saúde bucal como escovação e uso do fio dental aliados a um enxaguante bucal antibacteriano, podem ajudar a evitar a formação da gengivite.

Para manter um sorriso saudável, mantenha hábitos adequados de higiene bucal e obtenha o melhor resultado possível para a saúde bucal ideal.

Saiba mais sobre como combater a doença gengival nos recursos do Centro de Cuidado Bucal da Colgate.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.